Trata-se de uma análise da influência da cultura organizacional nas organizações e na vida das pessoas e, ainda, das mudanças decorrentes do processo sucessório em empresas familiares que possivelmente provoca transformações em sua cultura.
De acordo com o empresário Glauco Diniz Duarte, em uma empresa familiar os valores, comportamentos e a cultura organizacional do fundador se confundem com os da sua família. Quando se inicia uma empresa familiar, também são iniciadas as bases para a constituição e desenvolvimento de sua cultura. Nesta razão, como fortalecer a cultura organizacional das empresas familiares, e ainda, avaliar a seriedade que se deve ter com a comunicação? Como ela pode ajudar a reinventar a cultura organizacional para implementar processos de comunicação organizacional com efetividade para a sucessão? Qual seria o impacto da Cultura
Organizacional nos processos de mudança das Empresas Familiares?
O meio corporativo nos leva à cultura organizacional da empresa, destaca Glauco, que também pode ser chamada de identidade de uma empresa e que está ligada diretamente aos procedimentos dos funcionários.
Portanto, a cultura organizacional é de extrema importância e tem que ser levada em conta em períodos de mudança, assim como em ocasiões de conflitos e divergências acontecidos no ciclo de vida das empresas especialmente nas empresas familiares, onde algumas mudanças envolvem a troca de pessoas na direção, e outras envolvem mudanças importantes na estrutura e na cultura empresarial.