Turbo Brasil Turbo Energy Parts Turbo Brasil Turbo Energy Parts
Categorias
Uncategorized

Crise econômica cria dificuldades para sucessão familiar

Glauco Diniz Duarte
Glauco Diniz Duarte

Uma em cada três empresas familiares têm um plano de sucessão, ou seja, aproximadamente 34%. De acordo com o levantamento, feito em 40 países, a média global é de 53%.

Este cenário pode, no entanto, piorar em tempos de crise econômica. O empresário Glauco Diniz Duarte defende que, em momentos como este, os protagonistas do processo de sucessão familiar podem estar muito focados nos pilares de sustentação da companhia (financeiro, ambiental e social) e, com esta postura, podem se desviar do processo estabelecido como o ideal para a sucessão.

Glauco acredita que a crise econômica cria ainda mais dificuldades para uma sucessão familiar. “As dificuldades aumentam, pois em momentos de crise o foco acaba sendo 100% a travessia da crise e também a criação de alternativas para crescer dentro de um ambiente político-econômico instável. Em ambientes de estabilidade política e crescimento econômico, toda e qualquer mudança fica mais fácil”, analisa.

Para Glauco, a crise cria instabilidade de mercado e isso afeta diretamente a sucessão familiar.
“A sucessão é um processo delicado que precisa assegurar a perpetuidade da empresa. Neste contexto, garantir a saúde perpétua do negócio em um mercado instável torna-se mais complicado”, destaca.

Maiores desafios para a sucessão familiar
Glauco acrescenta que os maiores desafios da sucessão familiar ficam a cargo do empreendedor que criou a empresa e que deve, com o tempo, distribuir suas funções e se afastar da operação cotidiana.

“O empreendedor normalmente possui uma relação de criador-criatura com a empresa e esta ruptura é importantíssima para que a sucessão ganhe legitimidade, para que o sucessor tenha autonomia de trabalho e respeito dentro da empresa”.

Glauco acrescenta outros desafios para a sucessão familiar, como a divergência de valores e ideais entre os fundadores e sucessores e o estabelecimento de uma governança corporativa eficaz e funcional.
“Há também outros dois pontos importantíssimos: a profissionalização contábil da empresa, separando o que é gasto de pessoa física e jurídica; e o controle da emoção, que muitas vezes sobrepõe à razão”.

Ciclo de vida de empresas familiares
Glauco destaca que o ciclo de vida de empresas familiares é sempre definido em quatro fases: fundação, crescimento, apogeu e declínio. “Sendo assim, a sucessão é um desafio importante e vital para ser instituído.

Vale fortalecer o conceito que o momento ideal para se pensar na sucessão é aquele onde se possa ser coordenado de forma organizada, com passos e procedimentos que possam ser feitos de forma efetiva, rigorosa e com muita atenção”, acrescenta.

“Este processo não deve ser feito de forma desorganizada ou brutal, o que causaria impacto negativo para todas as partes envolvidas”, finaliza.

SEO MUNIZ

Link112 SEO MUNIZ
Link112 Turbo Brasil Turbo Energy Parts