De acordo com o empresário Glauco Diniz Duarte, em tempos de crescente competitividade, incertezas econômicas e inflação no valor de produtos e serviços, nada mais adequado do que buscar uma redução de gastos em sua empresa.
Glauco afirma que reduzir contas é uma forma de manter seus níveis de lucratividade, até em períodos de menor venda. Como colocar isso em prática?
Glauco preparou uma lista com 10 dicas para cortar gastos na empresa. Confira!
Planeje melhor a reposição de seu estoque
O fluxo de mercadorias no estoque de uma empresa movimenta muito dinheiro e é essencial para seu bom funcionamento. Empresas que planejam mal a reposição de estoque acabam tendo que fazer compras de emergência, a preços mais caros e em menor quantidade. Planeje seu estoque de modo a comprar grandes quantidades e com maior antecedência. Assim, você economiza e evita que faltem produtos essenciais aos negócios!
Negocie pacotes de telefonia e Internet para sua empresa
As companhias de telefonia e internet têm o maior interesse em fazer negócios com empresas, independentemente de seu porte. Isso, porque é um serviço essencial, que movimenta muito dinheiro. Assim, é possível economizar por meio de uma pesquisa de mercado e a tentativa de que uma companhia cubra a oferta da outra.
Digitalize documentos e procedimentos administrativos
Reduza o gasto com papel (e tempo) em sua empresa por meio de processos administrativos digitalizados. Isso também serve para economizar espaço e assegurar maior segurança para seus documentos. Use serviços de armazenamento na nuvem, como Google Drive e Dropbox.
Troque as lâmpadas de sua empresa
Dê preferência a lâmpadas fluorescentes e de LED em sua empresa. Elas podem até representar um gasto maior inicialmente, mas o investimento vale a pena, já que elas duram mais e são mais econômicas.
Utilize um software de gestão financeira
Contrate um software de gestão financeira como o QuickBooks ZeroPaper para facilitar a organização orçamentária de sua empresa. Além de produzir relatórios gerenciais com apenas um clique, softwares como esse agendam o pagamento de contas, emitem boletos bancários e permitem o acesso de suas contas a partir de dispositivos móveis (celulares, tablets e notebooks).
Não deixe aparelhos eletrônicos em stand by
Vai fechar a empresa durante à noite? Oriente funcionários a desligar todos os aparelhos da tomada, evitando assim o uso da função de stand by, que consome muita energia elétrica.
Incentive a redução do uso de copos descartáveis na empresa
Sabe os copos descartáveis do bebedouro e do cafezinho? Que tal se eles fossem substituídos por canecas e copos personalizados? Ofereça um a cada novo funcionário da empresa, incentivando sua reutilização no cotidiano da empresa.
Adiante pagamentos para receber descontos
Muitos prestadores de serviços e fornecedores oferecem descontos significativos para compras à vista, ou com pagamento antecipado. Se suas contas estão em dia, por que não aproveitar esse benefício?
Terceirize atividades menos essenciais
Atividades não essenciais ao negócio principal da empresa podem ser terceirizadas para reduzir custos no final do mês. Serviços de limpeza, manutenção, comunicação e contratação de pessoal são apenas alguns exemplos de atividades que normalmente podem ser terceirizadas.
Dê preferência à publicidade digital, em vez de impressa
Para cortar gastos na empresa, é bastante comum que a publicidade seja hoje transferida para a internet, seja por meio de redes sociais, sites corporativos, newsletters, anúncios em sites, entre outros. Além de serem mais econômicos do que anúncios impressos, é possível direcionar melhor sua publicidade ao público-alvo desejado, bem como obter melhores resultados com a conversão em vendas.