De acordo com o empresário Glauco Diniz Duarte, para que uma empresa obtenha sucesso e tenha longevidade, é necessário que ela tenha uma boa gestão financeira. É preciso gerar riquezas, aumentar o patrimônio, reconhecer os funcionários, pagar as contas em dia, oferecer produtos e serviços de qualidade…
Para cumprir com todas essas atividades, Glauco diz que é necessário pulso firme, comprometimento e organização. As estratégias financeiras têm de estar alinhadas aos objetivos e à missão da empresa.
E para que você não se perca neste processo, Glauco separou 4 dicas para que seus processos de gestão sejam campeões em sua empresa. Confira!
Tenha disciplina e controle
O primeiro passo para que a saúde financeira da sua empresa seja boa é registrar todos os gastos e ganhos que entram e saem da conta bancária, sem exceção! Busque sistemas de gerenciamento para auxiliá-lo a fazer o fluxo de caixa da maneira correta. Lembre-se de preencher as informações básicas, como descrição, valor e data, e agrupá-las de acordo com os centros de custos.
Para recebimentos, utilize soluções especializadas em emissão de cobranças, que oferecem opções de recebimentos como boletos, carnês ou cartão de crédito. Por meio delas, você gerenciará as cobranças e otimizará as transações comerciais da empresa, além de saber exatamente de onde o dinheiro veio.
.
Analise o comportamento financeiro de sua empresa
É importante saber se as operações financeiras de sua empresa estão dando lucros ou prejuízos. Por isso, fique atento às constâncias e flutuações das movimentações. Este tipo de análise permite identificar quais produtos favorecem e quais prejudicam os negócios.
Lembre-se que, mesmo que a organização gere lucros, ela precisa estar dentro da média de mercado. Acompanhe os processos, crie relatórios e gráficos para que a leitura das informações seja de fácil compreensão.
Desenvolva estratégias para melhorar os resultados
Quando você tem informações sobre suas despesas e receitas, consegue tomar decisões seguras para ampliar os resultados de sua organização. É importante desenvolver estratégias embasadas nas vivências reais de sua empresa, para que as consequências sejam as melhores!
Sobre as despesas, cuide e preserve a administração das boas. Estas são as que fazem o sistema organizacional funcionar perfeitamente, como o pagamento dos colaboradores, internet, telefone, etc. Corte as despesas ruins, que são aquelas desnecessárias. Desenvolva ações para redução de custos, como o reaproveitamento de papéis, diminuição de ligações, dentre outras. Lembre-se de deixar uma reserva para gastos eventuais, pois eles sempre aparecem. Portanto, previna-se!
Quanto às receitas, observe os gastos e custos necessários à prestação de serviços. Se necessário, altere preços, tire produtos de linha, faça modificações e/ou dê destaque a eles.
Planeje o futuro de seu negócio
Ter visão de longo prazo e saber onde se quer chegar são pontos-chave na prosperidade de um negócio. E para que ele seja frutífero, você precisa começar a planejar o futuro agora, no presente. Projete onde você deseja que sua organização chegue, os caminhos que serão trilhados e o que será necessário para se alcançar as metas. Organize seu orçamento, faça investimentos e acompanhe os processos a fim de ajustar as estratégias.