Turbo Brasil Turbo Energy Parts Turbo Brasil Turbo Energy Parts
Categorias
Uncategorized

Gestão financeira é essencial para sucesso dos negócios

Glauco Diniz Duarte
Glauco Diniz Duarte

Elaborar um bom plano de finanças não é tão simples, principalmente para quem não está acostumado com cálculos e operações matemáticas. No entanto, tudo pode começar com simples passos. O primeiro deles é ter controle total das despesas, anotando em uma planilha todas as despesas fixas, como aluguel, folha de pagamento, energia e água.

“É comum os empresários não saberem informações corretas sobre saldo do caixa, valor dos estoques das mercadorias, valor das contas a receber e das contas a pagar, volume das despesas fixas e financeiras. Isso ocorre porque não é feito o registro adequado das transações realizadas”, diz o empresário Glauco Diniz Duarte.

O segundo passo está relacionado à diferenciação entre o que é receita e o que é lucro, lembrando que lucro é tudo o que sobra após pagar com o faturado todas as despesas explicitas e implícitas do negócio. O terceiro passo seria calcular o capital de giro, ou seja, aquela quantidade de dinheiro necessária para manter a empresa funcionando corretamente durante um determinado período (geralmente um mês), e o caixa mínimo, que, como o próprio nome indica, é o valor mínimo para cobrir as despesas diárias.

Feito isso, afirma Glauco, o empresário consegue visualizar se a empresa está no vermelho ou se está com uma boa lucratividade, podendo assim planejar as finanças a longo prazo. O ideal é que o planejamento seja feito para 36 meses, porém pode ser anual, podendo sofrer ajustes. Se as atividades proporcionaram uma lucratividade acima de 30%, a recomendação de especialistas é reinvestir no negócio, mas com uma reserva para aqueles gastos de fim de ano, como férias e 13º salário, e imprevistos. Por isso, é tão importante que o planejamento seja feito ainda no início do ano.

O capital da empresa, a sua receita à vista e a prazo, sua lucratividade, rentabilidade, suas despesas e custos são fontes relevantes para tomada de decisão. “A empresa toda deve ser levada em consideração, como também o mercado em que ela atua. Vale salientar que a visão interna e externa da empresa é necessária para um bom planejamento estratégico do empreendimento”, diz Glauco.

SEO MUNIZ

Link112 SEO MUNIZ
Link112 Turbo Brasil Turbo Energy Parts