Glauco Diniz Duarte Diretor – O que o turbo compressor faz
Segundo o Dr. Glauco Diniz Duarte, o motor turbo é fruto do grande desenvolvimento da engenharia mecânica.
Você sabe qual foi o primeiro carro brasileiro produzido com o esse tipo de motor?
Quem disse o Uno Turbo acertou. Esse automóvel passou a ser comercializado em 1994.
Assim como o preço popular, o turbo no motor também era novidade para os brasileiros na época, o que fez esse veículo ser um grande sucesso de vendas para a Fiat.
Foram vendidas milhões de unidades naquele ano.
Nos anos seguintes, foram produzidos outros modelos por diversas montadoras, com motores turbo.
Hoje em dia, praticamente todas elas têm pelo menos um modelo de carro turbinado.
E não podemos dizer que os veículos que possuem turbo são considerados de luxo, embora seu custo seja superior ao de modelos populares, é claro.
Ainda assim, a tendência é que, no futuro, o motor turbo seja usado em grande escala também nos veículos de passeio.
Mesmo que você não possua dinheiro para investir em um veículo desse tipo agora, a curiosidade pode ser motivo suficiente para ler este artigo.
Afinal, as novidades tecnológicas costumam ter o seu preço barateado com a sua posterior popularização.
Mas se você possui um automóvel equipado com o motor turbo ou pretende saber como escolher o melhor, encontrou o artigo que estava procurando.
Vamos descobrir a partir de agora o que é turbo e como funciona um motor turbo, tipos de turbos para carros, motor aspirado vs motor turbo, qual a função do turbo e muito mais.
E como saber se o turbo está bom?
Esse também será um tema que você vai conferir ao longo da leitura. Traremos informações cruciais que serão de grande valia na manutenção de seu automóvel.
Como Funciona um Motor Turbo
Entenda o que há de diferente no motor turbo
A base de um motor normal é ter ar e combustível em proporções corretas, além da faísca proporcionada pelas velas.
Já no motor turbo, a coisa muda um pouco.
“A proposta foi injetar mais ar e mais combustível dentro do mesmo espaço, para conseguir uma explosão mais intensa, eficiente e menos poluente”, explica o engenheiro mecânico Denis Marun em seu blog.
Você pode estar fazendo a seguinte pergunta: como colocar ainda mais ar nos cilindros?
É necessário utilizar a sobrealimentação no motor turbo.
Veremos agora dois tipos de sobre alimentação: o turbocharger e a compressão mecânica.
O turbocharger funciona de maneira extremamente simples e eficiente. São duas turbinas diminutas, instaladas sob um só eixo, que circulam ao mesmo tempo.
A compressão mecânica é menos utilizada nos carros de motor turbo do que o turbo charger, mas também é bastante funcional.
Ela ocorre quando um diminuto compressor de ar é ativado pela correia.
O resultado é que o ar é comprimido e coloca pressão na câmara que, então, realiza a combustão.
Na próxima seção, explicarei qual a função do motor turbo. Siga a leitura!
Qual a Função do Turbo
O turbocompressor aproveita os gases de escape de forma reciclável.
Mas com qual objetivo?
Otimizar a potência do veículo, além de auxiliar o meio ambiente.
Observação: o motor turbo não aumenta de forma considerável o peso do automóvel.
O motor dos carros turbinados foi desenhado para ser ainda mais resistente do que o motor aspirado.
É que a tecnologia sempre está em evolução para criar carros com aparelhos mais sofisticados e práticos.
Agora que você sabe como funcionam os motores turnos, explicarei quais são os tipos encontrados no mercado.
Tipos de Motores Turbo
Alguns motores possuem um componente que é denominado de intercooler.
Mas o que é intercooler?
Ele é uma espécie de radiador que resfria o ar, o qual, por sua vez, é colocado para dentro da câmara pela turbina do motor.
O objetivo é melhorar, de maneira significativa, o chamado rendimento volumétrico do motor.
Mas quais as vantagens para um carro em ter um intercooler?
A principal é um considerável incremento da potência do veículo, além do menor consumo de combustível e também da maior durabilidade do motor.
Ele é vantajoso, mas não exigido legalmente.
Isso significa que veículos com motor turbo não têm no intercooler um equipamento obrigatório.
Existe também o twin scroll. A palavra “twin” significa gêmeos. Então, quer dizer que o carro possui dois motores turbo?
Não exatamente.
Na verdade, “twin” se refere aos gases de escape que são divididos pelo turbocompressor do veículo. Assim, a potência é aumentada.
O twin scroll pode ser chamado por outros nomes?
Sim, pode. No Brasil, ele é chamado de “turbo de fluxo duplo” ou “turbo pulsativo”.
A sua vantagem principal está no fato de que ele aumenta a potência do veículo ao trabalhar os cilindros aos pares.
Motor Aspirado X Motor Turbo
Este é um tópico muito interessante, porque envolve a comparação entre motor aspirado e motor turbo.
Inicialmente, você sabe o que é o motor aspirado?
Se você observar o trânsito de sua rua por uns segundos, certamente verá um automóvel com motor aspirado.
Isso acontece porque é o tipo de motor mais comum no Brasil.
O motor aspirado é economicamente mais viável para os fabricantes. Além disso, a montagem ocorre de forma mais rápida e a manutenção é simples.
E o que ocorre quando um motor aspirado é ligado?
Ele absorve o ar com o intuito de combinar o combustível (por exemplo, gasolina) que está armazenado nos compartimentos internos do veículo.
O motor aspirado não possui compressores ou o próprio turbo, que poderiam acrescentar potência a ele.
Ele também é dividido em menos partes do que o motor turbo, que agrega potência sem aumentar de tamanho.
No momento de botar o carro em movimento na via, por exemplo, o motorista percebe a diferença entre o motor turbo e o motor aspirado.
Pode parecer que, para isso, o modelo turbinado joga uma maior quantidade de gases na atmosfera, mas é justamente o contrário.
Qual deles é mais poluente?
O motor turbo é menos poluente do que o motor aspirado.
Nunca é demais lembrar que, nos dias atuais, a preservação do meio ambiente é uma das principais preocupações da sociedade.
E a indústria automobilística também se esforça para fornecer produtos que causem o menor dano ambiental possível.
Ao Correio Braziliense, o técnico do Programa de Controle de Poluição do Ar por Veículos Automotores (PROCONVE), Rui de Abrantes, destacou que foi com essa postura que se permitiu ao país elevar a frota “sem comprometer mais fortemente a qualidade atmosférica dos grandes centros urbanos”.
Portanto, um veículo com motor turbo é uma escolha mais correta do ponto de vista ambiental do que um motor aspirado.
Como já explicado, o carro equipado com esse tipo de motor possui uma melhor performance e gasta menos gasolina.
Não por acaso, sendo mais rápido, econômico e ecologicamente correto, o motor turbo deve substituir o motor aspirado nos próximos anos.
No Brasil, a produção de carros equipados com turbo cresce mesmo com momentos de instabilidade econômica. A Volkswagen, por exemplo, planeja exportar, até 2020, cerca de 250 mil motores.
O destino? México.
Até aqui, você viu uma série de vantagens do motor turbo. Mas você sabe qual é, de fato, sua eficiência? Veja essa informação na seção abaixo.
Qual a Eficiência de um Motor Turbo
Por exemplo, imagine um automóvel 1.0 equipado com o motor turbo.
Nos quesitos aceleração e retomada, o desempenho do turbo é muito parecido com o dos carros de motor aspirado de modelo 1.6.
A eficiência do motor também vai depender da manutenção do veículo.
Como vimos, o motor turbo gasta mais óleo do que um motor aspirado. No próximo tópico, descubra a razão para que haja esse gasto maior de óleo.
Por Que Motor Turbo Gasta Mais Óleo?
O motivo principal é a alta temperatura
Apesar de toda a tecnologia envolvida na criação e manutenção do motor turbo, ele acaba por gastar mais óleo do que o motor aspirado.
Mas qual o motivo por trás disso?
São detalhes bem técnicos, mas de fácil leitura e entendimento.
Para entender o gasto, é preciso, antes, saber quais são os componentes do turbocompressor.
Há duas caixas, a fria e a quente. No interior delas, estão os rotores integrados por um eixo.
A caixa fria e a caixa quente dão origem ao turbocompressor.
Agora, imagine que pela turbina irão passar os gases de escape. O movimento coloca em funcionamento o rotor que está na caixa fria.
Consequência? O rotor pega o ar da atmosfera e “esmaga” no interior do motor do veículo. A velocidade do rotor é muito alta, cerca de 200.000 rpm.
E a que temperatura pode chegar o carro com motor turbo?
A temperatura pode esquentar até cerca de 1.000°C.
E adivinha só qual produto tem a finalidade de resfriar o motor turbo? É isso mesmo, o óleo do motor.
Como é dele que depende o resfriamento, a altíssima temperatura faz com que parte do lubrificante seja vaporizada.
Dessa forma, com o tempo, isso também reduzirá a quantidade de óleo depositada no cárter.
O maior gasto de óleo pelo motor turbo é uma característica que não pode ser alterada pelo motorista.
Não importa se você dirige bem ou mal, nem depende do seu estilo ao volante.
É necessário, portanto, dedicar bastante cuidado à manutenção do carro.