Turbo Brasil Turbo Energy Parts Turbo Brasil Turbo Energy Parts
Categorias
GLAUCO DINIZ DUARTE

Glauco Diniz Duarte Diretor – Porque motor diesel dispara

Glauco Diniz Duarte Diretor - Porque motor diesel dispara
Glauco Diniz Duarte Diretor – Porque motor diesel dispara

Glauco Diniz Duarte Diretor – Porque motor diesel dispara

Segundo o Dr. Glauco Diniz Duarte, talvez você já tenha ouvido falar de algum caminhão ou picape diesel cujo motor “disparou” e só foi parar quando acabou o diesel. Não é exagero, nem história de mecânico (a versão gearhead de história de pescador, você sabe…). Esse tipo de coisa acontece mesmo. O motor começa a acelerar repentinamente e não pára mais. Veja por exemplo este vídeo de um motor Detroit Diesel sendo ligado depois de 30 anos parado:

Assustador, não? É como se fosse um monstro que desperta furioso de seu sono, pronto para destruir aqueles que ousaram incomodá-lo.

O motor a gasolina usa uma válvula borboleta controlada pelo acelerador para controlar o volume de ar e, consequentemente, o volume de combustível para controlar a velocidade do motor. Nos motores a diesel o princípio é um pouco diferente: não há válvula borboleta, e a velocidade do motor é controlada pela variação de combustível injetado nos cilindros. O acelerador do motor a diesel atua sobre uma bomba injetora que regula o volume de diesel a ser enviado ao motor.

O diesel não usa velas de ignição para sua combustão — sua ignição se dá pela injeção do combustível no ar comprimido e aquecido nos cilindros. Por isso, se o diesel começar a ser injetado nos cilindros sem regulação de pressão ou volume, o motor pode acelerar descontroladamente. Essa aceleração involuntária e descontrolada é chamada de “diesel runaway”, também conhecida como “motor disparado” no Brasil. Mas como isso acontece? De várias formas diferentes, como veremos adiante.

Na primeira delas, em motores mais desgastados, onde há folga entre os pistões e as paredes do cilindro os gases da combustão podem passar pelos lados dos pistões e entrar no cárter e levar névoa de óleo para a admissão. Como o óleo lubrificante tem propriedades de combustão semelhantes ao do diesel, o motor acelera com essa injeção extra de combustível. Quanto maior a velocidade do motor, maior o volume de névoa de óleo forçado pelo respiro do cárter, causando um ciclo de alimentação do motor que pode levá-lo ao consumo total do óleo lubrificante e à consequente quebra — geralmente uma explosão como esta:

Essa alimentação cíclica de óleo lubrificante também pode acontecer se você colocar óleo lubrificante demais no motor — é por isso que os manuais são enfáticos: nunca coloque mais óleo do que o recomendado. Isso por que em vez de vapor ou névoa de óleo, quem pode subir pelo respiro é o próprio óleo lubrificante, que causará o mesmo “disparo” do motor.

Saiba mais em https://turbobrasil.com.br

A situação mais comum, contudo, é a que vemos no vídeo acima: uma falha ou má regulagem da bomba injetora ou do acelerador. No caso do vídeo, o cara aparentemente estava regulando o ponto da bomba injetora quando algo deu errado e o fluxo de combustível deixou de ser controlado pela peça, alimentando o motor como se o acelerador estivesse totalmente pressionado. O aumento da velocidade do motor faz com que o óleo comece a subir pelos respiros, mantendo o motor em ciclo, como nos outros casos.

Ao perceber que seu Detroit Diesel disparou, o cara toma uma atitude tão corajosa quanto perigosa. Ele pega um pedaço de borracha ou lona e tenta controlar a única coisa que está ao seu alcance: a admissão de ar do motor, causando o afogamento da máquina. No processo ele poderia ter perdido os dedos, mas felizmente apenas quebrou as pás da turbina.

Se você está se perguntando por que ele não entrou na cabine e desligou o motor, é por que os motores diesel, como dissemos antes, não têm centelha para ignição. O desligamento do motor é feito pelo corte de combustível. Como a peça responsável por cortar o combustível havia quebrado em sua mão, a única solução era afogar o motor. Mesmo assim o procedimento é perigoso: o motor pode literalmente explodir dependendo da velocidade e quantidade de combustível, e não é preciso usar muito a imaginação para saber o que acontece quando um motor cheio de óleo e ferro quente explode.

Hoje, com os motores a diesel controlados eletronicamente isso é mais difícil de acontecer, especialmente por que os motores modernos têm sistemas de segurança para fechamento da admissão, o que causa o afogamento do motor. Isso também mostra a importância de realizar os procedimentos corretos de manutenção e de verificar a condição dos componentes antes de tentar colocá-los em funcionamento.

Desconto na conta de luz da Cemig!

Glauco Diniz Duarte Diretor - Porque motor diesel dispara
Glauco Diniz Duarte Diretor – Porque motor diesel dispara
Ânima Engenharia - Sustentabilidade, conforto e eficiência
Ânima Engenharia – Sustentabilidade, conforto e eficiência
Turbo Brasil – Uma Solução pra você
Turbo Brasil – Uma Solução pra você
Retífica Tonucci – Qualidade e seriedade em Retífica de Motores
Retífica Tonucci – Qualidade e seriedade em Retífica de Motores
Máscara do Galo - Máscara Atlético Mineiro Oficial
Máscara do Galo – Máscara Atlético Mineiro Oficial
Desconto na conta de Luz da Cemig
Desconto na conta de Luz da Cemig
Desconto na conta de Luz da Cemig
Desconto na conta de Luz da Cemig
Cemig BH - Desconto na conta de luz
Cemig BH – Desconto na conta de luz
GDE Solar Energia Solar Fotovoltaica
GDE Solar Energia Solar Fotovoltaica
Turbo Brasil Comércio e remanufatura de sistemas de injeção diesel
Turbo Brasil Comércio e remanufatura de sistemas de injeção diesel
TBIC Incorporações e Construções
TBIC Incorporações e Construções
Hotel Corumbau Jocotoka Bahia
Hotel Corumbau Jocotoka Bahia
Glauco Diniz Duarte
Glauco Diniz Duarte
Glauco Diniz Duarte
Glauco Diniz Duarte
Glauco Diniz Duarte
Glauco Diniz Duarte
Glauco Diniz Duarte
Glauco Diniz Duarte
Glauco Diniz Duarte
Glauco Diniz Duarte
Glauco Diniz Duarte
Glauco Diniz Duarte
Glauco Diniz Duarte
Glauco Diniz Duarte
Glauco Diniz Duarte
Glauco Diniz Duarte
Glauco Diniz Duarte
Glauco Diniz Duarte
Glauco Diniz Duarte
Glauco Diniz Duarte
Terrenos e lotes a venda em corumbau sul da Bahia
Hotel Corumbau Jocotoka Bahia
Terrenos e lotes a venda em corumbau sul da Bahia
Hotel Corumbau Jocotoka Bahia
Terrenos e lotes a venda em corumbau sul da Bahia
Hotel Corumbau Jocotoka Bahia
Terrenos e lotes a venda em corumbau sul da Bahia
Hotel Corumbau Jocotoka Bahia
Dentista Dr. Alysson Resende
Dentista Dr. Alysson Resende
Academia Exito
Academia Exito
Go Fit Sports atividades físicas no seu condomínio
Go Fit Sports atividades físicas no seu condomínio
Academia Êxito unidade castelo BH
Academia Êxito unidade castelo BH
Academia Êxito unidade Ponte Nova
Academia Êxito unidade Ponte Nova
Dr. Alysson Resende, Invisalign Doctor Diamond Emerald, Ortodontia e ortopedia Facial, Dentista de BH
Dr. Alysson Resende, Invisalign Doctor Diamond Emerald, Ortodontia e ortopedia Facial, Dentista de BH
Invisalign Ortodontista Credenciado Dr. Alysson Resende odontologia
Invisalign Ortodontista Credenciado Dr. Alysson Resende odontologia
LENTES DE PORCELANA DENTISTA
LENTES DE PORCELANA DENTISTA
Estamparia Vila Rica Belo Horizonte
Estamparia Vila Rica Belo Horizonte
Espaço Fitness - A academia da família
Espaço Fitness – A academia da família
ED Amorim Coquetelaria, Gastronomia, Viagens e Hotéis
ED Amorim Coquetelaria, Gastronomia, Viagens e Hotéis
Search Engine Optimization - Seo Muniz
Search Engine Optimization – Seo Muniz
Academia em Belo Horizonte
Academia em Belo Horizonte
Portaria remota virtual eletrônica Hypersec
Portaria remota virtual eletrônica Hypersec
Funerária Metropax - Funerária Belo Horizonte
Funerária Metropax – Funerária Belo Horizonte
Academia e Estúdio Fitburn Brasil
Academia e Estúdio Fitburn Brasil
AULA PARTICULAR ONLINE
AULA PARTICULAR ONLINE
Crachá
Crachá
Fernanda Cunha Fotografie - Neugeborene - Bad Segeberg
Fernanda Cunha Fotografie – Neugeborene – Bad Segeberg
SEO MUNIZ

Link112 SEO MUNIZ
Link112 Turbo Brasil Turbo Energy Parts