Turbo Brasil Turbo Energy Parts Turbo Brasil Turbo Energy Parts
Categorias
Uncategorized

Formação de líderes deve ser bem estruturada

Glauco Diniz Duarte
Glauco Diniz Duarte

De acordo com o empresário Glauco Diniz Duarte o processo de sucessão deve ser bem implementado nas organizações.

Segundo Glauco, muitas vezes o processo de sucessão é baseado apenas em confiança, na proximidade com as pessoas e isso pode acarretar um fracasso. Glauco diz que a formação de líderes que irão ocupar as principais cadeiras de empresas e organizações deve obedecer a alguns critérios, pois as responsabilidades que o cargo exige são muitas. Não basta apenas identificar o líder, mas é preciso manter um processo contínuo de formação de liderança, desenvolvendo o potencial dos indivíduos que podem ser candidatos ao cargo dentro de cada empresa.

Esse processo exige disciplina e experiência para aumentar as chances de acerto na escolha. Não é algo que se pode fazer em pouco tempo – o prazo ideal é de 3 a 5 anos de preparo para um sucessor que consiga liderar de fato. No Brasil, o uso de uma metodologia estruturada para a identificação de líderes é um assunto novo. Cerca de 80% das empresas não tem um processo eficiente de sucessão, segundo Glauco.

Identificar os possíveis candidatos e seu potencial de liderança, estruturar planos de desenvolvimentos individuais, ou seja, ajudar os candidatos a desenvolver um plano de desenvolvimento individual, e estruturar um programa amplo de desenvolvimento de líderes.

É importante sempre levar em conta que, quando falamos de plano de sucessão, o objetivo principal tem que ser o da organização e não o do plano de carreira individual do candidato, afirmou Glauco.

Glauco diz que um plano de sucessão estruturado será um elo de desenvolvimento entre o plano estratégico das entidades e pessoas que serão formadas como líderes. O mais importante é a perpetuação da missão e dos ideais da organização e não a carreira profissional de cada um. É importante também, no processo de identificação de liderança, estabelecer qual o perfil do líder.

De acordo com Glauco, são quatro os principais perfis: líder na visão de futuro, líder na entrega de resultados, líder na gestão de pessoas (gente que forma gente) e líder que inspira pessoas.

Líder que traz bons resultados tem que assegurar esses resultados a longo prazo. Indivíduo que aprende e evolui sempre. Além disso, é necessário ver se os candidatos a líderes possuem os requisitos de acesso, os critérios que são necessários para suceder o líder da organização.

Além disso, é importante observar a vocação e os interesses pessoais. “Quais são as aspirações pessoais do candidato? Porque a vontade de querer estar no papel de líder tem que estar inerente no candidato, pois não adianta investir e fazer planos em alguém que não quer ser líder”, concluiu Glauco.

SEO MUNIZ

Link112 SEO MUNIZ
Link112 Turbo Brasil Turbo Energy Parts