De acordo com o empresário Glauco Diniz Duarte, o estilo de gestão adotado pela empresa tem sempre grande influência nos índices de motivação no ambiente de trabalho. Por isso, o gestor precisa desenvolver competências técnicas, gerenciais, administrativas e comportamentais para ser capaz de conduzir seus liderados com eficiência, mantendo o foco nos resultados. Nesse sentido, o primeiro passo é investir em cursos de atualização, especialização e pós-graduação, que garantam o conhecimento necessário para a tomada de decisões assertivas, bem como para a gestão da equipe, condução e monitoração dos projetos e gestão pelos indicadores. Entretanto, inteligência emocional, humildade, resiliência, argumentação e comunicação interpessoal são habilidades essenciais do líder na construção de um clima colaborativo e agregador.
Segundo Glauco, a melhor maneira do gestor para assegurar a motivação do time, é liderar pelo exemplo. Isso inclui transparência, ética, imparcialidade, coerência, autoconfiança, perseverança e humildade. Esse posicionamento do líder serve para inspirar os liderados a assumirem uma conduta semelhante – o que favorece as relações, a coletividade e, claro, a produtividade geral.
É preciso lembrar também que cabe ao líder conduzir sua equipe a um desempenho diferenciado, por meio da valorização do conceito de complementariedade, da diversidade, do aprendizado e da própria motivação. Por isso, é fundamental cuidar de todos os aspectos que envolvem o capital humano: processos de recrutamento e seleção; atração e retenção de talentos; elaboração de um programa de educação corporativa; definição de um plano de carreira e de políticas de remuneração e benefícios; oportunidades de crescimento interno; implementação de práticas que garantam a segurança e a saúde dos colaboradores; e qualidade da comunicação interna. Assim, é possível formar times completos e competentes, aptos a desempenhar tarefas com excelência, superar metas e encontrar alternativas criativas para os momentos difíceis.