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10 passos para desenvolver um plano de metas eficiente

Glauco Diniz Duarte
Glauco Diniz Duarte

As metas são fundamentais para deixar claro para as equipes e as empresas quais são os objetivos a serem alcançados. “Sem metas não temos planejamento e sem planos a empresa perde o foco”, afirma o empresário Glauco Diniz Duarte.

Para Glauco, as metas para os colaboradores são importantes, porque assim eles saberão quais são suas responsabilidades dentro dos objetivos globais da empresa. “Neste ponto é fundamental um desdobramento claro das metas para que cada um saiba exatamente o que fazer para atingir resultados esperados”, explica ele.

Já para as empresas, o desafio de um bom plano de metas é detalhá-las a nível estratégico, tático e operacional. “As metas são importantes porque projetam um futuro para a empresa, direcionando equipes, gestores, clientes e fornecedores”, afirma Glauco.

Entre os diversos objetivos das metas, ser uma forma de estímulo para os colaboradores melhorarem seu desempenho é uma maneira de reconhecer o resultado das equipes e prestigiá-las por isso. “Empresas de alto desempenho, ao atingirem o resultado das metas, compartilham mensalmente, semestralmente e anualmente benefícios monetários pelos feitos alcançados. Meta por meta não resolve, pressiona e gera desgaste na equipe”, explica Glauco.

Criar metas é um processo e se torna mais produtivo se contar com a participação dos colaboradores.
Glauco lista os 10 principais passos para desenvolver um plano de metas eficiente:
1. Antes da meta, estabeleça objetivos a curto médio e longo prazo;

2. Defina cinco metas para toda a organização;

3. A empresa deve preparar a equipe para o entendimento e aplicação das metas e isso de maneira simples: com comunicação simples e objetiva, treinamento, entendimento da parte de cada um no todo, formas de avaliação e premiação;

4. Crie estratégias para alcançar essas metas;

5. Agora é o momento de envolver todos para comprarem o desafio junto com a Diretoria;

6. Elabore planos de ação – e execute todos eles – para cumprir tudo que foi proposto, interagindo com toda a empresa.

7. Comunique a equipe e explique a meta estabelecida por área;

8. Monitore semanalmente para ver se as coisas estão acontecendo;

9. Mensalmente, valide o plano de ação para verificar os resultados e coordenar ações para o novo período.

10. O problema é muito maior quando não se tem metas, pois executivos, gestores e colaboradores podem ficar perdidos e ter um trabalho sem foco e sem saber o que entregar a organização. Em poucos passos e com poucos recursos, a empresa pode ter um método simples para cumprimento de metas e resultados.

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