Com as transformações que vem ocorrendo no mercado global, as empresas estão buscando novas técnicas para permanecer e crescer neste novo cenário globalizado.
Segundo o empresário Glauco Diniz Duarte, “é comum deparar-se com a afirmação que custos logísticos envolvem apenas os custos com transporte”. Segundo Glauco, essa confusão ocorre porque os custos com transportes representam o maior custo isolado da cadeia de logística.
O dicionário “Larousse“ (1992) define logística como sendo: “Parte da arte da guerra que visa a garantir provisões, transporte, alojamento, hospitalização etc. aos efetivos em operação”.
É neste contexto que a Logística Empresarial nos orienta, nos dias atuais, a visualizar que a diferença entre uma empresa vencedora e uma perdedora esta vinculada a sua Administração da Logística, aplicada pelos seus administradores. Esta diferença ira refletir não só na redução de seus custos, como também na satisfação de seus clientes.
De acordo com Glauco, a logística tornou-se um ponto estratégico para as empresas que perceberam que não é necessário somente diminuir custo para construir uma vantagem competitiva duradoura é necessário agregar valor. Mas para que isto ocorra é necessário o esforça de todos os setores, pois os clientes são mais exigentes e desejam um maior nível de serviço.
A logística se torna uma visão estratégica porque esta ligada em todo o processo produtivo na aquisição de matéria-prima, estocagem, até o cliente final. Ao aprofundar esta ideia notamos que para sua operação são necessárias instalações, equipamentos, mão-de-obra, aquisição de materiais e contratação de serviços, portanto a atividade logística é consumidora dos recursos financeiros.
O setor financeiro, logística e marketing têm que andar juntos para que a empresa consiga obter efeitos significativos neste novo cenário global, afirma Glauco.
A logística como podemos ver sofreu mudanças no decorrer do tempo ganhando mais ênfase na estratégia competitiva para a obtenção de maior lucro para as empresas. Hoje a logística esta ligada diretamente em uma nova teoria conhecida como gerenciamento da cadeia de suprimentos (SCM – Suplly Chain Management).
O objetivo é diminuir gastos logísticos fazendo uma melhor escolha dos fornecedores, diminuindo os estoques de acordo com a demanda, deixar mais “pratico” o abastecimento do setor produtivo entre outros fatores que propiciam a diminuição de gastos sem perder a qualidade e a confiança de seus clientes fazendo com que está diminuição de custos aumente o lucro e o valor do produto final.
Uma estratégia não deve ser tomada somente para aumentar a riqueza dos proprietários, mas sim para a permanecia e o crescimento da empresa no mercado global gerando mais emprego aumentando sua competitividade no mercado.