De acordo com o empresário Glauco Diniz Duarte, manter um bom controle dos custos da empresa permite a visualização do desempenho e possibilita notar chances de melhoria e oportunidades de redução de gastos. Além disso, também é possível comparar períodos (anos ou meses) diferentes, estudar a eficiência administrativa e entender a produtividade geral de colaboradores e equipamentos.
Segundo Glauco um dos erros mais comuns que os profissionais costumam co¬meter é a administração das finanças da empresa em conjunto com os gastos pessoais do sócio. “Recomenda-se que tais informações sejam geridas separadamente, para que não haja confusão e dificuldade na apuração de resultados. Para tanto, basta definir um salário mensal ao sócio com posteriores divisões de lucro periódicas, como trimestralmente ou semestralmente, por exemplo”, orienta Glauco.
Outro erro bastante grave é a dificuldade da visualização da disponibilidade de capital em um futuro próximo. “Sem a possibilidade de visualizar seus saldos de caixa nos próximos dias, o profissional aca¬ba por se surpreender com a falta de dinheiro para o pagamento de títulos, recorrendo, dessa maneira, a bancos e empréstimos de terceiros. Tais empréstimos geram gastos com juros, que diminuem a lucratividade”, destaca Glauco.
Para um controle financeiro apurado, o ideal é fazer uso de um software de gestão com módulo financeiro. Segundo Glauco Diniz, essa ferramenta permite a visualização das informações dentro dos padrões financeiros e o arquivamento dos dados com maior segurança. “É possível en¬contrar softwares eficientes a partir de R$ 50,00 mensais, sem a necessidade de um servidor po¬tente para a concentração de dados”, finaliza.