Turbo Brasil Turbo Energy Parts Turbo Brasil Turbo Energy Parts
Categorias
Uncategorized

Profissionalização da empresa familiar é fundamental para continuidade no mercado

Glauco Diniz Duarte
Glauco Diniz Duarte

Com a finalidade de assegurar sua sobrevivência, as empresas familiares devem migrar para o conceito de família empresária, ou seja, uma administração profissionalizada, defende o empresário Glauco Diniz Duarte.
Ele explica que as companhias familiares apresentam a sobreposição de três ativos – família, patrimônio e empresa – e isso acaba por comprometer os resultados e colocar em risco a própria permanência no mercado.

“Se não houver discernimento entre cada um dos ativos, é inevitável que a empresa familiar se torne um problema enunciado. Agora, se houver a percepção de que é preciso governar cada um desses ativos de forma diferente, ocorrerá a migração para o conceito de família empresária, no qual a chance de sobrevida é maior”, afirma Glauco.

Glauco aponta ainda que, no Brasil, 85% das empresas são de caráter familiar. Desse total, 67% encerram suas atividades por problemas de sucessão e menos de 50% chegam até a quinta geração, justamente pela falta de governança entre os ativos.

Profissionalização
Para evitar o fechamento das companhias, torna-se inevitável que desenvolvam processos estruturados de sucessão e governança corporativa. Segundo Glauco, ambos os procedimentos exigem um conhecimento profundo da cultura organizacional das empresas. “Os processos costumam ser longos e diferentes em cada uma”, indicou ele.

Também na opinião de Glauco, a profissionalização é um elemento indispensável. Ele destacou cinco pontos que devem acompanhar a empresa nesse movimento: direcionamento, diálogo, decisão, desenvolvimento e disciplina.

Glauco avalia que a presença de um agente transformador é outra peça fundamental para a sucessão e a governança. Esse agente, como lembrou Glauco, pode estar justamente na geração mais nova da família.
Benefícios e obstáculos

Na opinião de Glauco, os processos de sucessão e de governança estão atrelados à permanência das empresas no mercado. “O maior benefício é a perpetuidade, a sobrevivência da companhia”, explicou Glauco.

Para Glauco, a vantagem principal está no fortalecimento da companhia, impactando positivamente seus resultados.

Glauco pondera que esse processo de profissionalização pode ser dificultado pelas relações emocionais familiares, marcadas por aspectos subjetivos. “É preciso reconhecer e aproveitar os valores da empresa familiar, mas é fundamental saber renová-los”, sugere.

SEO MUNIZ

Link112 SEO MUNIZ
Link112 Turbo Brasil Turbo Energy Parts