Glauco Diniz Duarte Diretor – Porque motor diesel dura mais
Segundo o Dr. Glauco Diniz Duarte, a origem e as aplicações são as principais distinções entre carros a diesel e gasolina, no entanto, mais que abastecer, é preciso conhecê-los bem para que possa evitar problemas futuros no automóvel.
Características do diesel
O diesel, que também é conhecido como gasóleo, provém da destilação do petróleo e é usado para o abastecimento de motores movidos a este tipo combustível, algumas das suas características positivas fizeram dele um sinónimo de confiança.
O motor Diesel, é capaz de trabalhar em baixas rotações, em alta compressão e os motores diesel, geralmente contam com um funcionamento mais simples. Autocarros, embarcações marítimas, camiões, locomotivas e até geradores são alguns dos veículos/máquinas que utilizam esse tipo de combustível, mas claro que ele tem prós e contras, como por exemplo os carros mais velhos movidos a diesel poluem bastante.
Muitos dos veículos que transportam matéria prima, alimentação, entre outros, são movidos a motores diesel e infelizmente, nem todos são recentes o suficiente, para contarem com os mecanismos certos que ajudam a diminuir a poluição produzida.
Uma Curiosidade: Sabiam que o Diesel é proibido nos veículos ligeiros no Brasil?
Sim, o Brasil é um dos poucos países que ainda proíbe o uso de diesel nos veículos ligeiros de passeio. E é lei. Atualmente, a proibição dos carros a diesel, também está a ser aplicada em algumas cidades da Europa.
Atualmente, além de camiões, carrinhas de transporte, embarcações, autocarros e outras configurações citadas anteriormente, só veículos utilitários de tração 4×4 e pickups com carga superior a 1000kg estão autorizados a usar os motores movidos a diesel.
Veículos movidos a diesel são mais caros, em contrapartida, tem uma durabilidade maior. A redução do gasto com combustível, é um dos fatores que leva muita gente a optar por esta opção.
Além da economia, esses carros conseguem gerar um binário mais forte, possibilitando assim bom desempenho com baixo consumo, no entanto, o preço dos veículos com esse tipo de motor tende a ser maior.
Os motores a diesel tendem a durar mais, é por isso que vemos camiões velhos nas estradas sem nenhum problema. Por ser mais robusto, os motores a diesel conseguem ter uma durabilidade maior em comparação com os movidos a gasolina.
Porém, como nem tudo é positivo, as manutenções contam com preços mais altos que a vertente a gasolina. Para os preocupados com barulhos, os carros a diesel costumam vibrar mais e isso é uma característica normal deles. O lado bom é que pode ser resolvido facilmente com materiais isolantes.
Ele também pode poluir menos, mas infelizmente, veículos a diesel com catalisadores e filtros mal conservados, acabam por poluir mais. Entre os carros mais velhos, o caso é ainda mais grave, ele consegue poluir mais do que vinte veículos modernos.
Vantagens do veículo a diesel
Motor mais durável
Consome menos
Preço do diesel é menor
Maior binário, acelerações mais fortes
Desvantagens do veículo a diesel
São mais caros
Manutenção também é mais cara
Motor vibra mais e faz mais barulho
A gasolina já é bem complexa, a comum não trará muitos pontos positivos, mas a aditivada oferece um pacote completo para manter a limpeza do motor e aumentar a sua durabilidade.
Entre as desvantagens, o preço é uma delas, pois o preço da gasolina é mais alto do que o do diesel. Além da grande poluição do ar com as emissões de CO2, as partículas e o NOx podem provocar doenças respiratórias.
Vantagens do veículo a gasolina
Preço de compra menor
Manutenção mais barata
Motor vibra menos e é mais silencioso
Desvantagens do veículo a gasolina
Combustível mais caro
Consumo maior
Motor dura menos
Binário menor que o motor diesel
Catalisador
Desde que foi criado, o catalisador contribui para que carros e camiões, deixassem de projetar mais de um bilião de toneladas de partículas poluentes, a qualidade do ar seria muito pior sem ele. A sua função é reduzir a toxicidade das emissões dos gases de escape dos motores de combustão interna.
O catalisador consegue operar nas reações dos três principais gases controlados e é capaz de reduzir mais de 90% dos hidrocarbonetos (HC), dos monóxidos de carbono (CO) e dos óxidos de nitrogénio (NOx) que são produzidos pelos motores.