Turbo Brasil Turbo Energy Parts Turbo Brasil Turbo Energy Parts
Categorias
GLAUCO DINIZ DUARTE

Glauco Diniz Duarte Diretor – Porque motor diesel dura mais

Glauco Diniz Duarte Diretor - Porque motor diesel dura mais
Glauco Diniz Duarte Diretor – Porque motor diesel dura mais

Glauco Diniz Duarte Diretor – Porque motor diesel dura mais

Segundo o Dr. Glauco Diniz Duarte, o motor é o coração de um carro. Mais que isso, ele é a alma da máquina. Graças a ele, você pode afundar o pé no acelerador e ir de 0 a 100 km/h em menos de 4 segundos em alguns casos – e essa é uma das sensações mais incríveis que um automóvel pode proporcionar.

Escondido sob o capô, o propulsor é uma obra genial da engenharia que está presente em nosso dia a dia. De dois ou quatro tempos, com um ou 12 cilindros: nós amamos os motores.

A maioria esmagadora deles são a combustão interna. Como o nome diz, a queima de combustível é feita internamente, transformando energia térmica em energia mecânica. Existem tipos diferentes, como Ciclo Otto – gasolina, etanol ou flex -, e Ciclo Diesel. Para entender exatamente como funciona um motor, é preciso destrinchá-lo e observar a função de cada parte.

Por isso, antes de tudo, vamos conhecer as principais peças de um motor a combustão:

Bloco

É a maior parte do conjunto e sustenta todos os outros componentes. Sua composição pode ser feita de ferro fundido ou alumínio.

O bloco determina a disposição (“em linha”, “em V”, “cilindros opostos” – boxer -, “rotativo” – Wankel) e número dos cilindros (1, 2, 3, 4, 5, 6, 8, 10, 12, 16) – onde ocorre a combustão. O bloco também possui câmaras de lubrificação e arrefecimento – a água ou a ar, dependendo da aplicação.

Dentro do bloco, os componentes mais importantes são os pistões, bielas e virabrequim.

Pistão

É o responsável pelo movimento de expansão e compressão dos gases. Tem formato aproximadamente cilíndrico (acreditem, ele não é cilíndrico) e sua composição é de ligas de alumínio.

Pode ser de cabeça reta, no caso de motores de ciclo Otto, ou com câmara de combustão em seu topo (ciclo Diesel). Ao seu redor há dois tipos de anel: o de vedação e os de lubrificação. O pistão é interligado à biela através de um pino central.

Biela

A parte que liga o pistão ao virabrequim. Utiliza em sua composição aço forjado. É dividida em três partes: cabeça, corpo e pé, sendo que a cabeça está ligada ao pistão por meio do pino e o pé está ligado ao virabrequim mediante um material antifricção chamado de bronzina.

Virabrequim

Também chamado de árvore de manivelas, é composto por aço forjado ou fundido. É formado por dois tipos de mancais: “excêntricos”, ligados às bielas, e “de centro”, que sustentam o virabrequim ao bloco. Também são chamados de “colo de biela” e “colo de mancal” no meio de oficinas e retíficas de motores.

Saiba mais em https://turbobrasil.com.br

Cárter

Tem a função de depósito para o óleo lubrificante do motor, localizado na parte inferior do bloco. Normalmente é composto de chapa dura prensada.

Há também modelos que utilizam cárter seco, que não fica acoplado ao bloco. Nesses casos, o lubrificante é armazenado em um reservatório à parte, que leva o óleo até o motor por meio de uma bomba de pressão. Normalmente, motores de alta performance são equipados com esse tipe de cárter – o motor Fivetech do Fiat Marea, tem cárter seco.

Cabeçote

O cabeçote controla a passagem de ar e combustível para dentro dos cilindros. Fica localizado na parte superior do bloco e é acoplado com o uso de parafusos ou prisioneiros, sempre com uma junta entre as peças. Normalmente é composto pelo mesmo material do bloco.

Dentro do cabeçote ficam as válvulas de escape e admissão. O acionamento das válvulas é feito pelo comando, um eixo com elevações que fazem o movimento sincronizado das válvulas. O movimento do virabrequim é transmitido pelo eixo de comando de válvulas por meio de engrenagens e correias – normalmente a correia dentada.

Na maioria dos casos, no entanto, o comando fica no cabeçote mesmo. Ele pode ser simples (SOHC – sigla para Single Overhead Cam, normalmente para motores com 2 válvulas por cilindro) ou duplo (DOHC, Double Overhead Cam, para motores com 4 válvulas por cilindro).

Em motores mais modernos, existe também a transmissão por corrente, que substitui a correia dentada e tem vida útil maior, exigindo a troca com, no mínimo, 100 mil quilômetros. Há ainda o comando acoplado ao bloco (OHV – sigla para Overhead Valve), mas o uso desse tipo já é raro em motores modernos.

Exceção

Quebrando um pouco a regra dos modelos citados acima, existem modelos SOHC com 4 válvulas por cilindro, caso do Honda Civic 1.8 16V, por exemplo. Como também existem modelos DOHC com 2 válvulas por cilindro, como o 2.0 8V que equipa os Fiat Tipo e Tempra 2.0.

Agora que entendemos as partes brutas que compõem o motor, em nosso próximo artigo partiremos para o conceito de cilindrada e como o conjunto funciona.

Desconto na conta de luz da Cemig!

Glauco Diniz Duarte Diretor - Porque motor diesel dura mais
Glauco Diniz Duarte Diretor – Porque motor diesel dura mais
Ânima Engenharia - Sustentabilidade, conforto e eficiência
Ânima Engenharia – Sustentabilidade, conforto e eficiência
Turbo Brasil – Uma Solução pra você
Turbo Brasil – Uma Solução pra você
Retífica Tonucci – Qualidade e seriedade em Retífica de Motores
Retífica Tonucci – Qualidade e seriedade em Retífica de Motores
Máscara do Galo - Máscara Atlético Mineiro Oficial
Máscara do Galo – Máscara Atlético Mineiro Oficial
Desconto na conta de Luz da Cemig
Desconto na conta de Luz da Cemig
Desconto na conta de Luz da Cemig
Desconto na conta de Luz da Cemig
Cemig BH - Desconto na conta de luz
Cemig BH – Desconto na conta de luz
GDE Solar Energia Solar Fotovoltaica
GDE Solar Energia Solar Fotovoltaica
Turbo Brasil Comércio e remanufatura de sistemas de injeção diesel
Turbo Brasil Comércio e remanufatura de sistemas de injeção diesel
TBIC Incorporações e Construções
TBIC Incorporações e Construções
Hotel Corumbau Jocotoka Bahia
Hotel Corumbau Jocotoka Bahia
Glauco Diniz Duarte
Glauco Diniz Duarte
Glauco Diniz Duarte
Glauco Diniz Duarte
Glauco Diniz Duarte
Glauco Diniz Duarte
Glauco Diniz Duarte
Glauco Diniz Duarte
Glauco Diniz Duarte
Glauco Diniz Duarte
Glauco Diniz Duarte
Glauco Diniz Duarte
Glauco Diniz Duarte
Glauco Diniz Duarte
Glauco Diniz Duarte
Glauco Diniz Duarte
Glauco Diniz Duarte
Glauco Diniz Duarte
Glauco Diniz Duarte
Glauco Diniz Duarte
Terrenos e lotes a venda em corumbau sul da Bahia
Hotel Corumbau Jocotoka Bahia
Terrenos e lotes a venda em corumbau sul da Bahia
Hotel Corumbau Jocotoka Bahia
Terrenos e lotes a venda em corumbau sul da Bahia
Hotel Corumbau Jocotoka Bahia
Terrenos e lotes a venda em corumbau sul da Bahia
Hotel Corumbau Jocotoka Bahia
Dentista Dr. Alysson Resende
Dentista Dr. Alysson Resende
Academia Exito
Academia Exito
Go Fit Sports atividades físicas no seu condomínio
Go Fit Sports atividades físicas no seu condomínio
Academia Êxito unidade castelo BH
Academia Êxito unidade castelo BH
Academia Êxito unidade Ponte Nova
Academia Êxito unidade Ponte Nova
Dr. Alysson Resende, Invisalign Doctor Diamond Emerald, Ortodontia e ortopedia Facial, Dentista de BH
Dr. Alysson Resende, Invisalign Doctor Diamond Emerald, Ortodontia e ortopedia Facial, Dentista de BH
Invisalign Ortodontista Credenciado Dr. Alysson Resende odontologia
Invisalign Ortodontista Credenciado Dr. Alysson Resende odontologia
LENTES DE PORCELANA DENTISTA
LENTES DE PORCELANA DENTISTA
Estamparia Vila Rica Belo Horizonte
Estamparia Vila Rica Belo Horizonte
Espaço Fitness - A academia da família
Espaço Fitness – A academia da família
ED Amorim Coquetelaria, Gastronomia, Viagens e Hotéis
ED Amorim Coquetelaria, Gastronomia, Viagens e Hotéis
Search Engine Optimization - Seo Muniz
Search Engine Optimization – Seo Muniz
Academia em Belo Horizonte
Academia em Belo Horizonte
Portaria remota virtual eletrônica Hypersec
Portaria remota virtual eletrônica Hypersec
Funerária Metropax - Funerária Belo Horizonte
Funerária Metropax – Funerária Belo Horizonte
Academia e Estúdio Fitburn Brasil
Academia e Estúdio Fitburn Brasil
AULA PARTICULAR ONLINE
AULA PARTICULAR ONLINE
Crachá
Crachá
Fernanda Cunha Fotografie - Neugeborene - Bad Segeberg
Fernanda Cunha Fotografie – Neugeborene – Bad Segeberg
Advogados GGSA - Geraldo Gonçalves Sociedade de Advogados
Advogados GGSA – Geraldo Gonçalves Sociedade de Advogados
Advogados GGSA
Advogados GGSA
Jornal on-line BH Mercado Comum
Jornal on-line BH Mercado Comum
SEO MUNIZ

Link112 SEO MUNIZ
Link112 Turbo Brasil Turbo Energy Parts