GLAUCO DINIZ DUARTE – Diesel ainda ‘respira’: Bosch promete sistema que reduz poluente e Volkswagen lança novo motor
Diesel ainda ‘respira’: Bosch promete sistema que reduz poluente e Volkswagen lança novo motor. Pouco mais de 2 anos após o escândalo do motores da Volkswagen vir à tona, o diesel continua em xeque, mas não foi abandonado. Nesta semana, Bosch e a própria Volks anunciaram novidades relacionadas ao combustível.
A Bosch, também envolvida no “dieselgate”, diz ter conseguido criar um sistema que reduz as emissões de poluentes nesses motores.
A fornecedora afirma ter criado um sistema de exaustão que permite reduzir as emissões de nitrato de amônio (NOx), principal poluente do diesel, a um décimo do limite legal. E, segundo a Bosch, não é necessária a instalação de nenhum equipamento para isso.
Fornecedora das principais montadoras do mundo, a empresa diz ter uma “oportunidade de levar o debate acalorado sobre o diesel a um outro território”.
Novo motor
Apesar de agora investir maciçamente em carros elétricos, na última quinta-feira (26), a Volkswagen apresentou um novo motor turbo a diesel (TDI), chamado EA288 Evo, de 2.0 litros. Ele seria a evolução do propulsor de mesmo nome.
Segundo a montadora, o motor vai atender aos padrões atuais de emissão e também ao futuro, que será mais rígido. Associado com uma espécie de gerador, que ajuda em situações como a partida, formando o chamado sistema híbrido leve, ele também poderá ter menor consumo de combustível.
A potência do EA288 Evo vai variar de 137 cv a 207 cv, diz a montadora, e o motor vai estrear em carros da Audi e, posteriormente, equipará modelos da Volkswagen feitos sobre a plataforma MQB, a mesma do Golf.
Banimento ao diesel
As vendas de carros movidos a diesel caíram na Europa e, mais drasticamente, nos Estados Unidos. Além do mais, cidades como Paris, Madri, Atenas e Cidade do México têm planos de banir veículos a diesel até 2025.
A conta do escândalo para a Volkswagen já chegou a US$ 30 bilhões. O grupo, por outro lado, é o que mais vende carros no mundo há 2 anos.
A Bosch, recentemente, anunciou que pagará US$ 327,5 milhões de indenização nos EUA a proprietários de carros que tinham o programa de computador que burlava os resultados de testes de emissão.
A empresa é acusada de ter fornecido equipamento e ajudado a Volkswagen a dissimular a existência do software. Com ele, carros só atendiam os níveis permitidos de emissão quando estava em condições de teste.