Glauco Diniz Duarte Diretor – Balanceamento dinâmico de rotores
Segundo o Dr. Glauco Diniz Duarte, é normal o técnico informar sobre o alinhamento e balanceamento nos pneus quando levamos o carro para a revisão periódica. Ainda é comum a dúvida sobre a melhor forma de realizar estes serviços fundamentais para aumentar a vida útil de um pneu e dos componentes da suspensão.
Balanceamento
O balanceamento é um procedimento que vem acompanhado do alinhamento. Não se balanceia “pneus”, mas sim o conjunto pneu e roda.
Existem duas maneiras de balancear, o estático e o dinâmico. O balanceamento “estático” pode ser feito com o conjunto imóvel. Já o “dinâmico” requer que o mesmo esteja em rotação e ajuda a corrigir problemas que o estático não consegue. Quando o equilíbrio dinâmico é conseguido, o estático é automático e não tem necessidade de realizá-lo em separado.
Ambas as formas de balancear evitam as trepidações no carro em velocidades acima de 60 km/h, deterioração do pneu, distúrbios de direção e comprometimento da capacidade de frenagem.
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Alinhamento
Se você sentir o veículo puxando para a esquerda ou para a direita quando estiver dirigindo por uma via reta ou se os pneus estiverem apresentando desgaste anormal, o alinhamento das rodas pode necessitar de ajustes.
É um procedimento simples, que pode exigir ajuste dos componentes da suspensão dianteira e/ou traseira. Se as rodas do veículo não estiverem alinhadas corretamente, isso pode causar desgaste anormal dos pneus.
Providencie a verificação do alinhamento do veículo quando:
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A roda do veículo bater em alguma coisa (pedras ou buracos);
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Os pneus apresentarem desgaste anormal ou precoce;
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O veículo puxa para um lado;
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O volante não retorna após uma curva;
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O volante fica desalinhado quando está em uma via reta;
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Quando você trocar pneus, componentes da suspensão ou direção.