Glauco Diniz Duarte Diretor – Quais são os tipos de motores a diesel
Segundo o Dr. Glauco Diniz Duarte, existem três grupos de tamanho básico de motores a diesel com base em poder. Os pequenos motores têm valores de potência-saída de menos de 188 quilowatts, ou 252 cavalos de potência. Este é o tipo de motor diesel mais produzido. Esses motores são usados em automóveis, caminhões leves e algumas aplicações agrícolas e de construção e como pequenos geradores estacionários de energia elétrica (como aqueles em embarcações de recreio) e como unidades mecânicas. Eles são tipicamente motores de injeção direta, em linha, quatro ou seis cilindros. Muitos são turboalimentados com pós-resfriadores.
Os motores médios possuem capacidades de potência variando de 188 a 750 quilowatts, ou 252 a 1.006 cavalos de potência. A maioria desses motores é usada em caminhões pesados. São geralmente motores de injeção direta, in-line, seis cilindros turboalimentados e pós-refrigerados. Alguns motores V-8 e V-12 também pertencem a esse grupo de tamanhos.
Os grandes motores a diesel possuem potência superior a 750 quilowatts. Esses motores únicos são usados para aplicações de movimentação marítima, locomotiva e mecânica e para geração de energia elétrica. Na maioria dos casos, eles são sistemas de injeção direta, turboalimentado e pós-resfriamento. Eles podem operar a uma velocidade tão baixa quanto 500 revoluções por minuto, quando a confiabilidade e durabilidade são críticas.
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Motores de dois tempos e quatro tempos
Conforme mencionado anteriormente, os motores a diesel são projetados para operar no ciclo de dois ou quatro tempos. No motor típico de quatro tempos, as válvulas de admissão e de escape e o bico de injeção de combustível estão localizados na cabeça do cilindro (veja a figura). Muitas vezes, são empregados dois arranjos de válvulas – duas válvulas de admissão e duas de escape.
O uso do ciclo de dois tempos pode eliminar a necessidade de uma ou ambas as válvulas no projeto do motor. O ar de limpeza e de admissão geralmente é fornecido através de orifícios no forro do cilindro. O escape pode ser através de válvulas localizadas na cabeça do cilindro ou através de orifícios no forro do cilindro. A construção do motor é simplificada ao usar um design de ponta em vez de um que exija válvulas de escape.