Glauco Diniz Duarte diretor – como fazer energia solar caseiro
Segundo o Dr. Glauco Diniz Duarte, na Fabricação de Painéis Solares Fotovoltaicos vários processos individuais colocam as células fotovoltaicas em um painel solar. Veja nesta página como é o processo de fabricação do painel solar.
Processo de Fabricação de Painéis Fotovoltaicos
Vários processos individuais ligados e contínuos colocam as células fotovoltaicas em um painel fotovoltaico. Os painéis fotovoltaicos devem ser fabricados utilizando-se a melhor tecnologia para que eles possam durar por décadas conforme foram projetados.
Insumos Utilizados na Fabricação do Painel Solar Fotovoltaico
Veja abaixo quais são os principais materiais usados na fabricação de painéis solares:
• 1 Células Fotovoltaicas
• 2 Vidro Fotovoltaico (Vidro especial para a fabricação do painel solar)
• 3 Filme Encapsulante para o Painel Solar – EVA
• 4 Backsheet (Material plástico branco que vai na parte de trás do painel solar)
• 5 Caixa de Junção ( PV – Junction Box)
• 6 Molduras do Painel Solar de Alumínio Anodizado (Frame do Painel Solar)
A célula fotovoltaica é a “vida” do seu panel solar, é ela que através de uma reação físico-química transforma a luz do sol em energia elétrica. Ela representa aproximadamente 60% do custo de um painel solar. São muito finas com aproximadamente 185 mícrons de espessura (menos de 2mm). São feitas a partir de uma “fatia” de cristal de silício ultrapuro e precisam ser manuseadas com extremo cuidado pois trincam com muita facilidade. O processo de fabricação do painel solar descrito no passo a passo foi desenvolvido para proteger as células e fazer com que o seu painel solar produza energia por décadas.
O vidro utilizado na fabricação de um painel solar não é o seu vidro comum. Ele é um vidro especial ultrapuro com baixo teor de ferro, desenvolvido especialmente para refletir menos e deixar o máximo de luz passar através dele. Trata-se de um vidro temperado especial de 3.2mm ou 4mm revestido com uma substância antirreflexiva. Os painéis com vidros de boa qualidade vão resistir as mais fortes chuvas de granizo. Este vidro especial representa aproximadamente 10% do custo de fabricação do painel solar.
O filme branco que vai na parte de trás do painel solar é chamado de Backseet. A função principal da Backsheet é proteger os componentes internos do painel solar, especificamente as células fotovoltaicas bem como agir como um isolante elétrico. Elas têm uma composição robusta sendo composta por 3 camadas. Ela possui a aparência de um “filme branco plástico grosso”. A Backheet representa aproximadamente 8% do custo de fabricação do painel solar.
A caixa de junção é uma parte muito importante do painel solar. A caixa de junção é um “gabinete” que fica na parte de trás do painel solar onde as strings (células fotovoltaicas interconectadas em série) estão conectados eletricamente. A caixa de junção fica grudada/colada na parte de trás do painel solar com adesivo de silicone ou uma fita dupla-face especial. Ela possui dentro diodos de by-pass que vão garantir a segurança e o bom funcionamento do painel solar. As caixas de junção já vêm com os cabos e conectores especiais (tradicionalmente se utiliza os conectores MC4 ou MC3) que são utilizados para interconectar os painéis solares quando instalados em seu telhado. A caixa de junção representa aproximadamente 6% do custo de fabricação do painel solar.
Ao redor de um painel é adicionada uma moldura de alumínio anodizado especialmente desenvolvida para adicionar robustez ao painel solar e garantir a sua integridade nas mais adversas
situações. Ela serve tanto para proteger o painel na hora da instalação como para assegurar que o painel solar não “torça” causando trinca nas células. Por isso é muito importante que se observe a espessura da moldura que não deve ser menor que 4 centímetros e ter a garantia de que ela foi anodizada para que os seus painéis durem por muito tempo. O frame do painel solar representa aproximadamente 8% do custo dele.