Turbo Brasil Turbo Energy Parts Turbo Brasil Turbo Energy Parts
Categorias
GLAUCO DINIZ DUARTE

Glauco Diniz Duarte Diretor – como vender energia solar

Glauco Diniz Duarte Diretor - como vender energia solar
Glauco Diniz Duarte Diretor – como vender energia solar

Glauco Diniz Duarte Diretor – como vender energia solar

Segundo o Dr. Glauco Diniz Duarte, uma forma de vendê-la é através da instalação de um sistema solar fotovoltaico na sua residência ou estabelecimento, tornando-se um produtor de energia. Feito isso, caso não utilize toda a energia produzida, você poderá vender o excesso para as distribuidoras de energia elétrica do seu estado.

Após instalar um sistema fotovoltaico, você poderá vender a energia solar que sobra para a distribuidora de energia elétrica. Porém o valor da venda é abatido da sua conta de luz, não é pago em dinheiro. Mas esta é uma ótima forma de reduzir os custos com energia elétrica em sua residência ou empresa.

Ainda assim, é válido destacar que a ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica) incentiva os consumidores que geram sua própria energia a conceder seus créditos energéticos às empresas de distribuição de energia elétrica locais. Desta forma, é possível tornar-se um micro (potência instalada inferior ou igual a 75 kW) ou minigerador (superior a 75 kW e menor ou igual a 3 MW) de energia distribuída, contribuindo para a economia no valor da conta de luz e para a preservação do meio ambiente.

No entanto, não se engane. O pagamento da “venda” de energia não poderá ser feito em dinheiro, e sim através de créditos de energia que geram uma economia em sua conta. Ou seja, sendo um fornecedor de energia solar você poderá contar com créditos energéticos para abater na sua fatura de luz em até 60 meses!

Por isso, a energia solar pode ser vendida e também considerada um investimento, já que você pode vendê-la às companhias elétricas por meio de leilões regulamentados pela ANEEL ou em mercados de energia elétrica, como o ACL (Ambiente de Contratação Livre) e o ACR (Ambiente de Contratação Regulada).

Como vender energia solar

A venda de energia solar pode ser feita por leilões que sejam regulados pela ANEEL, onde usinas solares competem para vender a energia pelo menor custo. Como alternativa, você também pode produzir energia solar para projetos menores e vender pelo mercado livre de energia.

Descubra mais sobre como vender energia solar!

Venda de energia elétrica no Brasil

No Brasil existem dois grandes mercados de comercialização de energia, um deles é o ambiente de contratação regulada (ACR), onde os consumidores cativos fazem parte, e o ambiente de contratação livre (ACL), onde os quem faz parte são os consumidores livres.

Consumidor Cativo é o mesmo que compra energia diretamente da concessionaria de distribuição o qual está eletricamente interligado, essa unidade paga apenas a fatura de energia por mês incluindo os serviços de distribuição e geração de energia, a desvantagem é que as tarifas são reguladas pelo Governo.

Consumidor livre é o mesmo que compra energia diretamente dos agentes comercializadores, através de contratos onde são negociados o valor da tarifa, o prazo e o volume, a vantagem desse modelo é que os valores ficam travados no contrato dando previsibilidade para o consumidor.

Mercados de energia elétrica no Brasil

A comercialização de energia elétrica pode acontecer de duas maneiras: livre ou de forma limitada pelo poder público, que define preços e quantidades. Quando se fale de Sistema interligado Nacional – SIN, as duas maneiras são realizadas pela Câmara de Comercialização de Energia Elétrica – CCEE que segue os regulamentos determinados pela ANEEL, dos quais destacamos:

  1. Convenção de Comercialização de Energia Elétrica – Resolução Normativa nº 109/2004;

    2. Regras de Comercialização;

    3. Procedimentos de Comercialização;

    4. Liquidação das operações de compra e venda – Resolução nº 552/2002;

    5. Garantias financeiras e a efetivação de registros de contratos de compra e venda de energia elétrica – Resolução Normativa nº 622/2014;

    6. Desligamento de agentes e impugnação de atos praticados na CCEE – Resolução Normativa nº 545/2013;

    7. Controle dos contratos de comercialização de energia elétrica – Resolução Normativa nº 783/2017.

Sistema de compensação de energia elétrica e os créditos energéticos

Os montantes de energia produzida em excesso e injetada que não forem compensados no local que produziu, poderão ser utilizados para compensar o consumo de outros locais desde que cadastrados para esse fim, e atendidos pela mesma distribuidora de energia, cujo titular seja o mesmo, tanto para pessoas físicas como para empresas.
O consumidor deverá definir a ordem de prioridade das unidades consumidoras participantes do sistema de compensação de energia elétrica. Sendo que a primeira é onde está instalado o sistema de geração.

Medição de Energia: O Novo Relógio de Luz

Os custos referentes à instalação do novo relógio de luz (Relógio bi-direcional que mede o que você consumiu da rede e o que você gerou em excesso e injetou na rede), necessário para o esquema de compensação de energia, são de responsabilidade do interessado ( Ou seja você paga pelo novo relógio de luz que custa em torno de R$400,00).
Após a adequação do sistema de medição, a distribuidora será responsável pela sua operação e manutenção, incluindo os custos de eventual substituição ou adequação.

Como vender energia solar que gero?

A Resolução Normativa da ANEEL nº 482, de abril de 2012, representou um grande avanço para a regulamentação da micro e minigeração de energia no país pois ela permite a conversão do excedente de energia gerado pelo sistema fotovoltaico em créditos de energia para serem utilizados posteriormente.

A compensação é realizada a partir da energia excedente injetada pelo micro ou minigerador na rede da distribuidora de energia, a qual gera créditos de energia equivalentes para serem consumidos em um período de até 36 meses. Ainda, de acordo com o art. 2º, é possível que o crédito gerado seja utilizado por outra unidade consumidora, desde que esta esteja relacionada ao mesmo CPF (Cadastro de pessoa Física) ou CNPJ (Cadastro de Pessoa Jurídica) da unidade consumidora responsável pela geração dos créditos. Em outras palavras, a energia que você gera em excesso, por exemplo na hora do almoço quando tem muito sol, é “jogada” para rede elétrica da distribuidora lhe gerando créditos em kWh para serem abatidos do seu consumo noturno ou em dias chuvosos.

Como funciona geração compartilhada de energia solar

É possível fazer a transferência dos créditos excedentes entre propriedades onde a conta de luz esteja sobre os mesmos CPFs/CNPJs diferentes, desde que firmado em contrato. Desta forma você pode transferir os créditos de energia para uma outra propriedade sua ou, fazer isso através de cooperativas e consórcios de pessoas ou empresas sendo possível você juntar um grupo de empresas ou amigos construir um gerador de energia solar maior e dividir esta produção de energia.
Obs: Para fazer isso é necessário que todos envolvidos no consórcio/cooperativa estejam dentro da mesma área de cobertura da distribuidora de energia.

Autoconsumo remoto

Na data de 17 de abril de 2012 foi publicada pela ANEEL a Resolução Normativa 482, a mesma estabelece as condições gerais para o acesso de microgeração e minigeração distribuída aos sistemas de distribuição de energia elétrica, o sistema de compensação de energia elétrica, e dá outras providências, nesse primeiro momento era possível somente gerar essa energia e o excedente ser abatido somente na mesma unidade consumidora, porém na data de 24 de novembro de 2015 houve a revisão da normativa (REN687/15) trazendo diversos benefícios, sendo um deles o autoconsumo remoto.

O Autoconsumo remoto é caracterizado por unidades consumidoras de titularidade de uma mesma Pessoa Jurídica, incluídas matriz e filial, ou Pessoa Física que possua unidade consumidora com microgeração ou minigeração distribuída em local diferente das unidades consumidoras, dentro da mesma área de concessão ou permissão, nas quais a energia excedente será compensada, ou seja, é possível realizar a geração de energia em uma unidade consumidora e o excedente dessa energia ser feito o abatimento em outra unidade consumidora de acordo com o citado acima, mesma pessoa jurídica (matriz e filial) ou pessoa física.

Usina solar

A usina solar, também conhecida como parque solar, é a resposta para a questão “como vender energia solar”. A usina solar basicamente é um sistema fotovoltaico de grande porte (sistema FV) projetado para a produção e venda de energia elétrica. As usinas de energia solar se diferenciam dos sistemas fotovoltaicos instalados em casas e indústrias pois elas fornecem energia em alta tensão para fins de distribuição e não para o autoconsumo

A maioria das usinas de energia solar no mundo são construídas sobre o solo. Elas são na sua maioria fixas, mas também podem ser construídas com os chamados “trackers”, seguidores solares que acompanham o movimento do sol. Embora as usinas montadas em sistema de rastreamento aumentam a produção de energia elétrica, também aumentam o custo de operação e manutenção da usina solar.

As Usinas Solares funcionam da seguinte maneira: os painéis solares produzem energia elétrica em corrente contínua, portanto, eles precisam de um inversor solar para converter esta energia em corrente alternada (A corrente alternada é a energia que você consome na sua casa ou empresa). Os inversores entregam a energia produzida pelos painéis fotovoltaicos em até 380Volts. Para a transmissão de energia nas linhas de alta tensão é preciso de uma tensão bem mais alta que isso, portanto utilizam-se transformadores para elevar a tensão para 13.800Volts, 69.000Volts, 138.000Volts e até acima de 230.000Volts.

A eletricidade produzida pela usina de energia solar é então transmitida pelas redes de transmissão de energia e distribuída pelas distribuidoras de energia para o uso em sua casa ou empresa.

Fazenda solar

Fazenda solar é um termo comumente utilizado para descrever um conjunto de painéis fotovoltaicos instalados em um campo ou área rural.

Não há um número oficial de painéis instalados ou alqueires utilizados que qualificam um projeto como uma fazenda solar, porém, o consenso é de que um conjunto de painéis fotovoltaicos para ser classificado como uma fazenda solar precisa ter mais que 1MW de potência. (aprx. De 8.000 a 10.000m² de área ocupada)

A maior fazenda solar construída até então está localizada na Califórnia e tem uma potência total de 579.000kWp.

A fazenda solar somente é um empreendimento correto do ponto de vista ambiental quando ela for construída em um local onde a terra não pode ser usada para agricultura ou em qualquer área onde existe vegetação.

O ideal é utilizar locais áridos onde já existem linhas de transmissão. Desta forma não estamos desmatando e não é preciso fazer mais obras faraônicas cruzando milhares de quilômetros para trazer a energia para o local de consumo. Como o caso da Usina de Belo Monte onde desmataram uma parte da Amazônia e vão precisar cruzar milhares de quilômetros de mata para trazer a energia (Mais uma das obras ridículas do nosso governo corrupto).

Glauco Diniz Duarte Diretor - como vender energia solar
Glauco Diniz Duarte Diretor – como vender energia solar
GDE Solar Energia Solar Fotovoltaica
GDE Solar Energia Solar Fotovoltaica
Turbo Brasil Comércio e remanufatura de sistemas de injeção diesel
Turbo Brasil Comércio e remanufatura de sistemas de injeção diesel
TBIC Incorporações e Construções
TBIC Incorporações e Construções
Hotel Corumbau Jocotoka Bahia
Hotel Corumbau Jocotoka Bahia
Glauco Diniz Duarte
Glauco Diniz Duarte
Glauco Diniz Duarte
Glauco Diniz Duarte
Glauco Diniz Duarte
Glauco Diniz Duarte
Glauco Diniz Duarte
Glauco Diniz Duarte
Glauco Diniz Duarte
Glauco Diniz Duarte
Glauco Diniz Duarte
Glauco Diniz Duarte
Glauco Diniz Duarte
Glauco Diniz Duarte
Glauco Diniz Duarte
Glauco Diniz Duarte
Glauco Diniz Duarte
Glauco Diniz Duarte
Glauco Diniz Duarte
Glauco Diniz Duarte
Terrenos e lotes a venda em corumbau sul da Bahia
Hotel Corumbau Jocotoka Bahia
Terrenos e lotes a venda em corumbau sul da Bahia
Hotel Corumbau Jocotoka Bahia
Terrenos e lotes a venda em corumbau sul da Bahia
Hotel Corumbau Jocotoka Bahia
Terrenos e lotes a venda em corumbau sul da Bahia
Hotel Corumbau Jocotoka Bahia
Dentista Dr. Alysson Resende
Dentista Dr. Alysson Resende
Academia Exito
Academia Exito
Go Fit Sports atividades físicas no seu condomínio
Go Fit Sports atividades físicas no seu condomínio
A Rede 1Smile dentistas
A Rede 1Smile dentistas
Academia Êxito unidade castelo BH
Academia Êxito unidade castelo BH
Academia Êxito unidade Ponte Nova
Academia Êxito unidade Ponte Nova
Dr. Alysson Resende, Invisalign Doctor Diamond Emerald, Ortodontia e ortopedia Facial, Dentista de BH
Dr. Alysson Resende, Invisalign Doctor Diamond Emerald, Ortodontia e ortopedia Facial, Dentista de BH
Energia Solar Fotovoltaica BH - GDE Solar
Energia Solar Fotovoltaica BH – GDE Solar
Invisalign Ortodontista Credenciado Dr. Alysson Resende odontologia
Invisalign Ortodontista Credenciado Dr. Alysson Resende odontologia
LENTES DE PORCELANA DENTISTA
LENTES DE PORCELANA DENTISTA
Estamparia Vila Rica Belo Horizonte
Estamparia Vila Rica Belo Horizonte
Cymo – Empresa de consultoria em gestão
Cymo – Empresa de consultoria em gestão
Espaço Fitness - A academia da família
Espaço Fitness – A academia da família
ED Amorim Coquetelaria, Gastronomia, Viagens e Hotéis
ED Amorim Coquetelaria, Gastronomia, Viagens e Hotéis
Search Engine Optimization - Seo Muniz
Search Engine Optimization – Seo Muniz
SEO MUNIZ

Link112 SEO MUNIZ
Link112 Turbo Brasil Turbo Energy Parts