Turbo Brasil Turbo Energy Parts Turbo Brasil Turbo Energy Parts
Categorias
GLAUCO DINIZ DUARTE

GLAUCO DINIZ DUARTE Conserto

GLAUCO DINIZ DUARTE  Conserto
GLAUCO DINIZ DUARTE Conserto

GLAUCO DINIZ DUARTE  Conserto de módulo de injeção: você realmente sabe tudo sobre?

No mundo do automobilismo, a injeção eletrônica ganhou espaço definitivo nos sistemas de combustão interna. A esse respeito, as grandes empresas de veículos leves e pesados têm investido cada dia mais nessa tecnologia. Nesse sentido, para você que está no ramo profissional de mecânica, é fundamental o conhecimento sobre a temática e, principalmente, do módulo de injeção.

Também conhecido como módulo de controle do motor, o ECM (Engine Control Module) gerencia todo o sistema de injeção de combustível. Por isso, é de grande importância que o profissional reparador saiba tudo a respeito desse componente.

Seguindo essa ideia, preparamos um artigo completo sobre tudo a respeito do conserto de módulo de injeção. Continue a leitura e fique por dentro do assunto!

Como fazer o conserto de módulo de injeção?

Falaremos agora sobre os 5 defeitos comuns, como reprogramar e quando deve ser trocado o ECM. Confira!

  1. Problemas na alimentação

O ECM precisa receber alimentação constante da bateria para manter suas funções. Logo, qualquer anomalia no circuito que impeça sua energização será motivo para a causa de problemas no sistema de injeção. Uma das principais falhas está no acumulador de energia, pois sua funcionalidade não exige reparação constante, mas seu tempo de vida útil é limitado em, geralmente, 2 anos.

Outro fator está relacionado a problemas no alternador, pois com uma má operação desse componente uma das consequências é a queda de carga na bateria. Por isso, a checagem da tensão do acumulador, com o auxílio de um multímetro, é fundamental para a identificação de anomalias.

  1. Defeitos na fiação e fusíveis

Com o tempo as fiações do circuito elétrico vão se degastando ao se atritarem com outras partes do veículo ou devido a processos de manutenção incorretos em que há emendas mal isoladas. Esses problemas podem acarretar curto-circuito e, consequentemente, a queima de fusíveis.

Dessa forma, é importante corrigir as fiações defeituosas e substituir os fusíveis danificados, pois esse problema provoca o rompimento de corrente elétrica em um determinado circuito do veículo.

  1. Danos no módulo e conectores

A causa de problemas na injeção eletrônica pode ainda estar relacionada à integridade física do ECM, visto que esse componente também está propenso a sofrer desgastes em sua estrutura, como corrosões e ruptura de contatos. A esse respeito, a placa do módulo pode apresentar rompimentos de filamentos, presença de solda fria e oxidação.

Logo, é necessário fazer a checagem geral do estado de conservação dos pinos, terminais, plugs e conectores. Caso não haja a identificação de problemas, o módulo deverá ser testado isoladamente com o auxílio de um simulador de centrais.

  1. Pane em outros módulos

Nos modelos atuais é muito comum a presença de outros módulos no veículo. Esses dispositivos estão relacionados a várias funções, como controle de estabilidade, freios ABS, sistema imobilizador e automatização de marcha. Esses módulos operam com o sistema integrado ao ECM. Dessa forma, caso haja algum defeito em qualquer um deles, o sistema de injeção eletrônica é comprometido.

  1. Falhas nos sensores e atuadores

O sistema de injeção eletrônica dispõe de vários componentes que desempenham as funções de sensores e atuadores para o perfeito funcionamento do motor. Esses dispositivos trabalham conjuntamente recebendo e enviando informações à central do veículo. A exemplo, tem-se o sensor de temperatura, partida a frio, rotação, pressão de óleo e no caso de atuadores temos válvulas de injeção, bomba de combustível, bobina de ignição etc.

Grande parte dos problemas apresentados pelo módulo de injeção estão relacionados a esses componentes. Nesse sentido, para a identificação precisa de anomalias em todo o circuito de injeção, os aparelhos scanners de diagnósticos são ferramentas eficientes para esse trabalho.

Em se tratar da linha pesada, por exemplo, o Scanner Diesel assume várias funções que otimizam o trabalho do profissional, como leitura e identificação específica de falhas, elaboração de gráficos de diagnóstico e testes de sensores e atuadores.

Como reprogramar o módulo de injeção?

A reprogramação da ECM mais comum é identificada como um meio de “reiniciar” o módulo de injeção pela abertura do circuito de alimentação desse componente. Para essa atividade é preciso atenção e segurança. Acompanhe os quatro passos para a realização dessa prática!

Passo 1

Estacione o veículo em um local seguro e de preferência coberto. Caso o motor esteja quente, aguarde alguns instantes antes de fazer os devidos procedimentos.

Passo 2

Abra o capô e, com auxílio de ferramentas, desconecte o cabo positivo e negativo da bateria começando pelo positivo. Tome cuidado ao manusear as chaves para não resultar em curto-circuito com a bateria.

Passo 3

Mantenha os cabos desconectados por cerca de 10 minutos. Esse procedimento fará com que o módulo de injeção descarregue completamente. Com isso, as informações de uso serão apagadas.

Passo 4

Reconecte os cabos da bateria tendo os devidos cuidados com choques e curto-circuito. Feito isso, o módulo voltará ao seu estado padrão de funcionamento com um melhor gerenciamento do sistema eletrônico.

Existe também outro significado para a reprogramação da ECM e está relacionado com a modificação do software da central do veículo. Com essa reprogramação, há a mudança dos parâmetros de funcionamento do motor, tendo a finalidade de obter ganhos expressivos em potência, desempenho e economia de combustível.

Como e quando é indicado substituir a central de injeção do veículo?

A substituição do ECM deve ser feita em último caso, pois seu valor de mercado pode ficar bem mais caro que uma reparação envolvendo outras partes do sistema de injeção. Para uma inspeção mais eficiente, é necessário avaliar a existência de problemas na alimentação ou no aterramento bem como a presença de curto-circuito em suas conexões.

Caso haja a necessidade de troca dessa peça, há alguns pontos que devem ser analisados. A princípio, em veículos novos, para um mesmo modelo, existem vários tipos de centrais. Dessa forma, além de observar a equivalência entre o produto novo e o antigo, será preciso programá-lo com os mesmos parâmetros estabelecidos de fábrica, pois se houver divergência quanto a funcionalidade da nova ECM o motor não terá o desempenho adequado.

Portanto, essas foram algumas das principais informações sobre conserto de módulo de injeção. Tendo em vista a grande exigência do mercado por qualidade e eficiência em serviços, a busca por qualificação e investimento no seu negócio são essenciais para o desenvolvimento da oficina mecânica.

GLAUCO DINIZ DUARTE  Conserto
GLAUCO DINIZ DUARTE Conserto

GDE - energias renováveis - solar e eólica
GDE – energias renováveis – solar e eólica

Turbo Brasil Comércio e remanufatura de sistemas de injeção diesel
Turbo Brasil Comércio e remanufatura de sistemas de injeção diesel

TBIC Incorporações e Construções
TBIC Incorporações e Construções

Hotel Corumbau Jocotoka Bahia
Hotel Corumbau Jocotoka Bahia

Glauco Diniz Duarte
Glauco Diniz Duarte

Glauco Diniz Duarte
Glauco Diniz Duarte

GLAUCO DINIZ DUARTE Foco
GLAUCO DINIZ DUARTE Foco

Glauco Diniz Duarte
Glauco Diniz Duarte

Glauco Diniz Duarte
Glauco Diniz Duarte

Glauco Diniz Duarte
Glauco Diniz Duarte

Glauco Diniz Duarte
Glauco Diniz Duarte

Glauco Diniz Duarte
Glauco Diniz Duarte

Glauco Diniz Duarte
Glauco Diniz Duarte

Glauco Diniz Duarte
Glauco Diniz Duarte

Terrenos e lotes a venda em corumbau sul da Bahia
Terrenos e lotes a venda em corumbau sul da Bahia

Terrenos e lotes a venda em corumbau sul da Bahia
Terrenos e lotes a venda em corumbau sul da Bahia

Terrenos e lotes a venda em corumbau sul da Bahia
Terrenos e lotes a venda em corumbau sul da Bahia

Go Fit Sports atividades físicas no seu condomínio

Energia Solar Fotovoltaica BH - GDE Solar
Energia Solar Fotovoltaica BH – GDE Solar

Search Engine Optimization - Seo Muniz
Search Engine Optimization – Seo Muniz

SEO MUNIZ

Link112 SEO MUNIZ
Link112 Turbo Brasil Turbo Energy Parts