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GLAUCO DINIZ DUARTE

GLAUCO DINIZ DUARTE Convencional

GLAUCO DINIZ DUARTE  Convencional
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GLAUCO DINIZ DUARTE Injeção diesel e convencional: Qual é a diferença na prática?

O Brasil é o único país do mundo em que a venda de veículos de passeio com motor a diesel é proibida, sendo comercializados apenas SUVs, picapes, utilitários e crossovers com esse tipo de combustível.

A injeção diesel pode até não ser fácil de encontrar, mas você deve ficar atento no dia a dia. Afinal, o item precisa de cuidados especiais durante a manutenção para que os veículos apresentem o melhor desempenho.

Neste post, você vai conhecer a diferença entre a injeção diesel e a convencional e quais são as funcionalidades desse tipo de motor. Confira:

Necessidade de manutenção

O motor diesel é mais robusto e tem uma durabilidade maior do que veículos movidos a outros tipos de combustível, o que torna sua manutenção mais complexa.

Você pode ter mais trabalho ao fazer os reparos, mas seu lucro será maior ao finalizar o serviço. Como a injeção diesel conta com componentes de alta tecnologia e maior complexidade, o valor pago pelos clientes será mais alto.

Modo de compressão

Ao contrário de carros movidos a gasolina e etanol, os que utilizam diesel têm uma taxa de compressão alta, pois são exigentes e precisam quase que unicamente de ar para funcionar. No sistema normal, a taxa de compressão é de 8 a 11:1, e na diesel 16 a 24:1.

Enquanto é possível encontrar motores a gasolina funcionando normalmente com uma taxa baixa de compressão, o mesmo pode não acontecer no caso da injeção diesel. Por isso, a compressão adequada é um dos principais fatores para que esse tipo de motor realize suas funções corretamente.

Válvula de admissão

O processo de entrada de ar e combustível no motor também varia entre sistemas convencionais e a diesel. Na injeção convencional, ar e combustível são aspirados ao mesmo tempo e comprimidos a uma temperatura de 450°C. Além disso, uma centelha é necessária para que ocorra a queima da mistura, ou seja, uma vela de ignição é necessária.

Por outro lado, apenas ar puro é aspirado na injeção diesel, que vai para dentro do cilindro e é comprimido em uma temperatura de 800°C. Como a ignição é feita por compressão, não é preciso ter uma vela ou chama para que ocorra a combustão.

Giro por minuto

Carros com motores a gasolina ou etanol possuem um número maior de rotações por minuto (RPM), o que faz com que eles tenham mais velocidade.

Já motores diesel, por precisarem de menos giros, são mais econômicos e apresentam uma durabilidade maior.

GLAUCO DINIZ DUARTE  Convencional
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