GLAUCO DINIZ DUARTE ISO 9001 – Como ter uma gestão eficiente
A gestão de uma empresa muitas vezes pode ser considerada o coração de um negócio. Para uma grande empresa, que entrega produtos que precisam ter uma qualidade já esperada, a gestão e o controle dos processos são ainda mais importantes. Para ter esse controle, uma das certificações que ajudam diversas companhias é a ISO 9001, elaborada pelo Comitê Técnico Quality Mangement and Quality Assurance (ISO/TC 176).
Ela é a norma que certifica os Sistemas de Gestão da Qualidade e define os requisitos para a implantação do sistema. Este documento possui ferramentas de padronização, que proporcionam um modelo seguro para implementar a Gestão da Qualidade.
O objetivo da norma é garantir a consistência e padrões de acordo com as definições dos processos de produção da empresa. Isso traz confiança aos clientes, que sabem que estão adquirindo um produto que sempre terá a qualidade já esperada e feita pelos mesmos meios de produção.
Tanto empresas públicas quanto privadas podem obter essa certificação com base na ISO 9001. Elas podem ser de qualquer setor, produto ou serviço oferecido também. O documento é de grande valor para a empresa, pois agrupa um conjunto de práticas de gestão de empresas do mundo todo. Quando uma empresa se certifica nessa norma, adquire a competência para utilizar a ferramenta de qualidade: o Ciclo PDCA (Plan-Do-Check-Action) – Planejar, fazer, checar e agir.
Além do Ciclo PDCA, a norma ISO 9001 conta com 8 princípios da qualidade. São vários requisitos, provenientes das experiências de várias organizações, que podem ser usados por qualquer empresa que deseja utilizar o sistema, Assim cada princípio deve ser analisado e estudado para que seja atingido o sucesso na implantação do modelo:
Foco no Cliente: os funcionários devem trabalhar para atender o cliente de forma satisfatória e agradável, pois sem eles a empresa não obteria a sua fidelização;
Liderança: deve ter solidez e estar por dentro dos avanços do mercado da empresa. Além disso, a organização deve oferecer as ferramentas necessárias para que os liderados executem os processos com eficácia;
Abordagem de Processo: é a relação entre funcionários e as tarefas que são executadas na empresa, além da relação entre a entrada e saída desses processos e a oferta de recursos para que a atividade seja bem desempenhada;
Abordagem Sistêmica para a Gestão: os processos devem ser visualizados como um sistema, onde tudo que faz parte do sistema interaja. A partir disso, os processos poderão ser avaliados e organizados;
Envolvimento das Pessoas: conforme explica o conceito de Gestão da Qualidade, a equipe de trabalho é um dos principais recursos da empresa;
Melhoria Contínua: nesse princípio, a equipe adquire o conhecimento de como os processos devem ser realizados para atingirem a qualidade;
Abordagem Factual para Tomada de Decisões: através dos indicadores, das auditorias e análises feitas através do Sistema de Gestão da Qualidade, os gestores poderão verificar as oportunidades e desafios da empresa, e assim tomar decisões que auxiliarão na melhoria dos serviços e produtos;
Benefícios Mútuos nas Relações com os Fornecedores: tanto funcionários, quanto fornecedores, estabelecem uma relação de parceria com a empresa. Com esse tratamento, prazos e preços contribuem para a qualidade dos produtos e serviços.