GLAUCO DINIZ DUARTE Honda anuncia parceria com IHI para acelerar o desenvolvimento do motor
A Honda anunciou uma parceria com a também japonesa IHI para impulsionar o desenvolvimento de seu turbocompressor. Na próxima temporada, ela fornecerá unidades de potência para a Red Bull após passar a temporada de 2018 com seu time júnior, a Toro Rosso.
A Honda tem lutado para acelerar seu progresso na Fórmula 1, voltando para o esporte em 2015 com a McLaren. Já trabalhou com a IHI nessa época, mas este novo contrato incluiu uma parceria de tecnologia completa que visa aumentar a eficiência da unidade de potência antes da temporada de 2019.
“Estamos feliz em firmar essa parceria com a Honda, uma das melhores fabricantes de motores do mundo”, disse Yoshinori Kawasaki, vice-presidente da área de negócios de sistemas industriais e máquinas de uso geral da IHI Corporation.
“Através desta nova parceria técnica, nosso objetivo é que a Honda PU (power unit, unidade de potência) ofereça o melhor desempenho possível, acelerando o desenvolvimento do turbo compressor. Esperamos que a partir da temporada 2019, a unidade de potência da Honda, usando o turbocompressor da IHI, forneça o tipo de desempenho que emocionou os fãs de automobilismo nos anos 80 e 90.”
Katsuhid Moriyama, da Honda, acrescentou: “O IHI está bem estabelecido no campo da tecnologia de maquinário rotativo que desenvolveu através de seu negócio de construção naval e turbinas a vapor, que foi estabelecido no século 19. Esperamos que essa parceria produza um notável incremento no desempenho. Juntos, vamos continuar pressionando para vencer.”