GLAUCO DINIZ DUARTE
ISO 9001 garante qualidade em escritórios de advocacia
A busca do certificado de qualidade em empresas e organizações revela a preocupação dos empresários com a qualidade dos serviços prestados a seus clientes. Nos escritórios de advocacia, essa preocupação não seria diferente. Dessa forma, os profissionais do direito passaram a se interessar por esse campo antes pouco explorado, mas capaz de gerar um grande diferencial no mercado de trabalho. Ao buscar a certificação ISO 9001,resultado do aperfeiçoamento das práticas administrativas e operacionais da organização, o advogado atual se deparara com um novo desafio: o da gestão de pessoas com o objetivo de proporcionar melhores serviços e atendimento de qualidade para seus clientes.
Embora a OAB não considere o escritório do advogado como uma empresa, muitos elementos da mesma se fazem presentes. A preocupação com o pagamento de tributos, de salários e FGTS, por exemplo, são parte do cotidiano de uma banca de advogados. Assim, a qualidade do serviço prestado a quem procura um profissional do Direito está diretamente relacionado à capacidade que esse profissional tem de administrar sua rotina. Para Gabriel Diniz diretor jurídico do escritório ABDO Advogados, o investimento em qualidade de gestão só enriquece a atividade jurídica dos profissionais.
A ABDO Advogados é um dos poucos escritórios de advocacia no País que possui a certificação ISO 9001/2000. Pautada em um grupo de normas técnicas que estabelecem um modelo de gestão da qualidade para organizações em geral, as normas ISO orientam e monitoram os setores envolvidos na causa judicial para que os mesmos estejam de acordo com procedimentos já aprovados, que objetivam a satisfação do cliente. Tais métodos visam a garantir processos de qualidade,que acabam por resultar em um atendimento judicial melhorado.
Para Diniz, a grande melhoria alcançada com a conquista do certificado no ano de 2008 foi a integração do processo jurídico. De acordo com o diretor, ao investirem em áreas como recursos humanos, atendimento e cartórios, todo o escritório saiu favorecido. “Nós desenvolvemos uma rotina. Com a norma,começamos a dar mais apoio para as áreas jurídicas, o que resultou em um ganho maior de processos e consequentemente em clientes mais satisfeitos.”
Entretanto, essa preparação para a gestão dos escritórios como uma empresa que deve priorizar a satisfação de clientes e a qualidade de seus serviços não é uma tarefa simples. Com a orientação de especialistas, o diretor da ADBO levou cerca de um ano e meio para atender a todos os requisitos que a ISO 9001 exige.Diniz também enfatiza que os jovens profissionais do Direito não saem da faculdade com repertório suficiente para gerir o próprio negócio. “Falta essa visão mais ampla sobre gestão e economia. Eu busquei esse conhecimento fora da faculdade, e a Iso só veio reforçar a importância de executar um trabalho de qualidade. A norma ISO 9001 é isso, uma busca contínua pela satisfação do cliente – desde o atendimento até se ganhar o processo.”