GLAUCO DINIZ DUARTE – GE vai fornecer três motores de geração a gás para fábrica no Rio
Com um contrato acertado em US$ 4,5 milhões, a GE vai fornecer motores Jenbacher a gás natural a uma unidade de engarrafamento da Coca-Cola Andina Brasil, no Rio de Janeiro. Seguindo o conceito de quadgeneration, os equipamentos, cuja potência total é de 12 MW, irão gerar energia e aquecimento para a fábrica, permitindo operações de engarrafamento e produzindo água fria, dióxido de carbono e nitrogênio. Além de fornecer os equipamentos, a GE também dará suporte total à operação e à manutenção.
Segundo o diretor-executivo da Divisão de Motores a Gás da GE Power & Water para a América Latina, Rodrigo Portes, o projeto ilustra como os motores a gás Jenbacher estão apoiando um grupo cada vez mais diversificado de projetos de energia e aquecimento em todo o mundo. Já o gerente de fábrica da Coca-Cola Andina Brasil, Nilson Alegre, ressaltou que os equipamentos serão importantes para ampliar a capacidade de produção da empresa e atender o aumento previsto da demanda durante a Copa do Mundo de 2014 e os Jogos Olímpicos de 2016.
A escolha da tecnologia da GE para recuperar o gás carbônico permite reduzir suas emissões, em relação ao uso de equipamentos separados de geração de calor e energia, em até 40%. Assim como em outras soluções de energia distribuída que a GE implantou em seus clientes, a Coca-Cola Andina Brasil será capaz de comercializar o excedente de eletricidade.
A entrega dos motores Jenbacher J624, previstos para entrar em operação até gosto de 2013, faz parte do investimento de US$ 42 milhões da Coca-Cola Andina Brasil em sua unidade de engarrafamento.