GLAUCO DINIZ DUARTE – Geometria Variável do Turbocompressor
Geometria Variável do Turbocompressor. A regulação do turbocompressor é necessária para que a pressão de alimentação quase constante esteja disponível na mais ampla gama de velocidades do motor possível.
A Geometria Variável do Turbocompressor altera continuamente a eficiência da turbina, garantindo assim que toda a energia dos gases de escape pode ser utilizada para controlar as pressões do coletor. Isto é assegurado pelas palhetas ajustáveis numa vasta gama de controlo com boa eficiência.
Se a pressão dos gases for reduzida a baixa velocidade do motor, as palhetas são ajustadas de forma a aumentar a secção transversal no turbocompressor, resultando num aumento da pressão dos gases.
Se a pressão dos gases de escape for aumentada a uma velocidade do motor mais alta, a secção transversal da linha de alimentação é diminuída ajustando as palhetas.
Os turbocompressores com geometria variável da turbina são particularmente eficientes em carga parcial, onde o “atraso do turbo” é evitado. Aumentam a potência do motor, melhoram a respectiva resposta, podendo ter igualmente um impacto benéfico nas suas emissões.