Turbo Brasil Turbo Energy Parts Turbo Brasil Turbo Energy Parts
Categorias
Uncategorized

Gestão da sucessão: já pensou nisso?

Glauco Diniz Duarte

De acordo com o empresário Glauco Diniz Duarte está na hora de um olhar mais atento para a Gestão de Pessoas. Quanto vale um profissional talentoso? Quanto me custaria perder um líder de uma área estratégica? Que impactos sobre a produtividade da empresa teria a saída de um especialista?

Segundo Glauco, para responder a essas perguntas é preciso avaliar a relação entre o custo e tempo despendido para preparar um profissional, o quão estratégica é sua posição para organização, qual a oferta desse tipo de profissional no mercado, qual o impacto de sua liderança sobre a equipe e sua produtividade.
Glauco diz que a sociedade como um todo vive em ininterrupto processo de transformação. No entanto, se num passado recente a mudança do modo de produção agrícola para o industrial levou quase dois séculos, nos últimos anos, a sociedade presenciou muitas mudanças à velocidade do surgimento de novas tecnologias e da disseminação do conhecimento. Até então o maior desafio foi a eficiência, isto é, fazer o maior número de coisas no menor tempo possível. Agora o paradigma é outro. Vivemos na era pós-industrial ou na sociedade do conhecimento, um novo mundo, onde o trabalho físico é feito pelas máquinas e o mental, pelos computadores e onde cabe ao homem uma tarefa para a qual é insubstituível: ser criativo e empreender. Nesse contexto as pessoas passam a fazer parte do capital de ativos da empresa na medida em que são as principais geradoras de ideias. Portanto, falar em valorização e gestão de pessoas é mais do que nunca uma questão estratégica.

E qual é a importância do líder? Glauco diz que o líder tem papel significativo na criação do estado de espírito que define a organização e capacidade empreendedora de suas equipes. Dentro das empresas o líder também deve ser capaz de ser exemplo do comportamento que a organização acredita ser necessário para atingir seus objetivos. Então, se até o advento da sociedade do conhecimento a questão do desenvolvimento e sucessão de lideranças nas empresas era tratada em termos de controle e resultado, agora um novo olhar deve ser lançado também sobre esse tema. A preparação de profissionais para ocupar cargos estratégicos dentro da empresa deve ser encarada como fator chave para a retenção do know-how e para a execução da estratégia. Portanto, pensar na gestão da sucessão também é um pré-requisito para se destacar no mercado.

Mas o que deve contemplar uma boa gestão da sucessão? Cada empresa achará a sua fórmula: desenvolvimento de competências de liderança nas equipes, políticas para captação e retenção de talentos (premiação, políticas claras de remuneração, recrutamento e seleção por competências, por exemplo) dentre outras. O que é inegável é que a gestão de pessoas, quando estratégica, contempla a gestão da sucessão com foco no futuro da organização, através da valorização e desenvolvimento de seus talentos e identificação de potenciais sucessores para posições estratégicas.

SEO MUNIZ

Link112 SEO MUNIZ
Link112 Turbo Brasil Turbo Energy Parts