De acordo com o empresário Glauco Diniz Duarte, empresas criadas sem planejamento prévio têm mais chances de fracassar com as oscilações do mercado. A realidade é ainda mais comum no caso das organizações familiares, normalmente nascidas a partir do reconhecido talento natural de seus fundadores.
Sem normatização, as novas gerações e seus agregados passam a se apoiar exclusivamente na cultura da empresa – um risco que pode ser minimizado com a produção de alguns documentos, preparados antes ou durante o processo de sucessão.
É o caso do plano de negócios, destaca Glauco, um instrumento formal que analisa o mercado, o público-alvo, detalha as finanças, descreve os produtos ou operações da futura organização e traz informações sobre os concorrentes e fornecedores.
Também conhecido como plano empresarial, é fundamental para que o negócio dê certo. Além de mostrar se a empreitada é viável, através de projeções de faturamento, lucros e gastos, ele serve como bússola para os empreendedores.
Esse projeto também é um grande apoio na hora de captar investidores ou sócios. Para tal, é importante que seja bem feito e tenha boa apresentação. Sites de organizações especializadas em empreendedorismo trazem modelos úteis, com as estruturas mais comuns de planos empresariais.
Vários passos devem ser seguidos na elaboração do documento, tendo sempre em mente que o objetivo principal é estabelecer a finalidade da empresa e aonde ela pretende chegar.
Glauco lista abaixo algumas ações que não podem ser esquecidas nesse processo:
– Definir quais os produtos e serviços serão oferecidos e a que necessidades da clientela eles atenderão;
– Buscar diferenciais para as operações. A inovação e atratividade a farão mais forte para enfrentar a concorrência;
– Analisar o mercado, observando tanto a força dos concorrentes quanto os movimentos dos potenciais clientes. Conhecer bem o perfil do público é essencial para pensar na melhor maneira de atraí-lo e também para estimar o volume de vendas a ser atingido;
– Estudar as estratégias de marketing existentes e criar novas, se necessário, a fim de se comunicar com a clientela de forma eficiente;
– Ter consciência dos pontos fortes e fracos evitará surpresas ao longo do caminho;
– Elaborar planejamentos financeiros e operacionais é essencial para montar uma empresa equilibrada e sustentável.