Turbo Brasil Turbo Energy Parts Turbo Brasil Turbo Energy Parts
Categorias
Uncategorized

Dicas de controle financeiro para sua empresa ter sucesso

Glauco Diniz Duarte
Glauco Diniz Duarte

Em muitas pequenas e médias empresas, a organização financeira nem sempre aparece no topo da lista das prioridades, e muitos empreendedores não investem o tempo necessário para organizar as finanças da sua empresa, aponta o empresário Gçauco Diniz Duarte.

O Sebrae aponta que mais de 70% das micro e pequenas empresas brasileiras fecham as portas nos primeiros cinco anos de vida por falta de planejamento, e o aspecto financeiro tem um grande peso nessa estatística.

Acontece que, sem controle financeiro, empresa nenhuma sobrevive, independentemente do ramo e do porte, afirma Glauco.

Qual a importância do controle financeiro?
Com o controle financeiro, o normal é que todas as informações que envolvem entrada e saída de dinheiro estão sendo observadas e anotadas. O domínio absoluto deste controle é obtido quando o empresário usa essas informações para entender o que está acontecendo com a empresa. O que nem sempre acontece quando olha-se somente para o saldo de caixa, sem saber o porquê daquele valor.

De acordo com Glauco, uma boa organização financeira é essencial para tomar decisões em momentos difíceis e crescer quando a economia começa a perder fôlego, e permite ao empresário analisar melhor a saúde da empresa.

Quer saber como controlar melhor as finanças para que sua empresa não feche as portas precocemente? Glauco dá algumas dicas:

Planejamento
É essencial dedicar um tempo para organizar as informações e criar rotinas: Avalie e determine a periodicidade com que os relatórios sobre as finanças serão entregues e crie o hábito de reunir-se com os responsáveis pelo Financeiro para discutir o andamento do negócio.

Fluxo de caixa
O fluxo de caixa é uma ferramenta indispensável na gestão financeira de qualquer negócio. Ele é um instrumento de gestão, que orienta o empresário sobre as entradas e saídas de caixa num determinado período de tempo. É também, a melhor maneira de manter as despesas sob controle.

Com o Fluxo de caixa, o empresário pode ter uma visão ampla do seu negócio e avaliar se a empresa trabalha com folga ou aperto financeiro. Contabilizar ganhos e gestão da movimentação financeira também são facilitados por ele.

Tudo que envolva dinheiro na empresa tem que anotar. Tenha a cada final de mês, um resumo total de entradas e saídas do dinheiro, de forma que possa avaliar o desempenho de sua empresa e tomar decisões mais acertadas e com antecedência. Para tal, vale a pena investir em tecnologia, consultoria especializada e pessoal interno qualificado.

Capital de Giro
É preciso ter uma quantia de dinheiro reservada para que o negócio possa fluir com tranquilidade, ainda mais no início de um grande projeto ou até mesmo da empresa. Mas não basta ter esse recurso extra disponível em caixa. É preciso saber administrá-lo, além de entender que o capital de giro existe para honrar com os compromissos imediatos ou lidar com problemas de última hora.

Despesas pessoais separadas
Uma das principais atitudes que complicam a gerência das finanças é misturar as contas do negócio com as pessoais. O caixa da empresa deve pagar todas as despesas da empresa antes de pagar as despesas do empresário.

Invista em tecnologia
Você pode até no começo da sua empresa anotar tudo no papel. Mas, conforme sua empresa for crescendo, vai surgir a necessidade de fazer um upgrade no controle financeiro. Os softwares de gestão empresarial (ERP) são importantes aliados nessa hora.

SEO MUNIZ

Link112 SEO MUNIZ
Link112 Turbo Brasil Turbo Energy Parts