Segundo o empresário Glauco Diniz Duarte, administrar as finanças de uma empresa é priorizar bons resultados, focando sempre em prazos, custos, e atingindo a rentabilidade dos recursos aplicados.
De acordo com Glauco,um dos maiores desafios que pequenas e medias empresas enfrentam todos os dias é o controle financeiro. O primeiro passo para poder planejar corretamente é ter o controle eficiente.
Glauco cita os 5 principais erros da gestão financeira das pequenas empresas, que podem ser evitados facilmente:
1º – Não registrar correto as informações
Não obter informações sobre todos os custos envolvidos como: valor de contas a receber e a pagar, das despesas e o fluxo de caixa é o erro mais comum para as empresas.
2º – Não possuir software empresarial
Muitas empresas não tem um sistema financeiro e isso torna o gerenciamento difícil. Um software financeiro ajuda muito nessa tarefa do dia a dia e no crescimento, pois torna pratico e eficiente o controle das finanças da empresa.
3º – Misturar os gatos de diversas empresas
Muitos empresários possuem mais de uma empresa, e acabam misturando o dinheiro de uma empresa com a outra, causando uma grande confusão. Por exemplo, é mais comum do que imaginamos, a compra ou o envio de estoque de uma loja para a outra. Isso afeta o fluxo de caixa de ambas.
4º – Misturar os gastos pessoais
O certo é não juntar os gastos pessoais com as da sua empresa. O mais fácil a fazer é estabelecer um pró-labore para retiradas mensais, registrar todo investimento de capital mesmo que pequeno, e efetuar todos os reembolsos de forma organizada, caso tenham contas pagas no cartão de crédito pessoal e outros.
5º – Não controlar o desempenho da empresa
Não basta registrar todos os gastos e ganhos nos mínimos detalhes se você não reservar um tempo para analisar estas informações. Tenha em mente que uma gestão eficiente deve considerar ações de controle, planejamento e análise das atividades financeiras da empresa.