Glauco Diniz Duarte Diretor – Componentes do sistema Common Rail
Segundo o Dr. Glauco Diniz Duarte, o Common Rail é um dos principais sistemas de injeção eletrônica do mercado. Desenvolvido com tecnologia de ponta, ele apresenta uma caraterística que o difere de outros modelos: a separação dos sistemas de injeção e de pressão.
Um detalhe que faz toda a diferença no dia a dia, pois dessa forma, a bomba gera alta pressão para todos os injetores através de um tubo distribuidor, proporcionando assim, maior potência e economia.
Ao optar pelo Sistema Common Rail o usuário consegue obter vantagens significativas. Não à toa, é utilizado em setores de alto custo e produção, como agrícola, construção pesada, ferroviário, offshore, mineração, entre outros.
Quer saber mais sobre as vantagens do uso de um Sistema Common Rail e qual a melhor estratégia para o momento da reposição da peça? Continue lendo e confira este artigo sobre o assunto.
Boa leitura!
O que é o sistema de Injeção Diesel Common Rail?
O Common Rail é um sistema de injeção Diesel criado ainda na década de 90 e patenteado pela Bosch logo em seguida. Atualmente é um dos sistemas mais eficazes, quando falamos de injeção eletrônica, desenvolvido com alta tecnologia e com diferenciais únicos.
O sistema funciona a partir de um controle de pressão para o repasse de combustível. O grande detalhe é que esse controle acontece independentemente da rotação do motor, o que impacta diretamente na economia de combustível e otimização da potência do equipamento.
Apesar de a sua tradução ser “tubo comum”, a verdade é que o Common Rail é um sistema muito bem elaborado e constituído de diferentes componentes.
Confira os principais:
Bomba de Alta Pressão
Ela é responsável por gerar a pressão do combustível que alimenta o tubo rail e os injetores.
Galeria de Combustível
Armazena o combustível sob alta pressão, mesmo quando grandes quantidades de combustível são extraídas, mantendo a pressão interna praticamente constante.
Unidade de Comando
Realiza o processamento dos sinais de todos os sensores e define quantidade e tempo de injeção para cada condição de operação do veículo.
Injetor do Common Rail
Injeta o combustível sob alta pressão no cilindro do motor em momentos precisos, determinados pelo comando eletrônico do módulo, fazendo com que o gasto de energia e combustível do motor tenha uma redução bastante considerável.
Bomba de Engrenagens
Succiona o combustível do tanque e o envia para a bomba de alta pressão, já que a bomba de alta pressão não tem características de fornecer a vazão necessária.
Válvula Reguladora de Pressão, M-Prop e DRV
Comandada eletronicamente pelo módulo, faz a regulagem da pressão ideal da galeria para os diversos regimes de operação do motor.
Válvula de Desativação do Elemento, EAV
Quando necessário, é acionada eletronicamente pelo módulo e desativa um cilindro da bomba de alta pressão CP1, evitando o superaquecimento da bomba e aumentando sua vida útil- Sem alimentação elétrica na válvula (DRV) ou obstrução no filtro da válvula (DRV) ocorrerá a alta pressão no Rail, quer dizer, o motor irá parar imediatamente ou não entrará em funcionamento.
Sensor de Pressão da Galeria
Componente de extrema importância que informa ao módulo a pressão do combustível na galeria. Se apresentar defeitos, compromete todo o desempenho do motor.
Sensor de Pressão e Temperatura do Ar
Informa ao módulo de controle a temperatura e pressão do ar, influenciando diretamente no comportamento do sistema de injeção.
Sensor de Fluxo de Massa de Ar
Sensor que informa ao módulo a quantidade de ar aspirada, de forma que o comando eletrônico possa dosar da melhor forma a quantidade de combustível a ser injetada.
Sensores de Temperatura
Medem diversas temperaturas do motor: líquido de arrefecimento, óleo lubrificante, etc. Geram um sinal elétrico para a unidade de comando que influi diretamente no débito de combustível.
Sensor de Fase
Informa ao sistema de gerenciamento a fase do motor, identificando em um par de cilindros qual deles está na fase de compressão ou exaustão.
Quais as vantagens de usar um sistema de Injeção Diesel Common Rail?
Como explicado, o Common Rail se destaca por ser um sistema que consegue controlar a pressão na injeção do combustível, independentemente do nível de rotação do motor. Este Sistema atende com muita eficiência as exigências do mercado. Enumeramos alguns benefícios:
Maior potência: motor sempre bem alimentado para corresponder às rotações;
Redução e economia de combustível: sem desperdício no repasse da injeção para o motor; com menor desperdício de combustível, menor o gasto;
Funcionamento cada vez mais silencioso;
Maior durabilidade dos motores;
Menos poluentes no gás de escape
Por que reparar componentes e Injeção Diesel Common Rail?
Como dito, o sistema Common Rail é bastante utilizado em setores chaves da economia mundial. Além de serem de alta produção, esses setores têm um elevado custo. Ou seja, demandam grande investimento, incluindo por exemplo os maquinários, equipamentos e seus sistemas.
É dever dos gestores e empresários encontrar maneiras de economizar sem perder a eficiência. É aí que a opção pela reparação faz toda a diferença!
No momento de reposição da peça, ao invés de gastar um alto valor em um sistema novo, você encaminha os componentes para uma empresa especializada em reparação Diesel como a Turbo Brasil e garante a continuidade de sua operação além de conseguir uma economia que pode chegar aos 60%.
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Dra. Flávia Freitas é Dermatologista a mais de 10 anos, titular pela Sociedade Brasileira de Dermatologia.
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SEO é o acrônimo em inglês de “otimização de mecanismos de pesquisa” ou “otimizador de mecanismos de pesquisa”. A contratação de um SEO é uma decisão importante que pode aperfeiçoar seu site e poupar tempo, mas você também corre o risco de prejudicar seu site e sua reputação. Pesquise as possíveis vantagens, bem como os danos que uma otimização feita de forma irresponsável pode causar ao site. Muitos SEOs e outros consultores e agências oferecem serviços úteis para proprietários de sites, incluindo:
análise do conteúdo ou da estrutura do site;
Consultoria técnica sobre desenvolvimento de sites: por exemplo, hospedagem, redirecionamentos, páginas de erro, uso do JavaScript
Desenvolvimento de conteúdo
Gerenciamento de campanhas de desenvolvimento de negócios on-line
Pesquisa de palavras-chave
treinamento de SEO;
experiência em regiões e mercados específicos.
Anunciar no Google não tem qualquer influência na presença do site nos nossos resultados da pesquisa. O Google nunca aceita dinheiro para incluir ou classificar sites neles. Não há custos para aparecer nos nossos resultados da pesquisa orgânica. Recursos como o Search Console, o blog oficial da Central da Pesquisa Google e o fórum de discussão têm muitas informações sobre como otimizar o site para a pesquisa orgânica.
Primeiros passos com o SEO
Se você administra uma pequena empresa local, provavelmente pode fazer boa parte disso por conta própria. Veja algumas sugestões de recursos:
Confira nossa série de vídeos sobre como criar uma presença on-line para sua empresa.
O Guia de SEO para iniciantes descreve muito do que o SEO pode fazer por você. Embora você não precise conhecer bem esse guia se estiver contratando um profissional para fazer o trabalho, é bom conhecer esses métodos. Assim, você pode identificar quando um SEO quiser usar uma técnica não recomendada ou, pior, contraindicada.
Vai levar um tempo para você ver os resultados: normalmente, são de quatro meses a um ano desde início das mudanças até começar a ver os benefícios.
Se você acha que ainda precisa de ajuda extra de um profissional, continue lendo sobre como escolher um SEO.
Como escolher um SEO
Se você estiver pensando em contratar um SEO, faça isso quanto antes. Um bom momento para a contratação é quando você estiver pensando em mudar o design ou planejando lançar um novo site. Assim, você e seu SEO podem criar um site adaptado aos mecanismos de pesquisa desde o início. Entretanto, um bom SEO também pode ajudar a aprimorar um site estabelecido.
É importante manter o compromisso de implementar as mudanças recomendadas. Fazer as alterações recomendadas por um SEO exige tempo e esforço. Se você não se dispõe a fazer as mudanças, não vale a pena contratar um profissional.
Entreviste o SEO em potencial. Veja algumas perguntas úteis:
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Em geral, os SEOs oferecem serviços valiosos aos clientes, mas alguns deles prejudicam o setor com práticas de marketing exageradamente agressivas e tentativas de manipular de maneira inadequada os resultados dos mecanismos de pesquisa. Práticas que violam nossas políticas de spam podem resultar em um ajuste negativo da presença do seu site no Google ou até mesmo na remoção do site do índice.
Quando o SEO apresentar recomendações para o site, peça que ele comprove essas indicações com uma fonte confiável, como uma página de ajuda do Search Console, uma entrada no blog da Central da Pesquisa Google ou uma resposta sancionada pelo Google no fórum.
Veja alguns aspectos a serem considerados:
Um golpe comum é a criação de domínios “de fachada”, que encaminham os usuários para um site usando redirecionamentos fraudulentos. Os domínios de fachada normalmente pertencem a um SEO que alega trabalhar em nome de um cliente. No entanto, se o relacionamento não vinga, o SEO pode apontar o domínio para outro site ou até mesmo para o domínio de um concorrente. Quando isso acontece, o cliente acaba pagando para desenvolver um site concorrente que pertence ao SEO.
Outra prática ilícita é colocar doorways carregadas de palavras-chave em algum lugar do site do cliente. O SEO promete que isso torna a página mais relevante para um maior número de consultas. Essa afirmação é inerentemente falsa, já que é raro uma única página ser relevante para várias palavras-chave. Pior ainda é que essas doorways frequentemente contêm links ocultos que levam também a outros clientes do SEO. Essas doorways dissipam a popularidade dos links de um site e encaminham para o SEO e outros clientes dele, que podem ter sites com conteúdo ilegal ou ofensivo.
Por fim, evite qualquer envolvimento com esquemas de links, como a compra de links de outros sites para aumentar sua classificação. Isso vai contra as políticas de spam do Google e pode resultar em uma ação manual contra alguns ou todos os seus sites, o quevai afetar negativamente sua classificação.
Caso acredite que um SEO enganou você, denuncie o fato.
Nos Estados Unidos, a Comissão Federal de Comércio (FTC, na sigla em inglês) cuida das queixas relacionadas a práticas comerciais enganosas ou ilegais. Para fazer uma denúncia, acesse: https://www.ftc.gov/ (site em inglês) e clique em “File a Complaint Online” (Registrar uma denúncia on-line), ligue para 1-877-FTC-HELP ou escreva para este endereço:
Federal Trade Commission CRC-240 Washington, D.C. 20580
Caso sua denúncia seja contra uma empresa em outro país, registre em https://www.econsumer.gov/(indisponível em português).
Diretrizes úteis
Tenha cuidado com firmas de SEO e consultores ou agências na Web que enviam e-mails inesperados.
Pode parecer incrível, mas nós também recebemos este tipo de spam:
“Olá, google.com.br, visitei seu site e notei que você não aparece na maioria dos principais diretórios e mecanismos de pesquisa…”
Se você receber e-mails não solicitados sobre mecanismos de pesquisa, encare isso com o mesmo ceticismo que teria em relação a remédios para emagrecer que “queimam a gordura enquanto você dorme” ou pedidos de ajuda para transferir o dinheiro de ditadores depostos.
Ninguém pode garantir a classificação em primeiro lugar no Google.
Cuidado com os SEOs que dizem garantir sua classificação ou ter um “relacionamento privilegiado” com o Google ou que anunciam um “envio prioritário” para o Google. Não existe envio prioritário para o Google. Na verdade, a única maneira de enviar um site diretamente ao Google é na Ferramenta de inspeção de URL ou enviando um Sitemap. É possível fazer isso por conta própria.
Tome cuidado se uma empresa tiver muitos segredos ou não explicar claramente o que pretende.
Se algo não estiver claro, peça explicações. Se um SEO criar um conteúdo fraudulento ou enganoso em seu nome, como doorways ou domínios “descartáveis”, seu site pode ser removido do índice do Google. Em última análise, você é responsável pelas ações das empresas que contratar. Por isso, é melhor ver exatamente como elas pretendem “ajudar” você. Se um SEO tiver acesso ao FTP do seu servidor, ele precisa explicar todas as alterações que estão sendo feitas no seu site.
Você não deve ter links para um SEO.
Evite SEOs que falam sobre esquemas de popularidade de links ou que enviam seu site para milhares de mecanismos de pesquisa. Normalmente, essas ações são inúteis e não afetam sua classificação nos resultados dos principais mecanismos de pesquisa (não de uma forma que você consideraria positiva).
Escolha com cuidado.
Em caso de dúvida em relação a determinado SEO, pesquise o mercado. Evidentemente, você pode fazer isso no Google. Embora o Google não comente sobre empresas específicas, encontramos firmas que se autodenominam SEOs e adotam práticas que obviamente ultrapassam o comportamento profissional aceitável. Tome cuidado.
Tente entender para onde o dinheiro está indo.
O Google nunca vende as melhores classificações nos resultados de pesquisa, mas existem vários mecanismos de pesquisa que combinam os resultados normais com resultados pagos por clique ou por inclusão. Alguns SEOs prometem um lugar nas primeiras posições dos mecanismos de pesquisa, mas, na verdade, você vai aparecer na seção de anúncios, e não nos resultados orgânicos. Alguns SEOs chegam até a mudar o valor dos lances em tempo real para criar a ilusão de que “controlam” outros mecanismos de pesquisa e que podem escolher onde querem aparecer. Esse golpe não funciona com o Google, porque nossos anúncios são identificados de maneira clara e ficam separados dos nossos resultados de pesquisa. Mesmo assim, pergunte ao seu SEO em potencial quais taxas se destinam à inclusão permanente e quais se destinam a anúncios temporários.
No que mais devo prestar atenção?
Veja alguns sinais de alerta. Esta não é uma lista completa, por isso, em caso de dúvida, siga seu instinto. Talvez você esteja lidando com um SEO desonesto se ele oferecer alguma das seguintes opções:
Tiver domínios de fachada.
Colocar links para outros clientes nas doorways.
Oferecer a venda de palavras-chave na barra de endereços.
Não distinguir entre resultados de pesquisa verdadeiros e anúncios exibidos nos resultados de pesquisa.
Garantir a classificação, mas somente para frases de palavras-chave longas e obscuras, que você usaria de qualquer forma.
Utilizar diversos e-mails alternatlivos (aliases) ou informações do WHOIS falsas.
Receber tráfego de “falsos” mecanismos de pesquisa, spyware ou scumware.
Tiver domínios removidos do índice do Google ou não for listado no Google.