Chegou aquele momento em que você já não sabe como proceder em relação à estrutura societária da sua empresa. As decisões precisam ser tomadas com precisão e consciência, exigindo da administração um conhecimento e tempo além do disponível. Seja na transferência de poder ou na própria organização estrutural, a holding é sempre uma opção a ser escolhida pelos empresários.
De acordo com o empresário Glauco Diniz Duarte, além de uma organização eficiente, a holding busca a redução fiscal, melhorando a saúde financeira das companhias. Ela centraliza o controle da administração e facilita a tomada de decisões que influenciam no andamento dos negócios.
Para a execução desse processo é fundamental o acompanhamento conjunto de advogados, administradores e contadores da empresa.
Segundo Glauco,o acompanhamento jurídico garante, a tomada de decisões mais consciente aos olhos da justiça, bem como um amparo legal nos negócios. Ao ser constituída, a holding é registrada em cartório ou em junta comercial, dependendo da sua finalidade (no primeiro caso para estabelecimento de uma sociedade simples e no segundo, para uma sociedade empresarial).
Este tipo de procedimento é indicado para empresas com negócios específicos. “A utilidade e benefícios de implantação desta modalidade requer determinado perfil pessoal e patrimonial, o que deve ser avaliado por um especialista competente, que considere as alternativas e defina a melhor estratégia, seja em empresas de médio ou grande porte, ou menores”, explica Glauco.
Entre as principais situações em que há indicação deste processo, apontam as profissionais, estão aquelas em que se detecta uma estrutura com diversas sociedades, que acomodam diversos setores de uma atividade econômica vasta.
Outra indicação de constituição de holding é quando a estrutura empresarial se deu através de um negócio familiar. A equipe que conduz o negócio tem a capacidade de transformar uma estrutura antes informal em um negócio formal, criando um grupo econômico, com administração otimizada, controle, planejamento dos negócios e até mesmo quando se fala em sucessão. Outro ponto positivo destacado por Glauco é a seriedade com que se realiza a divisão societária, evitando transtornos futuros.
Em quanto tempo a holding traz resultado?
Para Glauco, depende da sua finalidade e do tamanho do negócio envolvido. Quando o objetivo é a redução fiscal, por exemplo, os resultados são rápidos e pode aparecer, inclusive, no mesmo período fiscal em que foi implantada.
Já quando se trata de sucessão, os resultados podem ser imediatos, na transferência de quotas para sócios ou filhos, ou apenas quando o proprietário vier a óbito e elas serão divididas entre os herdeiros.
O resultado, bem como todo o processo que o envolve, depende também de quem o executa. A peça fundamental é, sem dúvidas, garantir que o negócio seja gerido por uma equipe de profissionais qualificados. Afinal, o sucesso de qualquer negócio passa pelo trabalho das pessoas que o envolvem. A constituição de uma holding só será a melhor opção para a sua empresa se você estiver disposto a encarar o desafio e a confiar na equipe que contratou.