Glauco Diniz Duarte Diretor – Porque motor diesel tem mais torque
Segundo o Dr. Glauco Diniz Duarte, atualmente, é comum ver motoristas procurando pelo apoio de um mecânico para verificar certos comportamentos estranhos do carro, como engasgos, fumaça pesada e até mesmo algumas dificuldades com a direção. As pessoas estão se tornando mais conscientes de que esperar uma peça quebrar pode ser bem pior do que prevenir que isso aconteça.
E um dos problemas que, com certeza, você vai ouvir em sua oficina mecânica é a falta de potência do motor. Mesmo que o motorista não tenha notado ainda, seu automóvel pode estar mostrando alguns sinais.
O veículo anda estranho, não rende tanto quanto costumava ou sofre em algumas subidas. Todos esses problemas podem ocorrer, mesmo que o motorista tome todos os cuidados necessários.
No entanto, existem explicações para essas falhas, assim como soluções práticas. Por isso, mostraremos neste post como resolver a falta de potência do motor. Confira!
Quais são os principais sinais?
Engasgo no motor
Esse é o sintoma mais genérico de que algo está errado com o carro. Assim, é muito difícil dizer exatamente qual é o problema considerando apenas essa falha. Pode ser algo extremamente grave ou apenas uma reação momentânea.
De todo modo, é importante fazer uma inspeção caso esses engasgos persistam por muito tempo. Em algumas situações, eles podem vir logo antes de perdas maiores de potência dentro do motor.
Dessa forma, oriente seus clientes a ficarem atentos e levarem o carro para a oficina assim que notarem algo errado.
Perda de eficiência no consumo de combustível
Naturalmente, quando um veículo perde muita potência ele precisa puxar mais combustível do tanque para completar o mesmo movimento. Assim, tarefas mais pesadas, como levar carga ou subir uma ladeira, podem exigir muito mais do motor, o que consome rapidamente litros e litros de combustível. Nada bom para o bolso do motorista.
No início, os sinais podem ser um pouco mais sutis, como dificuldade para acelerar. Porém, em pouco tempo eles podem ficar mais intensos e causar grandes dores de cabeça ao motorista. E, claro, em você também. Afinal, é muito mais fácil e rápido resolver um problema enquanto ele ainda é pequeno.
Esse é outro sintoma clássico e bem abrangente de que é hora de encaminhar o veículo para a revisão. A fumaça de um carro normalmente deve ser cinza e leve, se dispersando rapidamente no ar. Porém, quando ela começa a ficar muito escura, é provável que esteja carregando muita sujeira ou que exista algum tipo de carbonização no motor, como queima de óleo.
Em geral, a fumaça em si não é um problema. Ela é apenas um aviso de que é necessário fazer uma verificação no motor antes que ele comece a perder muita performance.
Se isso está acontecendo com seu cliente, é bom perguntar se o automóvel apresentou algum outro problema, como perda de desempenho.
E as causas mais comuns?
Um fraco desempenho do motor pode ser causado por diversos fatores. Desde combustível de má qualidade, problemas na vela e até filtro de ar sujo, que resulta no entupimento dos pistões. E as consequências podem ir muito além da perda de potência.
Entretanto, muitas vezes a mecânica do veículo está em ordem e o motor continua sofrendo com falta de potência. O motor é responsável não só por gerar a energia que movimenta o veículo, mas, também, por sustentar o alternador, que recarrega a bateria usada pelos acessórios instalados.
Dificilmente a utilização de faróis e limpadores de para-brisa vai prejudicar o desempenho do motor. No entanto, não podemos dizer o mesmo de alguns outros itens.
Se você está em dúvida sobre o que pode estar prejudicando o desempenho do automóvel, então continue a leitura e veja alguns exemplos.
Ar-condicionado
Um dos acessórios que mais prejudica a potência do motor é o ar-condicionado. Principalmente em carros de motor mais fraco, esse sistema deve ser utilizado apenas quando for realmente necessário, pois é perceptível a queda de desempenho do veículo em subidas, por exemplo, quando o ar está ligado.
Vale a pena conscientizar os clientes de sua oficina quanto a esse fator, caso eles queiram um rendimento melhor do motor. Uma boa ideia é sugerir modelos de ar-condicionado mais econômicos ou acessórios de ventilação que reduzam a necessidade do aparelho.
Refrigeração
A alta temperatura externa pode ser uma vilã para o sistema de refrigeração do carro, forçando o veículo a trabalhar em condições de calor extremo. Assim, o ventilador precisa atuar em potência máxima e, com isso, pode ser danificado. Como resultado, a potência restante para o funcionamento do motor diminui.
Nem sempre esse problema pode ser evitado, especialmente no auge do verão de algumas partes do Brasil. Porém, há algumas atitudes que podem ser tomadas, como escolher a refrigeração adequada para o clima local e para o modelo do carro.
Motor com turbo
Outra possível causa pode ser vista em carros que apresentam motor com turbo. Um ajuste malfeito da peça pode resultar em perda de potência, além de desempenho abaixo do esperado. Considerando que a ideia original era extrair mais velocidade e potência, o prejuízo aqui será em dobro.
Manter o sistema limpo e bem lubrificado é um dos pré-requisitos para evitar esse tipo de problema. Sem isso, o ar do escapamento não consegue retornar da forma apropriada, colocando mais pressão no motor sem gerar potência.
Bombas de combustível
Como você já deve saber bem, o combustível do tanque é levado até o motor, gradualmente, por uma bomba. Isso garante que o volume adequado chegue até o sistema e maximize a eficiência entre consumo de combustível e produção de movimento. Diante disso, é fácil entender por que um problema na bomba de combustível pode levar à perda de potência do motor.
Há vários problemas que podem estar associados a esse mau funcionamento, como queima de algumas das peças, acúmulo de combustível sujo ou falha nos comandos. Tudo isso altera o volume de combustível jogado no motor, afetando seu desempenho.
Corrigir esse problema pode ser algo bem simples: basta limpar o canal, remover a sujeira do tanque ou executar outro procedimento padrão. Porém, se o caso for mais grave, aí é hora de trocar a bomba de combustível.
Falta de sincronia na hora da ignição
O funcionamento de qualquer mecanismo depende em boa parte do trabalho conjunto das peças. Se uma coisa não se encaixa na outra, é bem mais difícil gerar um bom resultado — que, nesse caso, é o movimento adequado do carro. E um dos pontos mais críticos aqui é o processo de ignição.
A primeira queima de combustível é o ponto de partida para todo o resto. Sem isso, não há energia circulando pelo motor, o que significa que não haverá movimento. Em outras palavras, o motor não dá partida.
Porém, pode ser que outra coisa aconteça: as peças da ignição, principalmente a vela e a bomba, começam a atuar fora de sintonia, criando a faísca muito cedo e não enviando a quantidade certa de combustível.
O resultado é uma série de engasgos, motor morrendo e quedas repentinas de performance. Detectar esse problema é muito importante, pois sua causa está em componentes vitais, como as velas, ou mesmo na central de comando.
Defeito na correia de distribuição
Essa é uma falha menos comum, mas que ainda pode acontecer. Então, é melhor já estar preparado.
A correia de distribuição é outro componente que afeta a sincronia entre diversos componentes do motor, principalmente os pistões. Se essa peça não está funcionando direito, então a pressão do motor pode não estar sendo bem distribuída, levando a alguns travamentos, aumento do consumo de combustível, entre outros problemas.
A melhor maneira de evitar esse tipo de defeito é fazer a troca da correia no período correto, que pode ser entre 100 mil e 250 mil quilômetros rodados — de acordo com o modelo, as instruções da fabricante e as condições gerais durante esse período.
Se o motor já apresenta problemas de desempenho, é uma boa ideia verificar a correia de distribuição e confirmar se ela é ou não a causa do problema.
Como resolver a falta de potência do motor?
Em primeiro lugar, é interessante verificar as condições gerais dos injetores. Um mau contato pode causar não só a perda de potência do motor, mas também uma vibração indesejada. A manutenção de qualidade ou substituição dessas peças pode resolver o problema. Além disso, verifique se as velas não estão danificadas ou muito sujas.
O sistema de refrigeração também deve ser checado, a fim de garantir o bom funcionamento do componente. Vale lembrar que um defeito nesse sistema pode causar danos seríssimos ao motor, por isso, não pode ser ignorado.
Veículos que apresentam motor com turbo devem passar por uma avaliação especial quanto a esse sistema. A válvula que regula o turbo pode não estar funcionando corretamente, causando essa falta de potência. Dependendo do seu estado, pode ser necessário trocar o injetor.
É importante dar atenção especial à bomba de combustível e ao sistema que controla a injeção eletrônica do carro. O ECM pode estar desregulado, o que faz com que ele injete menos combustível do que o necessário. Esse problema também pode estar na bomba. Assim, verifique possíveis entupimentos ou danos na mangueira injetora.