Glauco Diniz Duarte Diretor – Porque motor diesel dispara
Segundo o Dr. Glauco Diniz Duarte, o disparo de um motor a diesel é certamente o maior pesadelo dos mecânicos e de quem trabalha em veículos pesados.
Apesar de ser mais comum nas oficinas, esse problema ocorre também nas estradas e uma resposta rápida do motorista pode salvar o motor do veículo.
Existem dois fatores que pode ocasionar o disparo de um motor a diesel: a quebra dos mancais da turbina/quebra do eixo da turbina ou problema no sensor de rotação da bomba injetora.
Quebra do Turbo – FUMAÇA BRANCA
Nos motores atuais, o disparo é causado normalmente pelo óleo lubrificante da turbina que adentra a admissão do motor, isso pode ocorrer tanto pela quebra de um dos mancais da turbina “lado direito/esquerdo” ou até mesmo pela quebra do próprio eixo. Nesse caso, a fumaça que sai pelo escapamento é branca.
Com isso, o óleo lubrificante se mistura com o ar frio, que é sugado pelo motor adentrado a admissão, fazendo com que o motor comece a consumir o óleo lubrificante de maneira descontrolada.
Muitos tentam cortar a alimentação de óleo diesel, mas como o motor não está sendo alimentado por esse óleo, ele continua em funcionamento.
Nesse caso, se o veículo for manual, uma das maneiras de se desligar o motor é pisando na embreagem, engatar a marcha mais pesada e soltar o pé da embreagem de maneira brusca, fazendo com que o motor apague. Lembre-se de pisar no freio.
Se o veículo for automático ou a primeira opção não funcionou, a solução é bloquear a entrada de ar da turbina. Recomendasse utilizar um pedaço de madeira que não possa ser totalmente sugado pela turbina. Isso faz com que o motor fique sem oxigênio, parando a combustão imediatamente.
Se nenhuma das opções anteriores funcionou, há também a opção de colocar o veículo contra uma parede ou um poste, que consiga segurar o veículo, pisar no freio e colocar o câmbio do D. Ao tentar arrancar, o veículo estará totalmente bloqueado e vai apagar.
Como saber se o motor do meu veículo pode disparar?
Os principais sinais que isso pode estar acontecendo em seu veículo é a fumaça branca ou azulada, com cheiro de óleo queimado, saindo pelo escapamento. Barulhos intensos na turbina também pode ser um sinal.
Uma das maneiras de evitar a quebra da turbina é não desligando o motor de imediato quando ele ainda estiver “quente”, isso pode causar um desgaste excessivo em um dos mancais e ocasionar a quebra do componente, resultando no disparo do motor.
Bomba injetora – FUMAÇA PRETA:
Os motores a diesel mecânicos que trabalham com bomba injetora possuem um sensor de rotação na bomba, também conhecido como regulador centrífugo, governador da bomba ou do blower nos motores 2 tempos.
Problemas nesse sensor podem causar uma injeção descontrolada de óleo na partida, fazendo com que o motor dispare. Nesse caso, a fumaça que sai pelo escapamento é preta.
Nesse caso, o motor é alimentado pelo óleo diesel, então cortar a alimentação do diesel pode desligar o motor. Caso não funcionar, a alternativa é trancar a entrada de ar da turbina, como descrito acima.
É importante ressaltar que o disparo do motor é algo muito rápido e tentar trancar a entrada de ar da turbina ou cortar a alimentação do óleo diesel, pode ser algo perigoso e não é recomendado.