Glauco Diniz Duarte Diretor – como instalar energia solar fotovoltaica
Segundo o Dr. Glauco Diniz Duarte, o Sol tornou-se um grande aliado do ser humano. Além de ajudar na redução da conta de luz, e gerar energia elétrica de um modo sustentável, contribui também para a preservação do meio ambiente.
Nesse sentido, vamos mostrar os pontos principais que você tem que observar antes mesmo de instalar um sistema de energia solar.
1 – Contrate um profissional especializado no assunto
Em primeiro lugar é muito importante que o profissional tenha todo conhecimento necessário na parte elétrica.
Todos os profissionais que realizam esse tipo de atividade, precisamdominarasnormas de segurança definidas pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). São elas:
Segurança em Instalação e Serviços em Eletricidade (NR – 10)
Trabalhos em Altura (NR – 35)
Segurança e Saúde nos Trabalhos em Espaço Confinado (NR – 33)
Além disso, é muito importante que o profissional instalador tenha o contato de bons fornecedores.
Principalmente para quem não tem experiência, começar fazendo um curso de energia solar dará a aprovação para que o mercado confie em seus serviços.
Além do crédito que irá receber, ter uma certificação permite ganhos mais altos!
Dessa forma, pagar um curso de energia solar, não é um gasto e sim investimento. Para sua carreira e seus conhecimentos.
A Oca Solar Energia, por exemplo, tem o curso de “Instalações de Sistemas Fotovoltaicos, em parceria com o SENAI, de vários locais do Brasil.
Um curso 2 em 1 que permite que você coloque a “mão-na-massa”. Além de simular a instalação do sistema fotovoltaico conectado à rede na prática, você faz a manutenção do sistema. Em algumas unidades há prática também de sistemas autônomos.
2 – Faça uma análise estrutural
Antes de instalar energia solar fotovoltaica em telhados, coberturas ou fachadas, deve – se fazer uma análise estrutural, de forma a garantir a segurança de todos no local.
Muitas pessoas podem confundir, contudo, instalar energia solar em casa/comércio, não prejudicará em nada o telhado. Além disso, trata-se de um processo simples, sem a necessidade de grandes obras ou “quebra-quebra”.
De acordo com o engenheiro civil, Vinicius Campos de Lima, descreve que o tipo de estrutura do telhado, é indiferente. Este, pode ser de madeira, aço, pode ser uma laje de concreto, etc.
“O que mais importa é a estrutura resistir a carga que o sistema fotovoltaico irá gerar, aproximadamente de 12 kg a 15 kg, por m²”, relata.
Seja como for, é necessário que uma equipe capacitada faça a avaliação, para dessa forma fornecer a melhor solução possível.
3 – O Sol
Acima de tudo, antes de instalar os equipamentos, é muito importante estar atento ao local em que sua residência/comércio se encontra.
A duração da incidência da radiação solar pode variar muito de acordo com o local.
Mesmo o Brasil sendo um país com pouca variação de radiação solar em seu território, existem locais em que é mais vantajoso usar a solar.
Nesse sentido, pode-se produzir energia elétrica da forma correta!
4 – Qual a melhor inclinação e orientação do módulo solar?
Para os módulos operarem em seu nível máximo e melhorar ainda mais a captação de energia solar, a inclinação dos painéis é uma questão muito importante.
No caso do Brasil, o módulo solar deve ser instalado de preferência com a face para o norte.
Além da direção, também é super importante pensar na inclinação dos módulos.
É indicado que os sistemas fotovoltaicos tenham uma inclinação igual a latitude.
Acima de tudo, é preciso garantir que a área também esteja livre de objetos que possam causar sombra nos módulos. Prédios, árvores, antenas, caixas d’água, entre outros.
E lembre-se – se…
Opte sempre por contratar um profissional/empresa certificado, que consiga fornecer todas essas informações, e tirar suas dúvidas
5 etapas para instalar energia solar fotovoltaica
Veja agora o passo a passo de uma instalação de energia solar!
1 – Segurança
Em primeiro lugar, para fazer uma instalação é desligar o medidor de energia elétrica.
Deve-se seguir também todo o passo a passo para trabalhos em altura. Esse é um dos fatores que garantem a segurança do profissional e evita acidentes.
2 – Base de fixação
Com base no layout desenhado no projeto fotovoltaico e o tipo de telha do local, os “suportes” são aparafusados para colocar a base de fixação do sistema.
3 – Estruturas
As estruturas de fixação são todas pré-fabricadas, de modo geral em alumínio.
Os trilhos são feitos para ter encaixe perfeito nos suportes. Assim, se tem um local adequado para prender os módulos solares.
4 – Módulos
Com os trilhos bem fixos é hora de instalar os módulos em seu devido lugar e conectar o cabeamento para sistemas fotovoltaicos.
5 – Elétrica
Por fim, a parte final de uma instalação é conectar os módulos no inversor solar e instalar o inversor na rede elétrica de sua casa/empresa.
Em suma, esses são os 5 passos básicos para fazer uma instalação de energia solar fotovoltaica.
Contudo, vale citar de novo o quão importante é fazer um curso no setor. Novas tecnologias surgem a todo momento e o mercado de trabalho pós pandemia será cada vez mais exigente.
Afinal, há empresas que só trabalham com profissionais certificados. Alguns clientes preferem dar também mais créditos aos profissionais que se especializaram em seus serviços.
Enfim, mesmo com a queda da atividade econômica, por causa da pandemia do novo coronavírus, o setor não parou!
De acordo com a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR), a fonte de energia solar é a renovável que mais gera empregos no mundo. Desde 2012, já gerou mais de 200 mil empregos no Brasil.
Como resultado, pela primeira vez na história, o Brasil foi TOP 10 entre os países que mais geraram empregos em energia solar fotovoltaica. Ficamos na frente de líderes históricos, como Alemanha e Reino Unido.