Glauco Diniz Duarte Diretor – como funciona solar fotovoltaica
Segundo o Dr. Glauco Diniz Duarte, a energia solar é aquela que vem da luz e do calor emitidos pelo Sol, é uma fonte de energia renovável e pode ser aproveitada de forma térmica ou fotovoltaica, gerando energia térmica e energia elétrica.
As fontes renováveis são uma solução realmente importante para a manutenção das condições de vida da humanidade e para o meio ambiente como um todo, sendo assim, é importante compreender um pouco melhor o modo como essa geração de energia funciona.
Neste post, vamos apresentar algumas características sobre esse tipo de utilização energética pelo Brasil e pelo mundo, além de falar sobre os tipos de energia solar e suas principais vantagens. E aí, quer conferir mais detalhes? Então, siga com a leitura!
Por que a energia solar é importante?
Todos nós sabemos que o Brasil é um país tropical e que por isso existem condições propícias para a geração de energia solar. Tanto é verdade, que foi criada uma Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica chamada Absolar.
O objetivo dessa associação é ampliar o uso da energia solar fotovoltaica na matriz elétrica brasileira, fazendo com que seja desenvolvido um setor fotovoltaico nacional com qualidade, competitividade, sustentabilidade e profissionalismo.
Também por isso, o cenário nacional para a expansão de energia solar tende a crescer. Para tal, algumas políticas públicas vêm sendo implantadas. Um exemplo é o estado de Minas Gerais que, em 2018, ofereceu isenção de ICMS para geração de energia solar. Além disso, o BNDES também financia diversos fabricantes de painéis fotovoltaicos.
Atualmente, o Governo Federal diz que quer estimular a produção de energia solar sem taxar o usuário. Investir em um recurso renovável e limpo alivia o peso das termelétricas que são as grandes responsáveis pela geração da energia que chega nas nossas casas e empresas.
Quer saber como funciona a energia solar pelo mundo? Ela representa apenas 1,3% da energia elétrica gerada. Para você ter ideia, a China aparece no ranking dos países que mais investem nesse setor e representa 26% de todas as instalações do mundo.
Os Estados Unidos e o Japão também se destacam, cada um representando aproximadamente 13% da produção. Já a Alemanha é o país com maior capacidade solar instalada por pessoa, cerca de 500 watts por habitante. E por último vem a Itália, com 7,8% da toda produção energética nacional representada por fontes solares.
Quais os tipos de energia solar?
Vejamos alguns dos tipos mais conhecidos de geração de energia solar:
Energia térmica
Essa energia utiliza o calor do sol para aquecer outro meio, geralmente para esquentar a água. São necessários coletores solares ou tubos a vácuo capazes de absorver o calor.
Assim, o calor é absorvido por uma espécie de líquido que fica nesses painéis e transportado por tubos isolados até chegar ao reservatório térmico ou depósito de água quente. Esse tipo de energia frequentemente é usada nos domicílios e nos pequenos negócios.
Energia heliotérmica
Essa energia usa uma tecnologia que acumula o calor dos raios solares, mas concentra num único ponto receptor. Neste caso, alguns espelhos são usados e conduzem essa energia para um tubo ou topo de uma torre. Nesse tipo de usina heliotérmica, o calor armazenado em um fluido é transferido para água que se torna vapor e gira as turbinas.
A energia heliotérmica é usada em processos industriais que precisam de altas temperaturas para gerarem eletricidade. Um exemplo simples é a usina termelétrica.
Energia solar fotovoltaica
Esse é o tipo de energia solar mais popular e comum, pode ser usada nos negócios ou na sua própria residência. Para saber como funciona a energia solar, é preciso que você entenda um pouco mais sobre o sistema fotovoltaico.
Confira os passos fundamentais para implementar o sistema:
Instale o painel solar
Se você deseja entender um pouco sobre como funciona a energia solar, deve aprender como é o funcionamento do painel solar. Os painéis são instalados nos telhados das casas ou empreendimentos. Eles funcionam em conjunto e são conectados a um inversor solar. Em contato com o sol, reagem a luz solar e a transformam em energia elétrica que alimenta toda a rede de residências ou pontos comerciais.
Use um inversor solar
O inversor solar é o grande responsável por converter a energia elétrica gerada pelas placas solares de corrente contínua para corrente alternada. O inversor tem o papel também de garantir a segurança do sistema e medir a energia produzida pelas placas.
Tenha um quadro de luz
Depois de passar pelo inversor, a energia vai para o quadro de luz. Neste ponto, a forma como funciona a energia solar funciona é bastante semelhante às outras: a partir do quadro de luz, ela é distribuída para todo o ambiente da casa.
Tipos de painéis de energia fotovoltaica
A placa solar ou painel fotovoltaico dura em média 25 anos. Após o término da vida útil do material é preciso trocá-lo por diversos motivos, principalmente pois sua capacidade de absorção cai consideravelmente após determinado tempo de uso.
Os painéis solares possuem placas que são classificadas de acordo com a quantidade de watss por hora. Essas placas se diferenciam por sua eficiência. Quanto menores, melhores.
No mercado, há vários tipos de placas, sendo que 85% das placas instaladas no mundo todo têm tecnologias a base de silício. Alguns exemplos de tecnologia dos painéis de energia fotovoltaica são:
-
Células fotovoltaicas orgânicas (opv): Têm eficiência variável e utilizam a eletrônica orgânica para absorver a luz;
-
Painéis solares de silício amorfo: São menos eficientes, mas bons para o meio ambiente por não possuírem metais pesados. Costumam ter eficiência de até 9%.
-
Painéis solares de telureto de cádmio (cdte): Possuem uma fina camada semicondutora que converte e absorve a luz solar em eletricidade. Têm baixo custo e eficiência de até 16%
-
Painéis solares de seleneto de cobre, índio e gálio (cis/cigs): Absorvem a luz solar e possuem um filme mais fino em relação aos outros semicondutores. Capacidade de até 12%.
-
Painéis solares de Película Fina: São parecidos aos painéis Policristalinos. Eficiência de até 13%.
-
Placas de silício polisilício (p-Si): Fundem-se os cristais em um bloco e preservam os múltiplos cristais. Eficiência de até 18%.
-
Placas de silício monocristalina: Eficiência de até 22%. As que estão acima de 17% são consideradas premium.
Desconto na conta de luz da Cemig!