Glauco Diniz Duarte Diretor – o que é usina fotovoltaica
Segundo o Dr. Glauco Diniz Duarte, uma usina fotovoltaica ou usina fotovoltaica é um conjunto de instalações para o fornecimento de eletricidade à rede. Para isso, são utilizados sistemas fotovoltaicos de grande escala. A função é capturar e transformar a radiação solar em eletricidade.
Uma usina fotovoltaica é uma usina composta basicamente por módulos fotovoltaicos e um inversor. Os painéis fotovoltaicos são responsáveis por transformar a radiação solar em energia elétrica de corrente contínua.
O inversor é o equipamento eletrônico cuja função é converter a energia de corrente contínua produzida pelos módulos fotovoltaicos em energia de corrente alternada com características semelhantes às da rede elétrica.
A instalação solar funciona como uma pequena central elétrica para a produção de eletricidade, que injeta a energia produzida na rede de distribuição de eletricidade através do inversor.
Energia Solar Fotovoltaica
Energia Solar Fotovoltaica BH
Energia Solar Fotovoltaica MG
Energia Solar Fotovoltaica Brasil
Energia Solar Fotovoltaica Br
Energia Solar Fotovoltaica para academia
Energia Solar Fotovoltaica para academias
Belo Horizonte Energia Solar Fotovoltaica
BH Energia Solar Fotovoltaica
Preço de Energia Solar Fotovoltaica
Onde comprar Energia Solar Fotovoltaica
Empresa de Energia Solar Fotovoltaica
GDE Energia Solar Fotovoltaica
GDE SOLAR Energia Solar Fotovoltaica
Energia Solar Fotovoltaica
Passo a Passo para adquirir seu Sistema Fotovoltaico em BH
Esta operação leva a um melhor desempenho da instalação. A energia produzida não é usada diretamente, mas é injetada na rede e pode ser usada por qualquer assinante do sistema elétrico.
Dessa forma, isso permite que toda a energia gerada pelos módulos solares seja utilizada, mesmo em feriados ou férias, onde o consumo próprio pode ser praticamente nulo.
A energia fotovoltaica é considerada um tipo de energia limpa, porque não gera gases poluentes.
COMO É CONSTRUÍDA UMA USINA FOTOVOLTAICA?
Anexamos um vídeo sobre a construção da Usina solar no Piauí.
COMPONENTES DE UMA USINA FOTOVOLTAICA
Uma usina fotovoltaica é composta de diferentes componentes, dos quais citamos os principais:
- Células fotovoltaicas. Geralmente composto de silício. As células fotoelétricas são responsáveis por capturar a energia solar e transformá-la em eletricidade através do efeito fotovoltaico.
- Torre meteorológica é o local onde são analisadas as diferentes condições meteorológicas para determinar a radiação solar que está sendo recebida ou que se espera que seja recebida.
- Armário DC. Ele recebe a eletricidade gerada pelas células fotovoltaicas.
- Investidor. Um inversor de potência converte corrente direta em corrente alternada.
- Armário de corrente alternada. Ele recebe a eletricidade que o inversor transformou em corrente alternada.
- Centro de transformação. Local onde a energia se adapta às condições de intensidade e tensão adequadas para o transporte.
- Linhas de transporte. Estas são as linhas que permitem o transporte de eletricidade para os centros de consumo.
- Sala de controle. Local onde é supervisionada a operação de todos os elementos da usina fotovoltaica.
O dimensionamento dos componentes elétricos deve levar em consideração que, no futuro, a energia instalada da planta poderá aumentar.
COMO FUNCIONA UMA PLANTA FOTOVOLTAICA?
A operação de todo o equipamento da planta é supervisionada a partir da sala de controle. Na sala de controle, as informações são recebidas dos diferentes sistemas da instalação:
- Torre do tempo
- Investidor.
- Armários DC e AC.
- Centro de transformação, etc.
PAINÉIS SOLARES, OBTENDO ELETRICIDADE
As células fotovoltaicas são o elemento básico de uma usina fotovoltaica. Estes são agrupados em placas fotovoltaicas.
As células fotoelétricas são responsáveis por capturar a radiação do Sol e transformá-la em energia elétrica. Eles são geralmente feitos de silício. O silício é um material semicondutor que facilita o efeito fotoelétrico.
Quando um fóton colide com uma célula celular, um elétron é liberado. Com a soma de muitos elétrons livres, é gerada uma corrente elétrica contínua. Mais tarde, essa corrente será transformada em corrente alternada.
As células fotovoltaicas são integradas nos módulos e, em seguida, com esses módulos, os painéis fotovoltaicos são formados.
Um elemento fundamental para uma usina fotovoltaica é a meteorologia (radiação, umidade, temperatura …). Dependendo da situação meteorológica de cada momento, a radiação solar que as células fotovoltaicas receberão será variável.
Por esse motivo, uma torre meteorológica é construída na planta para poder controlar e analisar as diferentes condições climáticas.
TRANSFORMAÇÃO DE CORRENTE CONTÍNUA EM CORRENTE ALTERNADA
Painéis fotovoltaicos geram corrente contínua. No entanto, a energia elétrica que circula pela rede de transmissão o faz na forma de corrente alternada. Por esse motivo, a corrente direta deve ser transformada em corrente alternada.
Primeiro, a corrente direta dos painéis solares é levada a um gabinete de corrente direta. Neste gabinete, a corrente é transformada em corrente alternada por meio de um inversor. A corrente é então transportada para um gabinete de corrente alternada.
TRANSPORTE E FORNECIMENTO DE ELETRICIDADE
A corrente que atinge o gabinete de corrente alternada não está em uma posição a ser fornecida à rede. Por esse motivo, a energia elétrica produzida passa por um centro de transformação, onde é adaptada às condições de intensidade e tensão das linhas de transporte para uso nos centros de consumo.
QUE IMPACTO ELES TÊM NO MEIO AMBIENTE?
No nível ambiental, as usinas solares fotovoltaicas têm várias vantagens:
- É um sistema de energia renovável e sustentável.
- Eles não dependem de fontes fósseis.
- Eles não emitem gases de efeito estufa.
- Baixa produção de resíduos e descargas poluentes durante a fase de exploração.
No entanto, as usinas fotoelétricas também têm impactos ambientais:
- Paisagem carinho.
- Mudança no uso da terra.
- Impacto na mobilidade da fauna.
- Condição de ocupação do biótopo. Um biótopo é uma área de condições ambientais uniformes que fornece espaço vital para um conjunto de flora e fauna.