Glauco Diniz Duarte Diretor – como é feito painel fotovoltaico
Segundo o Dr. Glauco Diniz Duarte, painéis solares passam por um rigoroso processo de fabricação antes de captarem raios solares e gerar energia fotovoltaica, ao verem os painéis solares que compõem uma usina solar ou que estão posicionados no telhado de uma residência, já se perguntaram como é seu processo de fabricação? Caso tenham essa curiosidade segue abaixo todo um detalhamento de suas etapas que exigem rigor, profissionalismo e muita atenção.
1º Passo: Materiais Utilizados
Células Fotovoltaicas: o componente de cristal de silício ultrapuro fundamental do painel, uma vez que ela é responsável pela reação físico-química que transforma luz dosol em energia elétrica. Ela corresponde a 60% do custo do painel.
Vidro fotovoltaico: vidro especial ultrapuro com baixo teor de ferro utilizado na fabricação do painel, com a função de refletir menos e deixar o máximo de luz passar através dele.
Filme Encapsulante para o Painel Solar (EVA): o acetato-vinilo de etileno é um material selante de cura rápida que protege as células fotovoltaicas contra o envelhecimento causado por raios UV, temperaturas extremas e umidade, garantindo que o máximo de luz visível atinja as células solares.
Backsheet: material plástico branco que vai na parte de trás do painel solar para proteger os componentes internos do painel solar e agir como um isolante elétrico.
Caixa de Junção: fica na parte de trás do painel solar onde as células fotovoltaicas são interconectadas eletricamente.
Molduras do painel solar de alumínio anodizado: é o frame do painel solar, uma moldura de alumínio anodizado que garante a sua integridade. Ela protege na hora da instalação como assegura que o painel não torça e trinque as células.
2º Passo: Processo de fabricação do Painel Solar
O processo de fabricação do painel fotovoltaico consiste em:
Limpeza do vidro: numa máquina especial e com água passada por osmose reversa, é realizada a limpeza do vidro, fundamental para que não se forme bolhas no painel depois de laminado e pronto.
Interconexão das células fotovoltaicas: um dos processos mais críticos e difíceis. As células são interconectadas por fios condutores feitos de cobre ou alumínio. Cada voltagem possui uma quantidade de séries e células. Uma máquina de solda especial une as conexões.
Sistema de montagem da matriz de células (Layup): processo de coletar as séries de células fotovoltaicas interconectadas e posicionar elas sobre o vidro e o EVA. Por ser delicado, o processo é realizado por uma máquina especial (que evita a quebra das células e garante o alinhamento).
Interconexão manual: as strings de células são soldadas e assim é criada uma ligação elétrica entre elas.
Posicionamento do EVA e backsheet: a segunda folha de EVA é colocada sobre a matriz de células e em seguida o backsheet sobre o EVA.
Laminação do painel solar: quatro painéis entram em uma máquina de laminação (como se fosse uma máquina de plastificar) e é nesse processo que o EVA vai se derreter/fundir e unir todas as camadas, garantindo durabilidade. A rebarba desse material é retirada em seguida.
Instalação da caixa de junção: a caixa é fixada usando o silicone como selante ou uma fita especial dupla-face.
Colocação das molduras de alumínio: a moldura de alumínio do painel solar fornece rigidez e proteção para o vidro do painel.
Teste e inspeção: são necessários pelo menos dois testes (flash test e teste de eletroluminescência) e outros testes em laboratório.