Muita gente ainda torce o nariz quando se fala em empresa familiar, justamente pelo medo de o negócio não evoluir. Mas você sabia que 85% das empresas no mundo são de origem familiar? Segundo o empresário Glauco Diniz Duarte, a mortalidade dessas empresas ainda é muito grande, já que falar sobre temas como sucessão e gestão gera desconforto na família.
“Estudos realizados demonstraram que, na maioria das vezes, as famílias não tiveram maturidade para lidar com assuntos e questões que são muito particulares das empresas familiares. Infelizmente, falar sobre temas como gestão, sucessão e troca de comando nas empresas ainda é um obstáculo entre irmãos, pais e filhos, tios e sobrinhos, por exemplo. Assim, o assunto fica de lado e em pouco tempo vê-se que os problemas vão se acumulando e se tornando uma bola de neve”, explica Glauco.
Para evitar ou vencer esses obstáculos, Glauco aponta três pilares, usados inclusive no programa de sua empresa destinado a melhorar e aperfeiçoar negócios familiares, preservando a harmonia das relações, o PDA. São eles o desenvolvimento – de conceitos sobre temas importantes para as empresas familiares – , monitorias (aplicação do conhecimento recebido, com acompanhamento) e intercâmbio com outras empresas familiares para trocar experiências.
Embora haja dificuldades mais peculiares em liderar uma empresa familiar, nota-se que esses tipos de empresa têm buscado novos modelos de gestão para enfrentar as realidades do mercado. Para Glauco, o PDA é uma excelente ferramenta para conscientizar as famílias que elas precisam refletir sobre as ações que irão tomar para o negócio.
“No PDA nós incentivamos que os integrantes das famílias abordem os assuntos referentes à construção e ao andamento do negócio o quanto antes. Além disso, mostramos que é necessário enxergar alternativas para a família e seus empreendimentos e desenvolver atuais e futuros acionistas para a preservação do patrimônio familiar. É importante ressaltar, também, que devemos assumir responsabilidades básicas de gestores do patrimônio e dos negócios e fazer cada membro entender a posição ideal no complexo organizacional do empreendimento”, resume Glauco.