Glauco Diniz Duarte Diretor – porque utilizar energia solar
Segundo o Dr. Glauco Diniz Duarte, o uso de energia elétrica a partir de fontes sustentáveis vem crescendo no mundo todo. De acordo com a International Energy Agency (IEA), as energias renováveis serão responsáveis por 30% da demanda de energia em 2023 em escala global — em 2017, foram responsáveis por 24% do setor.
Dentro desse contexto, a energia solar recebe cada vez mais investimentos públicos, fazendo com que o seu valor de mercado diminua e ela seja mais acessível à população. A energia solar é um negócio sustentável e cada vez mais financeiramente viável.
Veja, a seguir, o ranking com os países que mais usam energia solar e algumas curiosidades sobre eles.
RANKING DE PAÍSES QUE MAIS USAM ENERGIA SOLAR
CHINA
Segundo o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente – PNUMA, em 2016, a China liderava o ranking como o país com maior capacidade de produção de energia solar instalada. O total de energia gerada pela China é de 78.100 MW, valor correspondente a 25,8% da produção global.
A China é um país conhecido pela ampla utilização de carvão mineral na sua matriz energética. Como a queima do carvão produz CO2, o país é um dos principais responsáveis pela poluição atmosférica. Diante da preocupação com o meio ambiente, a matriz energética chinesa investe cada vez mais na energia solar.
JAPÃO
O Japão ocupa o segundo lugar do ranking produzindo 42.800 MW, valor correspondente a 14,1% da produção mundial. O país aumentou o investimento em energias limpas após o acidente de Fukushima.
A reorganização da matriz energética e a produção de energia solar fotovoltaica foram incentivadas pelo governo, diminuindo o aumento nas contas de energia. Por ser um país com dimensões reduzidas, o Japão precisou inovar na escolha dos locais de instalação de módulos fotovoltaicos. Arrozais, campos de golfe e outros lugares incomuns são utilizados como base para a instalação das placas solares.
ALEMANHA
A Alemanha é o terceiro país com maior capacidade de energia solar do mundo, produzindo 41.200 MW, ou seja, 13,6% da produção mundial. Mesmo sendo um país com baixa insolação, compensa instalar as placas solares fotovoltaicas pois elas também geram energia em dias nublados e chuvosos, tornando a sua instalação viável.
A matriz energética alemã é composta basicamente pela energia nuclear e pela queima de carvão. Entretanto, a Alemanha aposta numa transição chamada Energiewende, em que será feita uma transição para abandonar as fontes de energia fósseis e utilizar as energias renováveis. Além do apoio da população, o governo oferece subsídios para a geração de energia limpa.
ESTADOS UNIDOS
Os Estados Unidos são capazes de gerar 40.300 MW de energia solar, sendo responsáveis por 13,3% da geração mundial. O país é um dos que mais vem investindo na instalação de energia solar fotovoltaica.
O investimento realizado em 2015 em fontes renováveis foi de 44,1 bilhões de dólares de acordo com a UNEP. Dentro desse valor, 30 bilhões foram direcionados para a energia solar. O alto investimento ajuda a movimentar a economia com a criação de novos postos de trabalho.
ITÁLIA
A Itália ocupa o quinto lugar no ranking de países que mais usam energia solar por ter capacidade de 19.330 MW, sendo responsável por 6,4% da produção global. Além do uso de energia solar para abastecimento residencial, a Itália se destaca por oferecer novidades no setor, como o drone que tem autonomia de 12h de voo usando energia solar.
REINO UNIDO
O Reino Unido ocupa o último lugar do nosso ranking com capacidade de gerar 11.600 MW, o que corresponde a 3,8% da energia solar gerada no mundo. O Reino Unido foi o primeiro país a utilizar o carvão para gerar energia. Desde então, essa foi a forma de geração mais utilizada no país.
Entretanto, devido a vários fatores, o país busca mudar a sua matriz energética. Em abril de 2017, ficou, pela primeira vez, sem queimar carvão durante o período de 24 horas. Essa mudança deve-se à busca por outras energias, principalmente as renováveis — dentre elas, a energia solar.
PAÍSES QUE MAIS INVESTEM EM ENERGIA SOLAR
Além do ranking dos países que mais usam energia solar, também saiu o ranking dos países que mais fizeram investimento nesse recurso. O valor indica a capacidade de geração instalada no último ano. Entenda:
China: 34.500 MW;
Estados Unidos: 14.700 MW;
Japão: 8.600 MW;
Reino Unido: 2.000 MW;
Alemanha: 1.500 MW;
Coreia do Sul: 900 MW;
Austrália: 800 MW.
Podemos analisar que alguns países que não estão no ranking apareceram na lista e a posição entre alguns países também mudou. Isso significa que o mercado está em grande expansão, com nações em desenvolvimento investindo nessa energia. É possível que, daqui a alguns anos, o ranking mude ainda mais com a entrada de novos países.
BRASIL
A matriz energética brasileira ainda tem como principal fonte as hidrelétricas devido à grande disponibilidade de recursos hídricos do país. Entretanto, diante da diminuição das chuvas nos últimos anos, a disponibilidade vem diminuindo. Além da crise hídrica, o brasileiro sofre com o aumento das tarifas de energia, que cobram bandeira vermelha devido ao baixo volume pluviométrico.
O Brasil tem boa insolação durante quase todo o ano e grandes áreas para instalação de usinas de energia solar. Podemos observar o crescimento de sistemas de energia solar em residências e pequenas empresas com o passar dos anos.
Os investimentos em energia solar vêm crescendo no mundo todo. O ranking dos países que mais usam energia solar comprova que a preocupação com o meio ambiente é cada vez maior. Muitos países citados no ranking utilizavam formas de geração de energia poluentes e estão alterando a sua matriz energética, com a substituição por fontes de energia renováveis.