Que o sol é fundamental para a existência dos seres humanos, dos animais e de toda forma de vida na Terra, todo mundo sabe. Porém, ele adquiriu, nos últimos tempos, papel fundamental na geração de energia para a redução do uso de recursos hídricos e a preservação da natureza.
Neste post, vamos mostrar a importância da energia solar para o meio ambiente e por que mais pessoas precisam começar agora mesmo a investir nesse recurso. Além disso, quem adota a prática tem como bônus a redução na conta de luz. Leia até o final e aprenda mais sobre o tema.
O que é energia solar
Em dias de muito calor, é comum ouvir que é possível fritar um ovo no asfalto quente. Esse calor todo produz energia capaz, mesmo, de fazer até um forno funcionar. Assim como qualquer outro tipo de energia, a solar, vinda da radiação emitida pelo sol, pode resultar em eletricidade.
Essa energia é renovável e inesgotável. Por isso, seu aproveitamento vem sendo encarado como uma das alternativas mais promissoras a fontes que pouco a pouco estão se extinguindo, como a hidrelétrica. A energia solar pode ser utilizada por meio de diferentes tecnologias, principalmente o sistema fotovoltaico.
A importância da energia solar
A energia solar apresenta inúmeras vantagens se comparada a outras fontes. Como ela é renovável e inesgotável, não causa danos à natureza: assim, ao contrário das hidrelétricas, as placas fotovoltaicas não requerem uma grande área de instalação nem o desmatamento de vegetações para que possam funcionar.
Na fabricação das células fotovoltaicas, os resíduos produzidos são descartados por meio de técnicas modernas que evitam a poluição ambiental. Portanto, ela não causa impactos negativos. Da mesma forma, ao ser usada, a energia solar não libera nenhum gás ou outro agente poluidor.
Por todos esses motivos, ela é considerada limpa e importante para o controle do meio ambiente. Além de não retirar da natureza recursos essenciais à vida, como a água potável, não emite gases do efeito estufa, como os combustíveis fósseis, nem polui rios e mares com vazamentos, como o petróleo, por exemplo.
Como utilizar
Existem diversas formas de captar a energia solar para utilizá-la no que houver necessidade. Ela pode ser aproveitada tanto para colocar relógios em funcionamento quanto para cozinhar. A tecnologia a ser aplicada depende do uso que se quer para essa fonte de energia.
Coletores solares, por exemplo, são muito utilizados para aquecer a água do chuveiro e da piscina. A tecnologia heliotérmica, por outro lado, usa concentradores para reunir a radiação em um ponto específico, aquecer o líquido que está em seu interior e usar o vapor produzido para alimentar turbinas elétricas.
E ela ainda pode ser convertida diretamente em eletricidade a partir do sistema fotovoltaico. Ele é composto por painéis solares, inversor, sistema de fixação de placas, cabos, conectores e outros itens. O sistema pode produzir energia para todos os aparelhos de uma casa.
Em um mundo cada vez mais preocupado com a sustentabilidade e a preservação da natureza, evitar a poluição, economizar recursos naturais e criar alternativas para manter a qualidade de vida são atitudes fundamentais para o futuro das próximas gerações.