GLAUCO DINIZ DUARTE Gestão de qualidade e a importância para a sua empresa
Fazer uso de uma gestão de qualidade deixou de ser um item opcional e passou a ser obrigatório, principalmente para quem quer conquistar novos clientes. Estamos vivendo em uma era conectada, com cada vez mais transações realizadas pela internet e clientes mais exigentes. Com a globalização, empresas passaram a receber mais cobranças e a disputar espaço em mercados cada vez mais saturados.
Diante desse cenário, manter uma gestão de qualidade dentro da sua empresa pode redefinir os rumos, melhorando o que não está gerando bons resultados. Para isso, elaboramos uma maétia que ensina “Como fazer o cálculo de produtividade da sua empresa e de seus funcionários?”
Uma das ações fundamentais para este processo é a organização das informações contínuas geradas pela empresa. Ou seja, saber administrar os dados da empresa para alcançar melhores resultados dentro e fora do ambiente corporativo.
“No ambiente empresarial, as informações e o conhecimento gerados auxiliam na estruturação do planejamento estratégico, na comunicação com as partes interessadas, bem como na correta tomada de decisão – fatores cruciais para se atingir a excelência da gestão em suas operações”, acredita Jairo Martins da Silva, presidente executivo da Fundação Nacional da Qualidade, a FNQ.
Manejar bem as informações da empresa é fundamental para uma eficiente análise dos resultados e também para ajustes nas estratégias da empresa.
Além disso, o empreendedor pode compartilhar tais informações com os colaboradores, criando assim uma cadeia informativa e uma cultura organizacional baseada na história e no objetivo da instituição. Os treinamentos internos, por sua vez, devem ser repassados para todos os colaboradores, bem como as lições e inovações implementadas pela empresa.
“É imprescindível olhar para o mercado e conhecer seus concorrentes e as práticas executadas por eles. A partir dessa análise, torna-se possível realizar uma comparação com outras empresas do mercado, definindo e implantando estratégias que possam garantir diferenciais competitivos para a organização”, explica Jairo Martins da Silva, presidente executivo da Fundação Nacional da Qualidade.
A longo prazo a empresa também pode adotar um Sistema de Gestão da Qualidade, que deve buscar uma melhoria contínua dentro da organização, gerando produtos e serviços com certificações e com grande apelo comercial.
Lembre-se: a qualidade da gestão leva à qualidade do produto ou serviço, que resulta na satisfação do cliente.