GLAUCO DINIZ DUARTE Fiat 500X 2019 estreia novos motores Firefly turbo “brasileiros”
A reestilização do SUV compacto Fiat 500X finalmente foi apresentada. Não perca tempo procurando pela mudança de design, pois ele apenas descartou os faróis de xênon, adotando um conjunto full-LED que melhor a iluminação em 20%. O que interessa de verdade é sua motorização, pois é o primeiro carro da Fiat a utilizar a nova linha de motores turbo, que estreou no Jeep Renegade 2019.
Ou seja, o Fiat 500X 2019 agora é equipado com uma variação turbinada dos motores Firefly criados no Brasil. São 20% mais eficientes do que os motores anteriores utilizados na Europa e passaram por um teste bem rígido, rodando por um total de 5 milhões de quilômetros, em ruas ao redor do mundo, o que demandou 60 mil horas de testes reais, além de mais 75 mil em testes virtuais.
O resultado final é o novo 1.0 tricilíndrico que produz 120 cv e 19,3 kgfm de torque, transmitido para as rodas dianteiras pelo câmbio manual de 6 marchas. Logo acima está o novo 1.3 turbo de quatro cilindros, com 150 cv e 27,5 kgfm e que adota o câmbio automatizado de dupla embreagem e 6 marchas. Fica sem o 1.3 de 180 cv e 27,5 kgfm que equipa o Renegade 2019.
Equipados com um filtro de partículas, os dois motores são feitos de alumínio para reduzir seu peso, fazendo com que o 1.0 pese apenas 93 kg. Além dos novos motores, o 500X manteve o 1.6 E.TorQ aspirado de 110 cv acoplado ao um câmbio manual de 5 marchas.
Claro, terá versões a diesel, com três opções de motorização: 1.3 de 95 cv, 1.6 de 120 cv e 2.0 de 150 cv. O menor dos três será vendido exclusivamente com câmbio manual de 6 marchas e tração dianteira, enquanto o 1.6 pode receber a transmissão DSG. Já o 2.0 terá um câmbio automático de 9 posições e tração nas quatro rodas.
O Fiat 500X 2019 ainda recebe uma série de itens de segurança, como reconhecimento de placas de trânsito, assistente de faixa, frenagem automática de emergência, alerta de ponto cego, faróis automáticos com farol alto adaptativo, e mais. Ganha a última versão da central multimídia Uconnect, com tela de 7 polegadas, integração com Android Auto e Apple CarPlay, navegação por GPS da TomTom e câmera de ré.
Por enquanto, o Fiat 500X fica bem longe do Brasil. A marca promete lançar três SUVs no nosso mercado até 2022, sendo dois compactos e um de sete lugares. A aposta fica para que um destes crossovers compactos seja uma versão aventureira do Argo, enquanto o outro seria a próxima geração do 500X.