GLAUCO DINIZ DUARTE 5 Tendências chaves na Inovação Empresarial que devemos considerar em 2019
Ao final do ano, diferentes especialistas da IEBS explicaram as últimas tendências de negócios em e-Commerce, e-Learning, negócios e marketing, finanças, logística, empreendedorismo e startups que se destacarão em 2019. Nesta publicação destacamos as principais tendências para a inovação empresarial em 2019 que devemos considerar.
1# Tendências de Inovação Empresarial
Os empreendedores tornaram-se o centro de inovação e transformação, podendo transformar qualquer idéia em um negócio e/ou startup. O empreendedorismo continua subindo em posições e, pela primeira vez em muito tempo, as pequenas empresas vêem um aumento na renda e de seus clientes. Abaixo, listamos as principais tendências de negócios para 2019.
IoT: Os objetos agora tem vida própria
O setor de tecnologia e inovação está no seu auge. Depois de muitos anos em que tínhamos visto apenas inovações da Internet através de modelos de negócios digitais, muitos projetos já apareceram onde o que predomina são as invenções conectadas à rede. Portanto, uma das principais tendências será o que chamamos de Internet das Coisas, ou seja, quando a Internet faz parte de todos os objetos e aplicativos que nos cercam.
Indústria 4.0 e Inteligência Artificial
A aplicação da robótica inteligente já é uma realidade nos processos industriais e o gerenciamento de big data, através da incorporação de um volume maior de sensores para controle de processos, permitirá ao setor completar a transformação digital em que já está imerso e que é um requsito fundamental para a inovação empresarial.
Canais de comunicação corporativa
As empresas começarão a investir em blogs profissionais, TV Branded channels, por exemplo no YouTube e a realização de Podcast. Esta será uma das tendências de negócios para este ano. Podcasts, post e video permitem criar conteúdo da marca sem hora ou dia, além disso, ao permitirem fazer download, os usuários podem ler, vê-los ou ouvi-los onde e quando quiserem. Isso permitirá melhorar o posicionamento e o engajamento da marca.
Inovar ou morrer
Indubitavelmente, a inovação é a principal ferramenta que as empresas têm para alcançar vantagens competitivas, especialmente em função da transformação digital que estamos vivendo. A velocidade da mudança implica modelos de gestão líquidos que agilizam as organizações e incentivam a criatividade dos funcionários. Se não há transformação da organização e da sua cultura, a tecnologia não é suficiente para falar sobre a transformação digital.
2 # Tendências empresariais financeiras
A digitalização do mundo já chegou e apresenta novos desafios e oportunidades para todos os setores da sociedade, mas especialmente para o setor financeiro. Estas são algumas das tendências que os financistas não devem perder em 2019. Mostramos as mais importantes!
Consolidação do Blockchain
Em 2017, a consolidação das Fintechs foi uma tendência, bem como o surgimento do Blockchain ou cadeia de blocos, que, como esperado, sua tecnologia disruptiva trouxe grandes mudanças ao setor financeiro, graças aos seus Bitcoins, que permitem a transferência direta de pagamentos on-line sem intermediários.
Para este ano de 2019, espera-se que, como as Fintech, a consolidação das criptomoedas e da cadeia de blocos. Já existem muitas empresas que apostam nos Bitcoins em seus investimentos, com o objetivo de criar um padrão universal confiável e transparente que rege as transações comerciais.
Como já foi dito, as criptomoedas estão se tornando muito populares e já existem algumas empresas que começaram a incorporar bitcoins como métodos de pagamento. Por exemplo, a IEBS é a primeira Escola de Negócios que permitirá pagamentos de matrícula com Bitcoins a partir deste ano, ou a empresa japonesa GMO Internet que começou a pagar parte do salário de seus trabalhadores com este tipo de cryptomoeda.
Tokenizar ativos. De acordo com Jesús Monleón, “o futuro passa por dar liquidez a qualquer tipo de patrimônio físico ou intelectual”, essa é uma oportunidade que é fundamentada pela legislação correta dos organismos reguladores. Atualmente estamos vendo como as novas empresas estão sendo financiadas com ICO e criptomoedas.
Big Data continua a ser uma tendência
Este ano Big Data + Artificial Intelligence serão outras das tendências para a inovação empresarial no setor financeiro, uma vez que permitirá gerenciar os elementos fornecidos pela Big Data através de relatórios em tempo real ou através de cálculos de KPIs mais complexos que fornecem todas as informações necessárias para agilizar a tomada de decisões.
Pagamentos invisíveis
Sem dúvida, uma das tendências financeiras mais inovadoras desde ano é pagar sem a necessidade de cash. Isto é, apenas com o uso de tecnologias que reconhecem sua presença, digitalizam a compra e fazem o débito de maneira remota.
É um sistema no qual a tecnologia é capaz de identificar o cliente pelo olho ou a impressão digital. Além disso, os de
talhes serão armazenados em um smartphone, para que você possa fazer compras sem filas.
Outras tendências financeiras que podemos encontrar neste ano são os novos formatos de empréstimos ou a consolidação e crescimento de startups.
Pagamentos com criptomoedas
Mais e mais empresas entrarão no jogo de pagamentos com criptomoedas para comprar e pagar. Como o caso do IEBS que já aceita o pagamento em Bitcoins, além da Telefónica, Microsoft, etc.
3# Tendências empresariais em logística
A logística tornou-se um dos eixos centrais de todas as empresas. Cada vez mais os esforços das empresas se concentram em garantir que os produtos alcancem o consumidor da maneira mais eficaz melhorando as cadeias de suprimentos para otimizar os processos. Por isso, aspectos como a robotização e IA são algumas das principais tendências de logística deste ano que adicionamos a este resumo.
Amazon
A entrada da Amazon na cadeia de suprimentos com a aquisição de operadores-chave mostra que o e-commerce está crescendo de forma constante e a logística ainda está por trás das vendas. As maiores inovações neste setor são apresentadas pela Amazon, como o uso de drones na última milha logística ou ainda na Amazon Store com um sistema de pagamento onde você não precisa passar pelo caixa.
Expansão do e-commerce
Para este ano, está prevista uma clara expansão do e-commerce, com um aumento de 10% no Brasil. E para isso será necessário cada vez mais o uso de Responsive Design nos e-commerce.
Internacionalização
O surgimento da Internet facilitou a comunicação entre países, conectando-os uns com os outros. Além disso, diminuiu as barreiras geográficas entre compradores e vendedores. Portanto, a internacionalização tornou-se uma necessidade para aumentar as vendas e atrair novos clientes. Espera-se que, em 2019, o e-commerce aumentará em torno de 11%.
Sustentabilidade
A mudança climática é uma questão cada vez mais preocupante e, sem dúvida, uma das tendências para 2019 será a sustentabilidade. É por esta razão que as soluções serão cada vez mais eficazes em termos de distribuição, logística e embalagem para preservar o meio ambiente.
4# Tendências das empresas de E-commerce e Marketing
O E-Commerce está revolucionando os sistemas de compras tradicionais e está constantemente avançando através da introdução de novas estratégias, técnicas e modelos para otimizar as compras on-line e melhorar a experiência do cliente. Quais as tendências que teremos este ano?
Alterações na usabilidade da Web
Uma das tendências mais importantes para o e-commerce será a usabilidade de suas páginas web. O celular tornou-se a principal plataforma de vendas on-line para os usuários, portanto, devemos ter um site com o Responsive Design, isto é, totalmente adaptável ao celular, para melhorar a experiência do usuário.
Pague com o rosto
Outra das novidades para o e-commerce este ano são os pagamentos feitos com o rosto. Até o momento, encontramos ferramentas como Apple ou Samsung Pay, que permitiram que os pagamentos fossem feitos com apenas o celular no topo. Mas para 2019 prever novidades bem mais inovadoras e revolucionárias, como o Face ID para iPhone X que permite realizar o pagamento através da identificação do rosto.
Chatbots e Inteligência Artificial
Algoritmos e tomada de decisão automatizada com base em métricas assumem o controle da rede. A criação de um modelo de crescimento bom e a identificação das métricas que gerem as principais alavancas do crescimento serão fundamentais. Além disso, os usuários preferem autogerenciar seu consumo e cada vez mais não receber chamadas de comerciais, e ai entram os chatbots e machine learning as bate-papas baseadas em máquinas assumirão a rede.
Marketing e Data Driven
Os modelos de crescimento e avaliação de resultados devem ser baseados em dados. Os dados sempre têm a resposta a partir das métricas piratas ARRRR, juntamente com ferramentas de business inteligence, como o Microsoft Power BI.
Humanização do e-commerce
Uma das tendências para o e-commerce será a implementação de chatbots para conseguir um tratamento mais humano nas interações on-line. Chatbots são softwares com os quais é possível conversar, seja para pedir informações ou realizar uma ação. Além disso, esses chatbots possuem sistemas de inteligência artificial incorporados que lhes permitem aprender sobre nossos hábitos e preferências.
5# Tendências da educação e e-learning
A aplicação de dados e modelos preditivos aplicados à melhoria da experiência do aluno e da personalização em massa serão apenas algumas das tendências de e-learning para este 2019.
Machine Learning First
A aplicação de Big Data na indústria da educação, sem dúvida, será uma revolução para melhorar e adaptar a aprendizagem a cada aluno. O objetivo da Machine Learning First é que, através da análise de dados, os padrões de comportamento podem ser identificados em termos de estilos de aprendizagem, a fim de oferecer uma metodologia específica para cada aluno e assegurar que ele possa ter sucesso em todas as competências.
Aprendizagem adaptativa
Outra tendência de e-Learning, sem dúvida, será aprendizagem adaptativa, ou seja, adaptar-se ao ritmo, aos objetivos e conteúdos de acordo com as múltiplas inteligências, habilidades e motivações dos alunos. Além disso, também será interessante levar em conta os grupos multidisciplinares, onde cada aluno pode desenvolver seu talento de acordo com suas habilidades e motivações para melhorar seu desenvolvimento.
Learning Analytics
O uso de analytic web será outra tendência para as aulas virtuais em 2019. Isso permitirá saber o que acontece na sala de aula, bem como, se os alunos seguem as diretrizes marcadas ou onde ficam parados. Desta forma, podemos ajudá-los em todos os momentos e garantir uma aprendizagem correta.
Processamento da linguagem natural
A introdução de sistemas de perguntas e respostas automáticos para responder a questões formuladas em linguagem natural. Alguns sistemas GC extraem informações de uma fonte, como texto ou uma imagem, para responder a uma pergunta específica.
Agora depende de você, aproveite ao máximo essas tendências de negócios e leve seu negócio ao sucesso! Se você ainda não possui sua própria empresa, recomendamos a Pós-graduação em Empreendedorismo Digital, onde você aprenderá através de metodologias ágeis como converter uma ideia em uma empresa o mais rápido e com o menor custo possível.
A IEBS é a escola de inovação e empreendedorismo. Conheça todas as nossas Pós-graduações e MBAs online e encontre o que o ajudará a atingir todos os seus objetivos profissionais.