Turbo Brasil Turbo Energy Parts Turbo Brasil Turbo Energy Parts
Categorias
GLAUCO DINIZ DUARTE

GLAUCO DINIZ DUARTE Valorização

GLAUCO DINIZ DUARTE  Valorização
GLAUCO DINIZ DUARTE Valorização

GLAUCO DINIZ DUARTE  A prática da valorização da responsabilidade social

A compreensão do papel da organização no desenvolvimento da sociedade em que está inserida é parte fundamental da tomada de consciência e da implementação de uma cultura sustentável, em que é possível mensurar e minimizar impactos, assim como contribuir para melhorias das condições de vida. É isso o que defende o nono Fundamento do Modelo de Excelência da Gestão® (MEG), tornando a organização responsável pelas suas decisões e atividades.

 

O exercício da cidadania pressupõe apoio ao desenvolvimento social e à compreensão do papel desempenhado por cada organização, priorizando a adoção de padrões de conduta ética e transparente, que promovam a credibilidade institucional junto a todos os públicos. 

 

Alinhadas às diretrizes nacionais e internacionais de sustentabilidade, as ações promovidas pelos Correios, empresa pública federal responsável pela execução do sistema de envio e entrega de correspondências, reforçam os objetivos de torná-los uma organização mais justa, humana, igualitária e socialmente responsável. “Os Correios estão empenhados na implementação das boas práticas de governança corporativa, na valorização das pessoas, na redução das desigualdades e na eliminação de qualquer tipo de discriminação. A empresa está comprometida com a preservação do meio ambiente e trabalhamos para a redução dos impactos ambientais nas nossas unidades corporativas”, explica Maria de Fátima Gomes Pinheiro, gerente corporativa.

 

Outro exemplo de iniciativa com responsabilidade social é a Cabocla Produções, projeto que resgata a cidadania e a esperança de detentos e ex-detentos da unidade prisional da cidade de Goiás Velho por meio do artesanato. Para Milena Curado, criadora do projeto e vencedora do Troféu Ouro na categoria Microempreendedora Individual (MEI) da etapa nacional do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios, ciclo 2014, o compromisso com a sociedade é fruto de um conjunto de ações efetivas que transformam a vida das pessoas. “É fundamental contribuir pela justiça e ética nas relações de trabalho, assim como criar práticas de simbiose com a comunidade onde estamos inseridos”, pontua.

 

Despertando o sentimento de pertencimento

 

Estimular o sentimento de pertencimento constitui também em um dos principais desafios para melhorar o desempenho das empresas. Para Maria de Fátima, dos Correios, é preciso investir na criação de ambientes que integrem e estimulem os colaboradores, proporcionando oportunidades de interação e conhecimento sobre a organização na qual trabalham.

 

“Conseguir envolver os colaboradores da organização e comprometê-los com o papel socioambiental é o novo desafio proposto e fundamental para o sucesso de qualquer estratégia. Para que isso ocorra, é necessário que as organizações tenham consciência em reconhecer e motivar quem é a peça-chave de todo esse processo, ou seja, seus funcionários”, afirma a gerente.

 

Reflexo na sociedade

 

Por meio das ações efetivas financeiras, sociais, culturais e ambientais apontadas por Milena, da Cabocla Produções, o papel social desempenhado pelas organizações passará a se refletir na sociedade em que atuam.  As relações estabelecidas e a promoção do desenvolvimento local contemplam uma série de mudanças que trazem benefícios para todos.

 

“A comunidade em que a empresa está inserida fornece-lhe a infraestrutura e o capital social representados por seus empregados e parceiros, contribuindo decisivamente para a viabilização de seus negócios”, lembra, também, Maria de Fátima.

 

Novos valores

 

A compreensão do papel de agente de melhorias sociais passa a figurar como estratégia de mercado a partir do momento em que se detectam oportunidades de negócios. Uma vez que, hoje, não são raros os exemplos de investidores que priorizam organizações que visam ao desenvolvimento sustentável e social, a prática torna-se uma tendência irremediável.

 

“A responsabilidade social não é um modismo e, sim, uma realidade no contexto empresarial, que acarreta alterações gradativas de comportamentos e de valores nas organizações, devendo estar presente nas decisões de seus administradores e balizar seu relacionamento com a sociedade”, finaliza Maria de Fátima.

GLAUCO DINIZ DUARTE  Valorização
GLAUCO DINIZ DUARTE Valorização
GDE - energias renováveis - solar e eólica
GDE – energias renováveis – solar e eólica
Turbo Brasil Comércio e remanufatura de sistemas de injeção diesel
Turbo Brasil Comércio e remanufatura de sistemas de injeção diesel
TBIC Incorporações e Construções
TBIC Incorporações e Construções
Energia Solar Fotovoltaica BH - GDE Solar
Energia Solar Fotovoltaica BH – GDE Solar
Search Engine Optimization - Seo Muniz
Search Engine Optimization – Seo Muniz
SEO MUNIZ

Link112 SEO MUNIZ
Link112 Turbo Brasil Turbo Energy Parts