GLAUCO DINIZ DUARTE PNQ agora é “Melhores em Gestão”
A Fundação Nacional da Qualidade (FNQ), ciente deste momento ímpar para a sociedade brasileira – e em continuidade às mudanças implementados em 2016 no seu Modelo de Excelência da Gestão® (MEG) – lança, agora, seu novo processo de reconhecimento – o “Melhores em Gestão®”, uma total remodelagem do Prêmio Nacional da Qualidade® (PNQ).
A mudança vai muito além do nome do reconhecimento. “Nossa preocupação foi de trazer um modelo totalmente novo, mais inclusivo, mais abrangente e mais compatível com o cenário atual para as organizações, sem, no entanto, perder a robustez. Todas as organizações candidatas que superarem uma pontuação mínima serão elencadas em uma publicação, intitulada As melhores organizações em gestão . Haverá maior visibilidade para as participantes e maior reconhecimento do mercado e da sociedade em geral Não teremos mais a estratificação Summa cum laude, Magna cum laude, Premiada, Finalista e Destaque por Critério”, afirma Marcos Bardagi, gerente de Portófilo, Operações e Conhecimento da FNQ e coordenador do novo projeto.
Instruções para candidatura – como parte do lançamento do novo reconhecimento, a FNQ já disponibilizou em seu portal a publicação digital Instruções para Candidatura, voltada para as organizações que desejam participar do novo processo, que terá o primeiro ciclo realizado em 2017. Nela, estão apresentados os detalhes de todas as etapas e as orientações para as empresas que desejarem fazer parte deste rol de organizações que têm como meta a melhoria contínua da sua gestão.
Novidades – um dos principais objetivos do novo reconhecimento é facilitar a participação das organizações. Optamos por uma abordagem direta, que dispensa a elaboração prévia de de relatórios, como o antigo Relato Organizacional (R.O.). Todo o processo será feito de forma digital, direto no portal da FNQ: desde o preenchimento do diagnóstico da gestão até o envio de documentação.
Como antecipado, outra novidade é que o Melhores em Gestão® será realizado com base na 21ª edição do Modelo de Excelência da Gestão® (MEG), que simplificou substancialmente o seu entendimento e a sua implementação por todas as organizações, independentemente de seu porte ou setor.
As visitas continuarão a serem feitas, contudo, em formato mais condensado. “A etapa de visitação por uma equipe de avaliadores às organizações candidatas acontecerá em três dias, otimizando o tempo de todos os envolvidos e diminuindo o valor e o esforço dispendido pelas organizações nesse processo”, comenta o gerente da Fundação.
De acordo com o cronograma do reconhecimento, de 10 de julho a 18 de agosto, as organizações poderão realizar suas inscrições diretamente em nosso site. As visitas às organizações ocorrerão entre outubro e novembro. A solenidade de reconhecimento acontecerá no primeiro trimestre de 2018.