GLAUCO DINIZ DUARTE – Ações de voluntariado que promovem a gestão para excelência
Desde 1985, o Dia Nacional do Voluntariado, 28 de agosto, é celebrado para ressaltar a importância de atitudes transformadoras em prol de melhorias sociais. Somente no último ano, 16,4 milhões de pessoas dedicaram-se a atividades no terceiro setor, de acordo com uma pesquisa realizada pela Fundação Itaú Social.
A pesquisa aponta que a solidariedade e a sensação de bem-estar são os principais motivadores do engajamento para as ações voluntárias e revela que metade dos entrevistados utilizam os conhecimentos adquiridos na atividade solidária em outros locais, como no emprego e mesmo em casa.
Exemplo disso, a coordenadora do canal de relacionamento da Associação Comercial, Industrial, de Prestação de Serviços e Agropecuária de São Borja (ACISB), Mirela Azevedo Ferreira, atua como voluntária da qualidade e de ações organizadas pela sua empresa. “Dentro do Comitê Regional da Qualidade São Borja (CRQ-SB), atuo como secretária voluntária e gerente de comunicação”, explica ela. “Nossas atividades proporcionam momentos de esclarecimento aos empresários da cidade por meio das iniciativas do Projeto Mundo do Gestor (PROMUGES), que promove encontros periódicos voltados à discussão da gestão e da maturidade das organizações”, pontua Mirela.
Seguindo os Critérios do Modelo de Excelência da Gestão® (MEG), da Fundação Nacional da Qualidade, a coordenadora tem colaborado com ações que buscam atrair mais organizações e voluntários para a causa da qualidade, com o esclarecimento dos motivos que levam empresas a crescer e evoluir no cenário atual.
Da mesma forma, o analista dos Correios, Sérgio Luiz Guimarães Castro, acredita que atuar como voluntário é exercitar, antes de mais nada, a cidadania e a dedicação ao bem-comum. “Entendo que, se temos o privilégio de conhecer e aprender, muitas vezes gratuitamente, técnicas de gestão, de planejamento, de excelência e conseguimos desenvolver nossa capacidade pessoal para transmitir esses conhecimentos aos empreendedores, empresários, dirigentes de empresas, então, nosso dever é fazê-lo”, afirma Sérgio, que é avaliador voluntário no MPE Brasil.
O Prêmio MPE Brasil, promovido pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), em parceria com o Movimento Brasil Competitivo (MBC) e a Gerdau, com apoio técnico da FNQ, reúne, anualmente, milhares de voluntários que são capacitados para realizar visitas e avaliar a maturidade da gestão de organizações de todos os portes e segmentos.
“Participar do MPE é um grande motivo de prazer para mim. Conhecer empresários e colaboradores de micro e pequenas empresas, de vários cantos do País, e partilhar com eles meus conhecimentos e minhas informações, foi e tem sido sempre uma enorme fonte de energia motivadora”, afirma o analista dos Correios.
Assim como Sérgio, o analista de produtos Gleison Hidalgo Martins também se orgulha de participar do Prêmio MPE e de projetos de voluntariado que promovem a melhoria da gestão. “Foi muito gratificante avaliar uma empresa que quer melhorar suas práticas de gestão para ser mais competitiva, gerar melhores resultados, dar qualidade de vida aos seus funcionários e prestar um excelente serviço aos seus clientes e, ainda, contribuir com a sociedade com algumas ações de responsabilidade social”, ressalta o voluntário.