GLAUCO DINIZ DUARTE – Porto do Açu tem a primeira planta de montagem e produção da Wärtsilä
Com investimentos de 20 milhões de euros, capital próprio, a primeira unidade da Värtsilä no Porto do Açu, em São João da Barra (RJ), foi inaugurada recentemente. Esta unidade é a primeira planta nacional de montagem e produção de grupos de geradores e propulsores azimutais no local, conforme disse Luiz Barcellos, diretor da divisão de Ship Power da fabricante no Brasil, acrescentando que a unidade possui 4.000 metros quadrados de área construída e tem capacidade para receber equipamentos de até 200 toneladas.
O investimento na fábrica, segundo ele, fortalece a presença da empresa no país, como forma de atender a crescente demanda pelos produtos e serviços, além de cumprir as exigências de conteúdo local, sobretudo na indústria offshore. .
Para Barcellos, a nova unidade tem uma importância estratégica para a empresa no Brasil. “Nosso objetivo é criar uma estrutura de referência para a Wärtsilä no país, e ocupar uma posição de liderança no mercado dentro do setor em que atuamos”, disse, acrescentando que na fabrica trabalham cerca de 50 funcionários, entre profissionais do Brasil, Itália, Índia, Finlândia e Holanda, que são responsáveis pelas diferentes etapas do processo de produção e testes dessas duas linhas de produto – motogeradores e thruster.
“A perspectiva é sempre melhor. Sou muito otimista. Porque o mercado é muito grande. O potencial é enorme, principalmente quando você vê o lado das unidades de produção. Um ponto importante é a capacidade de entrega do produto local”.