GLAUCO DINIZ DUARTE – Caterpillar trabalha por um mundo sustentável
A Caterpillar Brasil realiza o monitoramento constante dos impactos sociais e ambientais de suas operações relacionados com o uso dos equipamentos da empresa. Desde 2001, a companhia tem reafirmado seu compromisso com o meio ambiente por meio da certificação 180 14001.
Em sua fábrica, instalada em Piracicaba, utiliza a metodologia 6 Sigma para buscar o aprimoramento de sua gestão ambiental e, em 2005, introduziu um novo programa ambiental corporativo de grande alcance: o EPP (Environment Protection Program). Consistente com a ISO 14001, o EPP também estabelece metas relativas à produção de gases de efeito estufa e à gestão e reciclagem de resíduos. A empresa investe Constantemente em projetos que visem a proteção ambiental.
A estratégia global da Caterpillar está focada na sustentabilidade. Ela se compõe de três elementos que suportam suas iniciativas de crescimento de seus negócios e que, ao mesmo tempo, agregam valor para os públicos com os quais se relaciona: – Ambiente limpo: operações seguras, eficientes dentro de suas instalações. Em sua fábrica de Piracicaba, conta com um Sistema de Gestão Ambiental (ISO 14001), que foca a qualidade de vida de seus empregados e o respeito ao meio ambiente.
Produtos e serviços: projetados para serem limpos, seguros e eficientes. A Caterpillar investiu mais de US$ 1 bilhão no desenvolvimento da nova e exclusiva tecnologia Acert que controla a emissão de gases em seus motores. Essa tecnologia atende aos requisitos estabelecidos pela EPA Tier III e Tier IV, nos Estados Unidos.
Soluções sustentáveis: desde sua instalação no Brasil, tem exercido a cidadania empresarial, incentivando o envolvimento de seus empregados e dirigentes na solução de, problemas da sociedade. A Caterpillar está empenhada em apoiar ações que ajudem a promover o desenvolvimento sustentável e encontrar novas formas de atender às necessidades de hoje, sem prejudicar o meio ambiente para as gerações futuras. Para atingir este ambicioso objetivo, decidi concentrar seus esforços em atividades que contribuam para a preservação de recursos naturais e estimulem a redução, reuso e reciclagem de recursos e materiais. RESPONSABILIDADE SOCIAL — Em seu Código de Conduta Internacional, a Caterpillar assume as responsabilidades da cidadania global: “Contribuímos, como pessoas e como empresa, com tempo e recursos significativos para promover a saúde, o bem-estar e a estabilidade econômica de nossas comunidades ao redor do mundo. Encorajamos todos os funcionários a participar de ações sociais que promovam o bem comum. Acreditamos que o nosso sucesso deva também contribuir para a qualidade de vida, prosperidade e sustentabilidade das comunidades onde trabalhamos e vivemos’
Com base nesse compromisso, a Caterpillar Brasil investe, na sociedade, em projetos voltados para soluções sustentáveis, que possam satisfazer as necessidade do presente sem comprometer o bem-estar das gerações futuras. Volta-se principalmente, mas não de maneira exclusiva, para Piracicaba, seu município. Seu programa reúne um conjunto de ações divididas em quatro áreas de abrangência: além do voluntariado e das ações junto à comunidade, a empresa desenvolve um plano de inclusão social, educação e cultura e de meio ambiente.
Tradicionalmente, a Caterpillar conta com a adesão voluntária e entusiástica de seus funcionários nas campanhas internas que desenvolve ao longo do ano: a do Quilo (de arrecadação de alimentos), de Natal (de montagem de sacolas de Natal distribuídas a crianças carentes) e de Remédios (de arrecadação de medicamentos). Nessas campanhas, a participação dos funcionários é espontânea e, para estimular a adesão, a empresa contribui com a mesma quantia doada por eles. Em 2010, a Campanha do Quilo arrecadou 32 toneladas de alimentos a 40 entidades beneficentes.
Iniciada em 1987, esta ação supera as expectativas a cada ano. Quanto à Campanha de Natal, realizada há 18 anos pela Caterpillar, foram distribuídas sacolas com brinquedos e biscoitos a 4.700 crianças, de 44 entidades assistenciais de Piracicaba. Os funcionários também aderem a campanhas da comunidade, como a de agasalhos ou quando há mobilizações para socorro a vítimas de chuvas, entre outros problemas naturais que assolam o Brasil. As portarias da empresa são pontos comuns de arrecadação água, alimentos e roupas aos necessitados. As chuvas do início do ano provocaram a maior cheia do Rio Piracicaba. Para socorrer as vítimas a Caterpillar doou eletrodomésticas (geladeiras e fogões) e fez uma campanha Interna, na qual foram arrecadados dois caminhões de roupas, alimentos e materiais de limpeza.
Na comunidade, a Caterpillar Brasil beneficia entidades da região com distribuições financeiras, doações de ativo fixo e de bens de capital. A empresa incentiva a participação dos funcionários em projetos ligados a essas entidades e também direciona suas ações prioritariamente para aquelas instituições ou campanhas lideradas por seus funcionários ou de que estes participam.
As iniciativas sociais de seu pessoal são sistematicamente noticiadas nos veículos internos da Caterpillar além da mídia de Piracicaba e região. Uma das mais importantes ações de incentivo ao voluntariado da empresa ocorre com o Projeto Piracicaba 2010, iniciado a partir da sugestão de um funcionário de que a Caterpillar transmitisse para a sociedade suas bem sucedidas experiências com planejamento estratégico. o projeto desenvolveu a Agenda 21 de Piracicaba, visando promover seu desenvolvimento sustentável.
Piracicaba está entre as primeiras quatro cidades brasileiras que concluíram e estão implantando sua Agenda 21. A empresa participa do Grupo+Unidos, liderado para Embaixada Americana, contribuindo em projetos conjuntos com outras empresas, voltadas à preservação ambiental e assistência social.
Além dos programas de voluntariado propriamente dito, as ações de Responsabilidade Socioambiental da Caterpillar também servem de forte exemplo e inspiração para um maior envolvimento de seus funcionários em iniciativas beneficentes. Conforme identificado em pesquisas internas, os funcionários da Caterpillar valorizam a participação da empresa em projetos de sustentabilidade e a exposição pública desse envolvimento. Tem sido, portanto, motivo de orgulho para o pessoal ver seu envolvimento em iniciativas efetivamente importantes e úteis para a sociedade.